Velhice ou experiência?

POR GERSON NOGUEIRA

O futebol, como a maioria das modalidades esportivas, é hoje dominado pelos jovens. Todos os clubes do planeta valorizam e priorizam o aproveitamento de jogadores entre 20 e 25 anos. Criou-se até um novo patamar para designar veteranos, considerando-se como tal atletas a partir de 30 anos.

Na atual cruzada remista para montar o elenco para o Campeonato Estadual, sem ter a grana necessária para contratar jogadores mais conhecidos, os dirigentes têm lançado mão de informações e referências que conduzem a atletas que se encaixem no teto orçamentário do clube.

Com isso, a seletividade acaba comprometida e alguns nomes estão sendo adquiridos pelo critério da exclusão. A média de idade do elenco que começa a se formar já desperta certa apreensão nos torcedores, que se manifestam através das redes sociais.

O anúncio da contratação do meia-atacante Leandro Brasília, 30 anos, ex-Tupi, elevou a média etária do atual grupo azulino para 29 anos, acima da registrada no começo desta temporada com os “reforços” trazidos pelo técnico Josué Teixeira.

Jogadores experientes podem ser de extrema valia em competições de tiro curto, como o Parazão e a Copa Verde, mas representam problema em competições mais longas, como o Brasileiro da Série C.

Nada menos que dez atletas, dos 16 confirmados pela diretoria remista, têm 30 anos ou mais de idade: Douglas (30), Vinícius (33), Evandro Gigante (32), Mimica (32), Martony (30), Esquerdinha (33), Geandro (30), Fernandes (32), Dudu (31) e Leandro Brasília (30). Pelezinho, do Izabelense, pretendido pelo Remo, também tem 30 anos.

Em entrevista, o executivo Zé Renato amenizou a situação, citando comparativamente o CSA, ex-clube de Ney da Matta, cujo grupo era considerado velho, mas se revelou competitivo o suficiente para alcançar o acesso à Série B.

Há certa lógica no que diz o executivo, mesmo porque o futebol é sempre imprevisível, capaz de produzir êxitos e fracassos sem explicação plausível. No caso do Remo, porém, os exemplos mais recentes reforçam a preocupação da torcida.

A coisa fica pior ainda quando se sabe que as condições climáticas no Estado e na região durante as competições do primeiro semestre. É um fator que torna precário o estado geral dos gramados, exigindo naturalmente muito mais dos atletas no aspecto físico, o que é sempre desfavorável aos mais rodados.

O fato é que a temporada azulina vai depender muito da qualidade dos jogadores oriundos da base e dos eventuais reforços disponibilizados pelo  Atlético-MG de seu time sub-23.

——————————————————————————————-

Surpresa com as possíveis permanências no Papão

O Papão acelera as definições de final de temporada e, a essa altura, alguns nomes já são considerados fora dos planos do clube. Além do atacante Anselmo e do goleiro Emerson, já oficialmente liberados, devem deixar a Curuzu os jogadores Augusto Recife, Diogo Oliveira, Jonathan, Juninho, Lucas Taylor, Peri, Rafael Dumas e Wellinton Jr.

Mais do que as dispensas, surpreende a aparente decisão de manter o centroavante Marcão e o lateral Ayrton, ambos muito criticados ao longo da Série B, mas considerados de confiança pelo técnico Marquinhos.

—————————————————————————————–

Final da Segundinha não teve sorteio de arbitragem

A coluna se solidariza com o repórter Nildo Matos, que noticiou a estranha dispensa de sorteio de árbitro para a final da Segundinha, entre Bragantino x Parauapebas, marcada para amanhã (15h30), em Bragança. Apesar das afirmações do presidente da Comissão de Arbitragem, assegurando que o sorteio teria sido realizado, houve de fato um obscuro acordo entre as duas agremiações em torno do árbitro Gustavo Ramos Melo, versão sustentada pela assessoria de imprensa do Bragantino à Rádio Clube.

A manobra significa retrocesso inaceitável no processo de designação de árbitros e compromete diretamente a atuação da Comissão de Arbitragem. Não existe lugar para acordo em torno da arbitragem. A legislação prevê sorteio, com ata e assinatura de testemunhas. Corajosamente, Nildo denunciou o arranjo e pôs abaixo a versão oficial.

O acordo, feito por baixo dos panos, afronta gravemente o Estatuto do Torcedor e jamais deveria ser aceito pela FPF. Além disso, pode ensejar reclamação de uma das partes, caso venha a se sentir prejudicada na partida. Nildo fez sua parte, como bom repórter que é, chamando atenção para o que pode vir a se tornar prática rotineira ao longo do Campeonato Estadual.

Detalhe importante: o árbitro que foi escalado via acordo não passou nos testes da comissão de arbitragem.

—————————————————————————————-

Aranha Negra imortalizado no cartaz oficial da Copa

O comitê organizador da Copa do Mundo de 2018 marcou um golaço com a escolha de Lev Yashin, o Aranha Negra, como símbolo do cartaz oficial do Mundial. Assinado pelo artista plástico Igor Gurovitch, o tributo é também uma homenagem ao chamado realismo socialista, expresso no estilo pós-construtivista soviético dos anos 20 e 30.

Yashin foi o melhor goleiro de seu tempo, disputando quatro Copas (de 1958 a 1970) e criando um jeito próprio de se comportar no gol.

(Coluna publicada no Bola desta quarta-feira, 29)

5 comentários em “Velhice ou experiência?

  1. Presidente da FPF corrigiu equívoco e hoje as 17 h ocorrerá o sorteio.. Parabéns ao Nildo , pela divulgação do fato que poderia trazer transtornos maiores, para um campeonato que já iniciaria em janeiro sob pressão disso é daquilo… 👏👏👏👏

    Curtir

  2. Querido Gérson apenas uma correção em seu post, a título de esclarecimento, uma vez que tive meu nome citado, e o pior, de forma inequivoca através de uma afirmação errada.
    Ao longo dos meus 6 anos como árbitro da federação, nunca tive nenhuma reprovação em testes físicos, técnicos, psicológicos e sociais. Diante do fato elucidado, quero esclarecer que não fiz o teste da segundinha pois realizei tais avaliações habilitadoras no curso aludido pela CBF- PROJETO DE RENOVAÇÃO DA ARBITRAGEM BRASILEIRA – PRAB, realizado em São Paulo, no mês de agosto, período de 15 a 24, obtendo aprovação destacada nos mesmos. Assim sendo, obedecendo os critérios fisiológicos, tais avaliações tem validade de 120 dias.
    Por fim, creio que o eminente jornalista, deveria retificar sua informação, pois expôs de forma errada uma informação que refere-se a meu nome. obrigado!

    Curtir

Deixe uma resposta