Futebol dominado pela política marca 3ª temporada de Club de Cuervos

25 de novembro de 2017 at 3:25 Deixe um comentário

20170929174241246702a (1)

POR FERNANDA GUERRA, no Diário de Pernambuco

Club de cuervos pode ser vista como uma série sobre os bastidores de um time de futebol. Os episódios transitam por estereótipos de jogadores, processo de contratação de atletas, rivalidade em campo, concentração durante campeonato, discussões nos vestiários. Com o avanço da produção cômica, a primeira latino-americana e falada em espanhol da Netflix, o seriado foge do reducionismo temático. O futebol aparece como pano de fundo na série que trata de poder, corrupção, machismo e conflitos familiares a partir da briga por herança, ou seja, da disputa pelo clube. A terceira temporada, cuja estreia ocorreu em setembro, destaca a relação política com o meio.

Os dois primeiros anos do seriado mexicano retrataram a inserção da mulher no universo predominantemente masculino. No Brasil, por exemplo, ainda é minoria – ou quase exceção – clubes treinados ou presididos por mulheres. O pontapé inicial da série mexicana, lançada em 2015 na plataforma online, acompanhou a discórdia entre os irmãos Isabel, interpretada por Mariana Treviño, e Chava, vivido por Luis Gerardo Cacho, após a morte do pai, Salvador Iglesias. Os filhos herdaram o time de futebol Los Cuervos de Nuevo Toledo, o que gerou disputa interna pelo cargo de presidência do clube.

O conselho do clube elegeu Chava – filho irresponsável e nitidamente despreparado para o cargo – como presidente, sem considerar Isabel para o posto. Com a péssima gestão do herdeiro, o time entra em crise e cai para a segunda divisão. Já a segunda temporada acompanha Isabel à frente do clube, que busca a ascensão para a elite do futebol. Ao longo de dez episódios, ela enfrenta dificuldades financeiras e de relacionamento com os jogadores.

“Eu acho que a abordagem é um comentário social sobre a situação das mulheres. Acho que as mulheres estiveram batalhando em grande parte da história para ter um lugar, para ter uma voz própria. Serem capazes de proclamar um território dentro do padrão social, onde elas podem se expressar”, disse Mariana Treviño.

club-de-cuervos-segunda-temporada

Para ela, no processo em que as mulheres se esforçam para ter o melhor emprego e serem boas no que fazem, mesmo quando assumem cargo de poder, como o de presidente do clube, elas se deparam com obstáculos invisíveis. “Isabel incorpora bem essa luta, com a qual as mulheres têm lidado. Para não romantizar a questão, também usamos as suas habilidades de forma humana, expondo os defeitos. Você comete erros e isso também faz parte do personagem”, diz.

Na terceira temporada, no entanto, os dois irmãos trabalham em conjunto. Após período desaparecido e retorno misterioso, Chava vislumbra candidatura política aproveitando a projeção conquistada com o clube – perfil semelhante a de políticos brasileiros que ascendem na política a partir da popularidade de um time de futebol. “Na primeira temporada, falávamos do que ocorre quando o poder cai em mãos equivocadas. O que pode ser mais grave que cair nas mãos de um político? É possível que Chava se lance a governador e isso nos permitiu abrir uma Caixa de Pandora para rir e criticar o universo patético em que estamos imersos no México e no mundo”.

Mariana antecipa que a terceira temporada da série faz crítica social sobre as reais razões que movem os políticos. “Mostra o absurdo que às vezes sustenta o mundo da política. Quando você percebe que alguém quer ser governador e não tem história relacionada com a política e são apenas interesses pessoais”, exemplifica. “Vemos o que se passa com as comitivas políticas: os assessores e o universo dos partidos, como funcionam e vão preparando o candidato”, complementa Cacho. Agora, Chava começa a fazer política. “E Isabel, que lutava contra todos os obstáculos, ficou um pouco ilhada. E agora é como se eles estivessem tentando achar um caminho”, conclui a atriz.

(* A repórter viajou a convite da Netflix)

Entry filed under: Uncategorized.

Favoritas do blog É hoje!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,428,591 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 13.038 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

Edson do Leão - meu… em Leão é tetracampeão de ba…
Nelio(maior campeão… em Bergson vai defender o Fu…
Nelio(maior campeão… em Papão homenageia campeões do m…
Acácio F B Elleres -… em Bergson vai defender o Fu…
Comentarista em Leão é tetracampeão de ba…

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

NO TWITTER

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: