Federação espanhola anuncia utilização do VAR para a próxima temporada

000_SY98D-1024x739

Mais um país terá o árbitro de vídeo (VAR) em seu campeonato nacional a partir da próxima temporada. Nesta terça-feira, a Federação Espanhola de Futebol e a Liga anunciaram a implementação do recurso na primeira divisão do Campeonato Espanhol.

Em comunicado, as entidades declararam que resta apenas uma aprovação da International Football Association Board (órgão que regulamenta as regras do futebol) para que tudo seja feito visando a utilização, à princípio, apenas na elite nacional. A central de vídeo será na “Cidade do Futebol” da Federação Espanhola, no município de Las Rozas.

O VAR ainda não foi confirmado na Copa do Mundo deste ano e será definido pela Fifa a partir da análise da eficiência em sua primeira temporada de uso mais efetivo em algumas competições promovidas pela própria entidade, como no Mundial de Clubes de 2017. O recurso já está sendo utilizado na maioria das principais ligas europeias, como o Campeonato Italiano, Alemão e Português.

Os testes dos árbitros e assistentes da primeira divisão da Espanha terão início a partir desta sexta-feira, em simulações off-line, ou seja, sem efeito e comunicação com o estádio e a partida que esteja sendo realizada. O treinamento contará com o estudo do protocolo do VAR e exercícios práticos.

De acordo com a entidade que determina as regras do futebol mundial e se prontificou a promover o protocolo do árbitro de vídeo, a utilização do recurso é permitida em apenas quatro casos específicos: lance de gol, confirmação de pênalti, aplicação do cartão vermelho e confusão na identificação de um atleta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s