Vale a pena ver (sempre) – “A Embriaguez do Sucesso”

SweetSmellofSuccess1957_24062_678x380_10252013022316

O subserviente assessor de imprensa Sidney Falco (Tony Curtis) é a contra-face na medida certa para o arrogante, inescrupuloso e manipulador colunista social J.J. Hunsecker (Burt Lancaster) em “A Embriaguez do Sucesso”, obra-prima dirigida por Alexander Mackendrick (1957). Ao longo de 90 minutos o filme descreve uma relação sempre tensa, alimentada por ironia, cinismo e mútua dependência. Com fortes influências do cinema noir, a obra é uma crônica sobre amor e ódio tendo como pano de fundo o jornalismo de futilidades e pequenas maldades.

Os diálogos concebidos por Clifford Odets e Ernest Lehman são autênticas metralhadoras de sarcasmo e desapreço. À época do lançamento nos Estados Unidos, o personagem de Hunsecker foi comparado ao conhecido colunista social Walter Winchell, que usava sua coluna para desancar o sujeito que queria se casar com a sua filha.

Já Martin Scorsese, em A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies (1995), põe Hunsecker no mesmo patamar do senador conservador Joseph McCarthy, que se cercava de uma rede poderosa de informantes e bajuladores. Suas táticas de intimidação o tornaram uma instituição nacional, mas sua desfaçatez moral se revelaria posteriormente. O filme trata de jornalismo, mas é, acima de tudo, um tratado sobre o cinismo e a manipulação das pessoas.

Lembro que a primeira vez que vi “A Embriaguez do Sucesso” fiquei impressionado com o show de imagens em preto e branco – fotografia de James Wong Howe. A trilha sonora em tons jazzísticos foi confiada a Elmer Bernstein. As tomadas noturnas conferem ao filme o mérito de fazer um retrato primoroso da Nova York dos anos 50. Em meio à luminosidade dos faróis dos carros e letreiros de lojas emerge a verdadeira atmosfera sombria desse drama sujo. “I love this dirty town”, costuma resmungar Hunsecker ao caminhar pelas ruas da Big Apple.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s