Mais um bravo que se vai

DSC04639

Depois de sofrer um infarto fulminante, morreu em Belém na manhã desta quinta-feira (26) Paulo Fonteles Filho, o Paulinho Fonteles, 45 anos, ex-vereador da capital paraense pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Paulinho era um ativo militante em defesa das liberdades democráticas, da igualdade social e dos direitos humanos.

Incansável na preservação dos ideias de seu pai, Paulo Fonteles (assassinado a mando de latifundiários, na década de 80), Paulinho permanecia no trabalho de mobilização e conscientização dos trabalhadores rurais. Era poeta, escritor e advogado. Era uma das vozes mais críticas ao golpe parlamentar que destituiu a presidenta Dilma Rousseff.

Estava hospitalizado há cerca de duas semanas, lutando contra uma broncopneumonia. A informação foi confirmada pelo primo, Ronaldo Araújo.

Torcedor fanático do Paissandu, Paulinho preparava o lançamento de um livro sobre sua atividade política e militância sindical. Nas redes sociais, desde cedo muitas pessoas se manifestaram lamentando a repentina morte de Paulinho. O velório será no salão nobre da Assembleia Legislativa e o enterro acontecerá amanhã (27) no cemitério Santa Izabel.

O pai de Paulinho, também Paulo, foi assassinado em 1987 quando era deputado estadual. Advogado, defendia posseiros. A mãe é Hecilda Veiga, militante comunista e dos direitos humanos. Paulo e Hecilda foram presos e torturados pela ditadura militar e Paulinho nasceu no cárcere.

Paulinho dedicou os últimos anos de sua vida a esclarecer pontos obscuros da Guerrilha do Araguaia, sendo integrante da Comissão da Verdade. Denunciava a injustiça, combatendo a violência policial e dos latifundiários contra posseiros. 

19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s