A frase do dia

paulo-soares-o-amigao-em-entrevista-ao-uol---6-1510958307248_v2_1920x1080

“O futebol no Brasil é muito fraco. Não tem mais formação de time. Os meninos vão embora, não tem ídolos, não tem talentos. Eu vi futebol nos anos 70, 80, 90 e comecinho de 2000. Hoje, o futebol brasileiro é muito chato. Tirando as decisões, é muito chato. Prefiro ver Campeonato Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol. Prefiro ver Barcelona e Las Palmas que Palmeiras e um time C brasileiro”.

Paulo Soares, o Amigão, apresentador da ESPN

4 comentários em “A frase do dia

  1. FOOTBALL?
    Há muito que o Pindorama não é mais “a pátria de chuteiras”.
    Desde a Copa do Chile (1962) acompanho as copas do mundo, vitrine do futebol jogado pelas nações de cultura greco-romana e a partir desse olhar, penso que desde 1982 (a seleção de Telê) o país deixou de jogar futebol.
    A derrota do Sarriá foi demasiado amarga, atolou na lama de uma pátria de várzeas & pelada, onde nasciam os verdadeiros craques. Nem mesmo a vergonhosa vexaminosa, humilhante e politicamente corrupta derrota para os bávaros, em pleno e lotadérrimo mineirão, causou tanta espécie. E porquê?
    Porque a massa futeboleira & futebolística que hoje vive neste país, pouquíssimo sabe do verdadeiro futebol, nada sabe do quanto é duro formatar um escrete canarinho. Assim, se não temos escrete bom, como fabricar bons clubes, bons campeonatos, bons jogos, boas competições? De onde tirar coelhos, se nem mesmo temos cartola (não cartolas, que estes há à mancheia, atulhados em crimes!).
    Craques e ídolos, hoje são apenas figuras de camisetas e álbuns digitais, ou quando não o são, apenas aqueles dos luxuosíssimos merchandisings, vendendo farisaicamente produtos exclusivos de uns poucos apaniguados membros da classe dominante, que C e A para o esporte bretão, o velho e bom futébor das tardes de domingo.
    Finalizo criticamente com um pensamento que me dói, muito mais a mim, que aos amigos a quem o revelo: de que nos serviu o PENTA, sem em verdade somos verdadeiramente apenas TRI CAMPEÓNES DE MUNDO?

    Curtir

  2. Como já comentaram por aqui: ultimamente, os campeões estão sendo o times menos piores, principalmente na série A. O que ainda salva, sãos as decisões da Copa do Brasil e das séries D e C.

    Curtir

  3. O Paulo Soares do ESPN relatou bem a situação atual do futebol brasileiro tido bem antes como o melhor do mundo. Na verdade foi até bonzinho ao deixar no ar que só assiste as decisões como se só isso restasse de bom no nosso futebol. Eu acho que não sobrou nada. Nem as decisões agradam chamam atenção como no bons tempos. O curioso é que após a decisão sonolenta Timão x Flu que só tive coragem de assistir um tempinho, eu estive justamente pensando em como nosso futebol ficou mesmo chato, sem graça, insosso como citou o Paulo Soares. E diferente dos anos 60, 70 e 80, os irrisórios 45 mil torcedores presentes, a festa dos campeões nas arquibancadas e nas ruas após o título, tanto na casa do campeão quanto em todo Brasil foi tão pouca que prova que nosso futebol não emociona mais hoje. Naqueles tempos decisões com mais de 100 mil torcedores festa e foguetórios em todo parte após a conquista de um título que faziam do nosso futebol o melhor do mundo porque emocionava. Grande culpa dessa chatice provem da fórmula pontos corridos tida como “justa” e pura imitação do futebol europeu, pois na verdade é muito inapropriada para nosso país de dimensões continentais porque se torna cansativa para os atletas , torcedores e clubes. Na Europa todos os países tipo Espanha tem dimensões pequenas mais apropriadas a essa fórmula de disputa. Aqui no Brasil isto é invenção e tem de ser revisto pra o bem de nosso futebol. Quanto a questão de fórmula justa é duvidoso porque vários títulos ganhos nesta fórmula dede 2005 foram contestados e muito. Segue>>>>>>>

    Curtir

  4. Outro motivo contundente na minha opinião da chatice do nosso futebol hoje, é por mais incrível que pareça culpa da nossa imprensa que tem de fazer mea culpa. Como assim??? Lembro bem que nos bons tempos de nosso futebol até a década de 80 as Tvs nacionais começaram a transmitir de montão jogos ao vivo e direto jogos dos campeonatos Italiano, espanhol e inglês quando estes ainda chamavam pouca atenção principalmente no Brasil porque os nossos craques na maioria atuavam aqui pois nas leis do futebol europeu os clubes só podiam ter em seu elenco 2 atletas estrangeiros. Mas nossa mídia nacional insistiu tanto na transmissão de jogos desses países europeus que divulgação foi aumentando como bola de neve em favor deles, Aí com o veto da lei europeia que fixava só estrangeiros por clube nas competições e a abertura para contratação de atletas na quantidade que os clubes pudessem bancar , atletas do muno inteiro e principalmente do Brasil começaram a se debandar me massa para Europa, aí me medida que nosso futebol foi ficando sem graça, o Europeu foi ficando vistoso pela organização, formulas de disputa, calendário, grana envolvida e desfile de grandes craques mundiais nas competições , principalmente os nosso que começaram a ir de montão para lá ficando só refugo de craques aqui. Para piorar a corrupção que tomou conta de nosso futebol e a antipatia junto à torcida de atletas tidos como craques nos tempos de hoje, vem contribuindo para fragilidade do nosso esporte bretão hoje. Acho que ainda tem jeito, mas vai ser muito difícil é árdua a tarefa de alavancar nosso futebol porque os ditos “craques” que hoje surgem fazem um golzinho de bela feitura e comemoram com pensamento no futebol Europeu. E os Europeus querem nosso “craques” a qualquer preço. A prova é Neymar contratado por um bilhão. Sinceramente levando em conta a riqueza do futebol europeu eu mudo minha opinião e acho que nosso futebol não temais jeito.

    Curtir

Deixe uma resposta