POR CARLOS LIRA – especial para o  blog
Em um ano relativamente bom de cinema na Mangueirosa, listo vinte filmes que podem interessar aos leitores deste prestigiado espaço virtual. A lista está organizada de acordo com a qualidade dos filmes, segundo obviamente minhas preferências.
1) A Chegada – Diretor Denis Villeneuve: Extraterrestres chegam a Terra. Para se comunicar com eles, os militares chamam a renomada linguista Drª Banks que terá a importante função de traduzir os sinais e descobrir se os alienígenas representam uma ameaça para humanidade.
2) Carol – Todd Haynes: História de duas mulheres de classes sociais diferentes que se envolvem amorosamente em uma época que tal relação era socialmente impensada.
3) A Bruxa – Robert Eggers: Ao ser expulsa do vilarejo, família religiosa passar a morar em local isolado. Mas, com o tempo, situações estranhas começam a abalar a fé da família.
4) 45 anos – Andrew Haigh: Kate planeja a festa dos 45 anos de casada, mas a chegada de uma carta endereçada ao marido estremece a relação do casal e põe em duvida sua história de amor.
aquarius
5) Aquarius – Kleber Mendonça: Jornalista aposentada sofre forte assédio de construtora que deseja construir um novo conjunto de prédios no lugar do antigo edifício Aquarius.
6) Mustang – Cinco Graças-Deniz Gamze Ergüven: Em vilarejo turco, cinco irmãs viviam em liberdade, mas um acontecimento faz com que suas rotinas mudem em nome da religião islâmica.
7) Os oito odiados – Quentin Tarantino: Durante de uma nevasca, oito viajantes e uma prisioneira se veem obrigados a ocupar uma pequena cabana. Com pouco tempo, eles passam a descobrir segredos um dos outros que os levam ao inevitável confronto.
8) Snowden: Herói ou Traidor – Oliver Stone: Snowden é um agente estadunidense que encontra-se desiludido com o mundo da espionagem. Resolvendo, por isso, entregar a jornalistas documentos que comprovam os casos de espionagem praticados pelo governo dos Estados Unidos contra seus cidadãos e contra lideranças internacionais.
9) Meu Rei – Mainwenn: Após acidente, mulher reavalia história de amor vivida com marido.
10) Boi Neon – Gabriel Mascaro: Iremar é um vaqueiro que trabalha em vaquejadas pelo Nordeste, mas que sonha em seguir uma carreira de estilista de moda no polo de confecções do Agreste.
Outros filmes interessantes…
11) Spotlight: Segredos revelados – Tom MacCarthy
12) O Filho de Saul – László Nemes
13) Truman – Cesc Gay
14) Eu sou Ingrid Bergman – Stig Bjorkman 
15) Mia Madre – Nanni Moretti
16) Café Socity – Woody Allen
17) Kubo e as Cordas Mágicas – Travis Knight 
18) Cinema Novo – Erick Rocha
19) O Abraço da Serpente – Ciro Guerra
20) Janis Joplin – Little Girl Blue – Amy Berg

7 respostas a “Cesta de filmes recomendados”

  1. Avatar de Antonio Valentim
    Antonio Valentim

    Para mim, fica o clássico “Bye Bye Brasil”, atualíssimo.

    Curtir

  2. Avatar de celira

    Valeu Gerson. Fica a sugestão para os colegas.

    Amigo Valentim, estes são os que passaram nos nossos cinemas.

    Abraços!

    Curtir

  3. Avatar de Antonio Valentim
    Antonio Valentim

    Concordo, amigo Carlos Lira. Sempre respeito a opinião do amigo e sei que são os que estão passando em nossos cinemas.

    Mas, “depois de prolongada ausência motivada por compromissos assumidos em São Paulo e demais estados do sudeste e sul do país, a caravana Holidei apresenta…”

    Sempre que posso, gosto de estender o sentido de cinema para as nossas plagas tupiniquins, tão desvalorizadas pelos produtos estrangeiros (estadunidenses, no caso), não deixei passar a oportunidade de fazer o meu comercial.

    E “Para Vigo me Voy!”.

    Curtir

  4. Avatar de camiloferreira

    A Chegada, indiscutivelmente o melhor filme de 2016, ganhou 94% no Rotten Tomatoes o que é pra poucos. E olhando pelo Rotter Tomatoes tem outro filme, lançado em 25 de dezembro de 2016 nos Estados Unidos e sem previsão de lançamento no Brasil, que promete ser um dos melhores chamado “Fences” com Denzel Whashington e Viola Davis, só pegou uma classificação de 95% no Rotten, só isso.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Avatar de celira

    Infelizmente nosso circuito é lerdo, Camilo. Vide o exemplo de dois filmes que foram bem recebidos por parte da crítica (não sei se bons, afinal, gosto é pessoal) como: Capitão Fantástico e Animais Noturno, porém que não estrearam por aqui ainda.

    Curtir

  6. Avatar de Antônio Oliveira

    Valeu, Celira. Vou conferir alguns deles. Na medida do possível, deixarei aqui meus registros. A princípio, me animei pelos de número 4 a 6 e 8.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Avatar de celira

    Todos bons filmes, amigo.

    Snowden: Herói ou Traidor é muito bom para realizarmos aquelas discussões geográficas e históricas sobre o poder “quase oculto” dos EUA no mundo.

    Curtir

Deixe uma resposta

Recent posts

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby