CBF rompe parceria e troca Globo pela TV Brasil nos amistosos da Seleção

OwRzYhOk

A decisão tomada hoje pela CBF de transmitir os jogos amistosos da Seleção Brasileira pelo Canal Brasil vai afetar diretamente seus 10 patrocinadores, pois a emissora estatal não pode veicular mensagens comerciais em sua programação.

Os amistosos estão marcados para 9 de junho, contra a Argentina, e 13 de junho, contra a Austrália. As duas partidas serão disputadas em Melbourne, na Austrália.

Diante da impossibilidade do uso de anúncios na transmissão, a CBF negocia com a Band e outras emissoras a exibição dos jogos. Além disso, há a intenção de transmitir os jogos via Facebook e pelo celular, a partir de acordo com uma operadora de telefonia móvel.

A nova postura da CBF, excluindo a Globo da transmissão de amistosos, pode ter recebido a influência de dois ex-executivos da emissora, Marcelo Campos Pinto (foto abaixo, com Marco Polo Del Nero) e João Pedro Paes Leme, que vêm prestando serviços de consultoria à entidade, orientando sobre direitos de transmissão. A emissora chegou a iniciar negociação para fazer a transmissão, mas a CBF preferiu buscar outras alternativas.

A narração e comentários, que serão feitos por Pelé, serão no sistema de ”off tube” (direto do estúdio da CBF TV) no Rio. A entidade chegou a avaliar a possibilidade de abrir um leilão para todos os amistosos da temporada e do próximo ano, mas acabou optando por comercializar os dois jogos de maneira pontual.

O recente Jogo da Amizade, entre Brasil e Colômbia, cujo sinal de transmissão foi cedido pela CBF a todas as emissoras, serviu de experiência para o novo modelo. Um impasse entre Globo e CBF na ocasião levou à mudança de postura em relação à transmissão de jogos da Seleção.

A emissora emitiu nota oficial reiterando seu “compromisso com o futebol” e discordando da CBF sob o argumento de que não é “a melhor solução para todas as partes”. (Com informações do UOL, ESPN e Folha de SP)

5 comentários em “CBF rompe parceria e troca Globo pela TV Brasil nos amistosos da Seleção

  1. Será o começo do fim do monopólio global sobre o futebol brasileiro? Claro que a CBF precisa apagar rastros, sacrificar aliados e arranjar novos parceiros multinacionais como a Fox/Life.
    É provável, então, que em 2019 novos canais estejam transmitindo jogos da seleção e o campeonato nacional, talvez até dividindo despesas com a própria Globo, embora esse não seja o cenário mais provável.

    Curtir

  2. Queria acreditar, mas… Queria ver se isso aconteceria com os torneios que a seleção disputa, como exemplo mais atual as eliminatórias. Já Amistoso…

    Curtir

  3. Seria uma boa oportunidade de o Esporte Interativo comprar o direito desses dois jogos e ver a aceitação do público… Creio que seria positivo. E a Globo iria ao “delírio”… rs

    Curtir

Deixe uma resposta