Globo anuncia dança de cadeiras na cúpula do jornalismo

24 de outubro de 2017 at 12:32 Deixe um comentário

o-globo-comando-mudanças-ascânio-seleme-alan-gripp-990x556

A semana começou com o diretor-geral da Infoglobo e da Editora Globo, Frederic Kachar, anunciando grandes mudanças na estrutura da empresa. Entre as novidades está a saída do jornalista Ascânio Seleme do posto de diretor de redação de O Globo. Ele deixa o cargo depois de sete anos. Então diretor-adjunto, assumiu como número 1 do impresso em agosto de 2011, após a morte de Rodolfo Fernandes.

No comunicado interno, Frederic Kachar informa que a relação de Ascânio Seleme com o jornal O Globo não chegará ao fim. O executivo garante que o profissional deixa a direção de redação em novembro para depois atuar – em formato de colaborador – como colunista da publicação. Ele não será o primeiro a fazer esse caminho. No começo nos anos 2000, o então diretor de jornalismo do veículo, Merval Pereira, deixou o cargo de chefia para se tornar colunista.

Prestes a chegar ao fim, a gestão do comunicador n’O Globo foi elogiada pelo diretor-geral da empresa. “À frente do jornal, Ascânio sempre prezou pela excelência editorial, atuando com uma equipe de jornalistas e colunistas renomados, coberturas amplas e analíticas e furos de reportagem históricos, características que garantiram o posicionamento do Globo como um dos principais veículos de comunicação do país”, comenta Kachar.

o globo - comando - mudanças - ascânio seleme - alan gripp - perfil ascânio
Ascânio Seleme: de diretor a colunista (Imagem: Divulgação/Agência O Globo)

Com Ascânio Seleme fora direção, a redação de O Globo passará a ser conduzida por Alan Gripp. Editor de integração de O Globo – aparecendo no expediente do jornal como coordenador do time de editores executivos -, terá a responsabilidades de “consolidar o avanço do negócio na atuação multiplataforma, potencializando o desenvolvimento de narrativas e abordagens adequadas às necessidades dos consumidores”, conforme registra Kachar. A troca de comando será oficialmente feita no início de dezembro.

A promoção de Gripp movimentará mais uma pessoa da redação do jornal. A editoria de integração passará a ser conduzida por Maria Fernanda Delmas, hoje editora-executiva. No novo cargo, ela assumirá o desafio de “garantir o melhor funcionamento da redação integrada”. Kachar adianta que ela terá de alinhar “as práticas e os processos aos objetivos do negócio” relacionado à operação do veículo de comunicação.

O antigo diretor
Catarinense de Canoinhas, Ascânio Seleme começou a carreira no jornalismo aos 16 anos, colaborando com o Correio do Norte, publicação de sua cidade natal. Ainda em Santa Catarina e já formado em comunicação social, trabalhou no Jornal de Santa Catarina e na TV Cultura. No Rio de Janeiro, passou por TV Globo, TV Manchete, IstoÉ e Gazeta Mercantil. Em 1988, chegou ao Globo. No jornal, de onde saiu em 2000 para voltar em 2001, foi repórter, editor, correspondente em Paris e editor executivo. Na carreira, conquistou três prêmios Esso e outros reconhecimentos nacionais.

O novo diretor
Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com especialização em políticas públicas Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Alan Gripp é natural de Niterói (RJ) e começou a carreira no local O Fluminense e chegou à reportagem de O Globo em 2000, onde ganhou prêmios – inclusive dois Esso e um Rei da Espanha. Em 2007, trocou o veículo carioca pela Folha de S. Paulo. Voltou a’O Globo em 2014 como editor de política. (Do Comunique-se) 

Entry filed under: Uncategorized.

Venda de ingressos começa hoje Alckmin sobre Temer: “Acho bom para o Brasil”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,398,527 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.961 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

José FERNANDO PINA A… em Enfim, um craque esclarec…
blogdogersonnogueira em Papão se despede da torcida co…
Filipe Rocha em Capa do Bola – domingo,…
Jorge Paz Amorim em Capa do Bola – domingo,…
Mauricio Carneiro em Papão se despede da torcida co…

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

NO TWITTER

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: