Há 42 anos, Remo batia o Flamengo de Zico no Maracanã

 

Há exatos 42 anos, o Remo conseguia a façanha de derrotar o Flamengo de Zico em pleno Maracanã, por 2 a 1. Foi a primeira vez que um clube do Norte do país conseguiu vencer um dos grandes do Rio no templo do futebol. O jogo valia pela segunda fase do Campeonato Brasileiro e foi disputado na tarde de 25 de outubro de 1975, perante cerca de 30 mil torcedores. A transmissão ao vivo do confronto pela Rede Tupi (TV Marajoara aqui em Belém) concentrou as atenções da torcida azulina em todo o Estado.

O gigante Alcino abriu o marcador aos 34 minutos de partida. Zico empatou aos 43′. Depois do intervalo, apesar da forte pressão exercida pelos rubro-negros, foi o Leão que chegou ao desempate, através de Mesquita, já nos acréscimos, aos 48′. O árbitro do jogo foi José Favile Neto.

O Remo, dirigido por Paulo Amaral, jogou com Dico; Marinho, Rui Azevedo, Aderson e Cuca; Elias e Nena; Amaral, Mesquita, Alcino e Caíto. Rodrigues substituiu Caíto no segundo tempo. O volante Aderson jogou na zaga substituindo ao capitão Dutra, que estava lesionado.

Carlos Froner era o técnico do Flamengo, que atuou naquela tarde com Renato; Rodrigues Neto, Rondinelli (Luiz Carlos), Jaime e Junior; Geraldo, Liminha, Tadeu Ricci e Zico; Paulinho (Caio Cambalhota) e Luisinho Tombo.

Em função da excelente atuação, Aderson foi contratado no ano seguinte para defender o Flamengo, onde permaneceu por uma temporada.

10 comentários em “Há 42 anos, Remo batia o Flamengo de Zico no Maracanã

  1. EU com 22 E MEU VELHO com 51 anos
    trememos quando o apito final selou a derrota do Flamengo. Porraaaaaaaaaaaaaaa! O LEÃO derrotou o MENGÃO em pleno Maraca. Foi uma semana de comemoração.Saudades da grandeza heroica! Saudades dos negões Alcino e Mesquita!
    Coisas pra jamais esquecer de lembrar.

    Curtir

  2. Essa “grande conquista “‘ azulina de vencer o Urubu no Maraca no início da vida futebolística do Zico e no tempo que o urubu não tinha tradição em Brasileiros porque não possuía nenhum título nacional foi muito propaga durante muitos anos, (como sempre) como a maior glória do Norte pelos azulinos e alguns da mídia local, Imaginem vcs. . rsrsrsrsr Só baixaram a bola quando a Tuna Luso faturou o primeiro título nacional pelo futebol do Norte em 85, cujo título o azulino tinha morrido na beira em 71 e 84. rsrsrsrsr Para piorar , o Paysandu da Amazônia faturou o segundo título nacional da serie B pelo Pará em 91 e em 2003 na era do futebol moderno, serie A em pontos corridos, O Paysandu derrotou o Urubu no Maraca pela primeira divisão e mereceu a vitória. rsrsrsrsr Digo mereceu porque nesse jogo o Urubu não deu umas 4 bolas na trave como dizem que ocorreu na vitória azulina. Mas a garganta azulina foi cravada mesmo ainda em 2003, quando o Paysandu da Amazônia venceu o Boca Junior, na temível Bombonera , em plena Libertadores, só com 10 em campo, e saiu barato para o Boca porque era pra ser mais. O Paysandu venceu lá pela Libertadores depois de 23 anos, a última vitória tinha sido do Cruzeiro em 76. Aí não tinha mais como azulinos comemorarem a vitória sobre o Urubu como a maior do Norte. Eu choro!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    Curtir

  3. Eu assisti este jogo ao vivo pela TV marajoara canal 2. Só pra corrigir: o Aderson não foi jogar no Flamengo em 76 e sim em 1980 após a conquista do tri 77/78/79. Aquele time do Bira burro do tec. Joubert Meira.

    Curtir

  4. Também não encontrei. O jogo foi transmitido pela TV Tupi, mas os arquivos da antiga TV Marajoara se perderam totalmente. Talvez só algum colecionador mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s