3 comentários em “Direto do Facebook

  1. Há controvérsias sobre o que prega o texto postado. Deixando de lado a maioria delas foco numa: a maioria dos brasileiros, que é composta destes guerreiros trabalhadores de sol a sol, citados na postagem, que é focado na sobrevivência própria e dos seus, investindo seu suor especialmente em comida, escola, moradia e saúde, não parece ser assim tão suscetível, às ciladas preparadas pela Globo e outros do mesmo quilate. Pelo menos é o que as pesquisas eleitorais para o pleito presidencial de 2018 apontam. Que o diga o primeiro lugar que ocupa o ex já há bastante tempo. Há um desapreço à realidade neste texto. E este que eu aponto agora, é só um de vários exemplos.

    Curtir

  2. É a estética do discurso capitalista que está em pauta, caro Oliveira. O que se pode fazer para distrair as pessoas? Pão e circo, diriam os antigos romanos. Propaganda, diria Goebbels (ministro da propaganda nazista). De qual ocupação inescapável pode vir a maior distração senão da luta pela sobrevivência? Mesmo um povo bem alimentado e bem educado, mesmo esse, pode cair nas garras da estética do discurso capitalista, no cinema, na televisão, na propaganda onipresente como estética. A receita é velha e nunca deixou de ser usada, mas quando associada ao fascismo dá esses resultados incríveis que vemos hoje no Brasil.

    Curtir

  3. Qualquer pessoa é suscetível a cair nas garras de qualquer discurso. E o modo de persuasão varia conforme as circunstâncias do caso concreto, podendo, inclusive, se dar através da luta pela sobrevivência. Isso é inegável.

    Mas, insisto que no caso concreto brasileiro, a realidade atual mostra que o teor do texto postado é improcedente para a maioria do povo que não se mostra assim absolutamente suscetível à Globo e seus iguais.

    E, repita-se, uma das provas da improcedência são as pesquisas para o pleito presidencial.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s