Hipocrisia e chantagem

DZ6XPLPXkAU2zVk

A velha mídia e boa parte dos jornalistas brasileiros, que costumam criticar ferozmente a “falta de democracia” em Cuba e Venezuela, surpreendentemente não abrem o bico a respeito da ameaça clara (e por escrito) do chefe das Forças Armadas à democracia. Todos silentes, com o rabo entre as pernas ante a clara postura de confrontação por parte de uma autoridade militar constituída. E não foi uma ameaça exclusiva ao STF, mas um recado duro em direção ao próprio regime democrático, embora com o uso do velho jargão de “respeito às leis, à paz social e à Constituição”.

Cabe lembrar aos “cidadãos de bem” o que reza a Constituição cidadã sobre o papel das FFAA e o que diz o Regime Disciplinar do Exército, nos itens 56 a 59. Caso respeitasse mesmo a Carta magna, o general não se manifestaria de maneira tão ostensiva e em ocasião tão imprópria. Numa democracia de verdade, um chefe militar jamais poderia se posicionar dessa maneira, como a pretender constranger ou intimidar outros poderes da República.

Curiosamente, ele não se manifestou quando a presidente da República foi deposta através de artifícios de burla à Constituição. Manteve silêncio e conivência com o estado de exceção que o país vive, com seguidas agressões às leis e direitos. Como também ninguém fez qualquer menção pública aos ataques praticados contra a caravana de Lula no Sul do país ou aos abusos que a Operação Lava Jato comete, atropelando normas e limites em nome de um suposto “combate à corrupção”.

Viva a República!

Acima de tudo, é preciso respeitar e defender a Democracia, duramente conquistada com sangue, suor e lágrimas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s