Por Kotscho

cms-image-000406722

POR LÚCIO FLÁVIO PINTO, no Balaio do Kotscho

Ricardo Kotscho é um dos melhores jornalistas do Brasil. De uma espécie que, de tão rara, está entrando na lista dos bichos ameaçados de extinção: o repórter de linha de frente, de rua, de contato humano, audacioso, uma individualidade no mundão sem porteiras. Um ser humano de alta decência, coerente e digno. 

Pois Ricardo foi demitido pela Record. Eu o via pegar sua agenda em papel, ler suas anotações e fazer comentários – ao mesmo tempo pertinentes e originais na maré montante dos lugares comuns e da mentalidade de linha de montagem da informação praticada pela imprensa nacional (e também internacional).

Isso não interessa mais ao patrões do jornalismo. Com exceções cada vez menos frequentes, prevalece a mediocridade, o que certamente contribui para a mediocrização das mentalidades. A sociedade se empobrece e fica bitolada, tornando-se campo fecundo para as intolerâncias e a ignorância com pose de sabedoria. O melhor que a imprensa pode oferecer à democracia vai para o arquivo, para a posta restante.

Ricardo é meu grande amigo. Integramos uma confraria de jornalistas que se reunia em São Paulo nos fins de semana em torno do nosso guru, Raul Bastos, todos trabalhando em O Estado de S. Paulo na época. De volta a Belém, sempre que vou à capital paulista procuro um contato. No último encontro, já nos víamos como integrantes de um universo condenado a desaparecer.

Muitos amigos também foram afastados dos lugares nos quais trabalhavam, mesmo no pleno vigor das suas faculdades, com o acréscimo de décadas de rica experiência na profissão. Outros desistiram da volta. Ricardo, demitido pela primeira vez na sua carreira de meio século, ainda tem energia e disposição para buscar a retomada de uma atividade que não é só o seu ganha pão honesto, mas razão de viver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s