Liderança de Lula para 2018 revela fracasso do golpe e da velha mídia

30 de abril de 2017 at 14:44 Deixe um comentário

C-m6l4gXcAA5TbN

POR JOAQUIM DE CARVALHO, no DCM

A liderança de Lula em todos os cenários para a disputa eleitoral de 2018 revela o fracasso do golpe. Mas não só isso.

É a derrota da velha mídia.

A Globo é a expressão maior de um tipo de comunicação que ficou para trás, assim como, num passado mais distante, a carta já foi o caminho mais rápido e seguro da informação.

Nada superaria a pena de Pero Vaz de Caminha para comunicar a celebrar a descoberta de um novo mundo.

A Globo, com seus jornais, rádios e TV, era imbatível quando podia fazer a edição de um debate presidencial sem contestação.

Também podia confundir a população ao mostrar um comício das diretas já em São Paulo e dar a entender que se tratava de uma festa pelo aniversário da cidade.

Também podia mostrar o Brasil das belezas naturais, gigante por natureza, como a pororoca do Amazonas no tempo de Amaral Netto, e esconder a tortura que acontecia nos porões da ditadura.

Hoje não é mais assim.

A Globo deu, imediatamente começa a ser contestada, em tempo real, na internet.

Na véspera da greve geral, o principal jornal da emissora gastou mais de dois minutos de seu tempo com as gracinhas trocadas entre William Bonner, Renata Vasconcellos e Maria Júlia Coutinho, a MÁ-JÚ, e nem um segundo com a notícia de que estava sendo organizada a paralisação gigante.

Numa linguagem que eles acham moderna, inteligente e engraçada, disseram que a temperatura ia cair, mas William Bonner e Renata Vasconcelos não noticiaram que, naquele mesmo instante, já se sabia da decisão tomada em assembleias lotadas – com gente de carne e osso –, que deixaria a população das grandes cidades a pé.

No dia seguinte, era nítido o engessamento dos repórteres da cobertura da maior greve da história do Brasil, ocorrida na sexta-feira, dia 28.

Não podiam falar greve geral e tinham de dar ênfase ao papel dos sindicatos na organização da paralisação – se sindicato não liderar greve, quem vai liderar?

Em outros tempos, esse tipo de manipulação demoraria para ser debatido pelo grande público. Agora é imediato.

O conluio que existe entre a Globo e uma autoridade menor da república, o juiz de primeira instância Sérgio Moro, produz estrago, é verdade. Mas não dura tanto como no passado.

A leitura de grampos ilegais que procuravam destruir a imagem de Lula e Dilma e a apresentação com power point do procurador Dallagnol aconteceram há um ano, um pouco menos, mas parecem muito mais antigos.

São cenas que, relembradas, ainda causam repugnância nas pessoas que amam a Justiça e a decência cívica.

Mas, sob certo aspecto, já podem ser vistas como os discursos dos militares que pregavam o Ame-o ou Deixe-o ou as entrevistas do delegado Fleury.

Se você olhar atentamente para Bonner e Renata na bancada no Jornal Nacional, você já começa a ver neles a semelhança física com os militares ou o delegado.

Uns torturavam gente, os outros espancam os princípios do jornalismo. No final das contas, o que fazem é a mesma coisa: defendem o interesse dos mais ricos.

É, em estado puro, o que se pode definir como plutocracia.

Se ainda alguém se surpreende quando vê Lula na dianteira das pesquisas para presidente, não pense que é por ele apenas. É o tempo.

O Brasil é o país da desigualdade e o combate a ela é a ideia que faz do seu portador um homem invencível. Nem um exército de Moro, Bonner e Renata Vasconcelos conseguem deter o espírito do tempo.

*****

PS: 1) O texto não menciona uma única vez o nome de Michel Temer. Este já está com o destino selado: será, para sempre, visto como um homem da estatura histórica de Joaquim Silvério dos Reis.

2) O golpe fracassou como instituto político, mas seus efeitos são vigorosos e, por enquanto, intactos: o massacre dos direitos sociais.

Entry filed under: Uncategorized.

Morre ex-atacante de Remo e PSC PSC x Remo – comentários on-line

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,395,974 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.952 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

José FERNANDO PINA A… em Direto do Twitter
Acácio F B Elleres -… em Papão pode se safar de vez hoj…
Osvaldo Costa em Papão pode se safar de vez hoj…
blogdogersonnogueira em Campeões da objetividade
Miguel Silva em Campeões da objetividade

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

NO TWITTER

  • A frase do dia blogdogersonnogueira.com/2017/11/17/a-f… 3 hours ago
  • RT @palmeriodoria: "Do desafio de investigar a Globo se saberá se o MPF se assumirá como poder de Estado, ou se continuará atrelado a uma o… 3 hours ago
  • RT @gosmirc: “O departamento de jornalismo investigativo da Rede Globo apurou que a TV Globo não teve qualquer tipo de envolvimento com o s… 3 hours ago
  • RT @kallilolv: O "desabafo" de Ives Gandra: "Como modesto professor, advogado, cidadão comum e além disso branco, sinto-me discriminado e c… 3 hours ago
  • RT @zehdeabreu: O cara rouba, some com 5 milhões (sumiu do cofre que só ele tinha chave), vira presidiário, e ganha a maior aposentadoria.… 3 hours ago
  • RT @robsongfreire: Lula deve ser julgado pelas urnas, aponta pesquisa. Para 57%, o ex-presidente tem o direito de se candidatar à presidênc… 3 hours ago
  • RT @cartamaior: Duas pesquisas divulgadas hoje se completam: -a Vox Populi mostra Lula líder isolado e ascendente; e a Big Data revela q 86… 3 hours ago

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: