Flamengo recorre ao STF para tirar do Sport o título brasileiro de 1987

sport_campeao_bras_1987

O campeonato mais polêmico do futebol brasileiro completa 30 anos em 2017, mas até hoje gera discussão de quem seria o legítimo campeão brasileiro daquele ano. Nesta semana, o Clube de Regatas Flamengo entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter decisão da própria Corte que declarou o Sport (PE) o único campeão brasileiro de 1987. Em abril, por 3 votos a 1, a maioria da Primeira Turma do STF entendeu que a decisão proferida pela Justiça de Pernambuco, que deu o título ao Sport, transitou em julgado e não poderia ser modificada. Na sentença, ficou estabelecido que o time pernambucano seria o único campeão daquele ano.

Contra essa decisão, os advogados do Flamengo entraram com os chamados embargos de declaração, tipo de recurso que, a princípio, não modificaria o resultado final do julgamento. O time carioca, no entanto, busca rever todo o desfecho da questão no STF, argumentando que houve um equívoco desde o início no julgamento, pois a decisão da Justiça pernambucana garantiria, de fato, o título ao Sport (foto acima), mas não sua exclusividade. O recurso foi direcionado ao relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello.

Em 1987, o Clube dos 13 organizou um torneio privado depois que a CBF declarou publicamente que não teria recursos para organizar o Brasileiro. Após o início da competição, a entidade determinou que o campeão brasileiro sairia de um quadrangular entre os campeões do módulo verde e do módulo amarelo. Vencedor do módulo verde, o Flamengo se recusou a jogar contra o Sport, primeiro colocado do módulo amarelo. Com isso, o time de Recife foi declarado campeão pela CBF e participou, inclusive, da Libertadores do ano seguinte. (Por Tácido Rodrigues)

Um comentário em “Flamengo recorre ao STF para tirar do Sport o título brasileiro de 1987

  1. Por isso digo que o Paysandu é o maior campeão nacional de Norte , Nordeste a Centro Oeste com títulos, um de elite que indicou vaga direta para taça Libertadores.) Sport ( teoricamente possui também 3 depois da Copa Brasil de 2008) mas NA PRÁTICA esse título de primeira sem graça e sem nexo do Sport conquistado em “1987” , onde ninguém sabe quem é o dono da Taça, a maioria de torcedores dizem que é o Urubu, isso é bom para o Paysandu porque vai liderando isolado em títulos nacionais nessas regiões enquanto não decidirem essa lide entre Sport e Urubu. Se o STF considerar o urubu legitimo campeão, o Sport fica reduzido a 2 títulos nacionais porque não pode haver mistura de títulos numa única competição. OU O SPORT É CAMPEÃO DA ELITE 1987 OU NÃO É CAMPEÃO DE NADA. CREDO, QUE LOUCURA!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s