Morre o pai do rock

18 de março de 2017 at 21:45 4 comentários

Chuck Berry, um dos pioneiros do rock n’ roll, morreu neste sábado, 18. O departamento de polícia do condado de St. Charles, do estado norte-americano do Missouri, confirmou a notícia no Facebook. Berry tinha 90 anos. “A polícia do condado de St. Charles respondeu a um chamado de emergência na rua Buckner aproximadamente às 12h40 de hoje (sábado, 18 de março)”, diz a publicação no Facebook. “Dentro da casa, os policiais encontraram um homem inconsciente e imediatamente tentaram salvá-lo. Infelizmente, o homem de 90 anos não pôde ser reanimado e foi anunciado morto às 13h26.” O texto ainda confirma que o homem era Chuck Berry e acrescenta que a família dele pede privacidade neste momento.

chuck-berry-birthday-retrospective-e27defee-fb69-453e-8672-b785652b2f60

Desde o primeiro hit, “Maybellene”, em 1955, Berry compôs uma coleção de músicas que se tornaram partes essenciais dos primórdios do rock: “Roll Over, Beethoven”, “Rock & Roll Music” e especialmente “Johnny B. Goode” eram odes à nova forma de arte que surgia – músicas tão importantes que tinham que ser dominadas por qualquer banda ou guitarrista novatos que viessem depois de Berry.

Na adolescência, Keith Richards e Mick Jagger se aproximaram graças à paixão em comum pela música de Berry, e nas últimas cinco décadas as canções dele foram reinterpretadas por uma impressionante quantidade de artistas: desde os Rolling Stones, Beach Boys, The Kinks, The Doors e Grateful Dead até James Taylor, Peter Tosh, Judas Priest, Dwight Yoakam, Phish e os Sex Pistols.

Misturando blues e country, Berry também inventou um próprio estilo de guitarra – como “tocar uma campainha”, como ele descreve em “Johnny B. Goode” – que foi imitado por bandas desde os Stones e os Beach Boys até os grupos de punk rock. As letras dele – a maioria sobre sexo, carros, músicas e problemas – introduziram um novo vocabulário à música popular dos anos 1950.

Nas canções dele, Berry capturava a nova prosperidade pós-guerra dos Estados Unidos – um mundo, como ele cantou em “Back in the U.S.A.”, no qual “hambúrgueres chiam em uma grelha aberta dia e noite”. “Eu fiz discos para as pessoas que os comprariam”, Berry disse uma vez. “Sem cor, sem etnia, sem política – eu não quero isso, nunca quis”. Nos anos recentes, Berry recebeu o Lifetime Achievement Awards (prêmio pelas conquistas de toda a carreira) no Grammy de 1986 e foi induzido ao Hall da Fama do Rock. (No DCM)

Entry filed under: Uncategorized.

Usada por Cunha para lavar dinheiro, Assembleia de Deus quer formar partido A sentença eterna

4 Comentários Add your own

  • 1. FERNANDO PINA  |  18 de março de 2017 às 21:58

    TODOS ESTAMOS DE LUTO!
    O Rock’n roll transformou os modos & meios do mundo moderno, com sua linguagem estética atravessada, radical, atrevida, libertária e rebelde. Que os deuses do Olimpo o guardem bem perto de si!

    Curtir

  • 2. lopesjunior  |  18 de março de 2017 às 23:02

    E o velho rock’n roll fica órfão. RIP Chuck.

    Curtir

  • 3. celira  |  19 de março de 2017 às 10:35

    Chuck pode não ter inventado o Rock, já que seria impossível datar sua invenção. Mas Chuck Berry personificou o Rock e deu a alma necessária para que este gênero musical se tornasse famoso. Sem Chuck Berry é muito provável que ouvíssemos outros estilo de música, mesmo chamando de Rock.

    Curtir

  • 4. Gleydson  |  19 de março de 2017 às 12:01

    “…Mas nunca vi Beethoven fazer aquilo que Chuck Beeey faz!” (Raul Seixas/Marcelo Nova).
    Descanse em paz, mestre Chuck. E obrigado por tudo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,365,133 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.895 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

blogdogersonnogueira em Londrina x PSC – comentá…
blogdogersonnogueira em Londrina x PSC – comentá…
blogdogersonnogueira em Londrina x PSC – comentá…
blogdogersonnogueira em Londrina atropela o Papão
blogdogersonnogueira em Londrina atropela o Papão

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: