John Lennon, 76 anos neste domingo

John Lennon
John Lennon (1940-1980) em sua casa, em Tittenhurst Park, Ascot, em julho de 71. (Photo by Michael Putland/Getty Images)

John Lennon faria 76 anos neste domingo, 10. E mesmo com sua morte trágica e precoce, em 1980, com apenas 40 anos, ele teve tempo de reinar e reinventar a música. Apesar de muito já ter sido escrito e falado sobre a grande estrela dos Beatles, aqui vão sete curiosidades sobre ele que talvez você ainda não saiba.

1 O amor de John Lennon e Yoko começou com uma palavra: “sim”. Lennon ficou encantado com a artista no final de 1966, ao visitar uma galeria em Londres onde Yoko estava expondo. Ao subir as escadas de uma instalação, no teto havia uma lupa com a palavra “sim”. Foi paixão na hora. O amor entre eles foi tão grande, que ele passou a assinar seu sobrenome como Lennono, junção de Lennon com Ono.

john-lennon-yoko-ono-rolling-stone-jpg-copy

2 A capa da “Rolling Stone” em que John Lennon aparece nu ao lado de Yoko Ono foi eleita a melhor capa de revista de toda a história. A edição saiu nas bancas em 1981.

3 Sean, filho de Yoko e John, nasceu no mesmo dia do pai, em 9 de outubro de 1975. O músico e produtor musical, meio irmão do primeiro filho de John com Cynthia Powell, Julian Lennon, completa hoje 41 anos.

John And Cynthia
John e Cynthia, em abril de 1964. (Foto: Evening Standard/Getty Images)

4 Cynthia Powell, primeira mulher de Lennon, publicou uma biografia sobre John em que ela acusou o Beatle de ser violento e de ter tido várias crises de ciúme, além de agredi-la. Os dois ficaram juntos de 1962 a 1969, e tiveram um filho juntos, o Julian.

5 No dia em que John Lennon foi assassinado por Mark Chapman, em Nova York, em 8 de dezembro de 1980, seu filho Julian tinha 17 anos, a mesma idade que John tinha quando sua mãe morreu atropelada por um motorista.

6 John Lennon era um grande fã de Brigitte Bardot. Ele, inclusive, fez planos ao lado de Paul McCartney para fazer um filme dos Beatles com ela, nunca realizado. A atriz e Lennon se encontraram em um hotel uma vez em 1968, mas, segundo ele, nenhum impressionou ao outro: “Eu estava numa viagem de ácido, e ela estava de saída…”.

yoko_ono_e_john_lennon42-copy

7 John Lennon era um adorador do ócio. Ele adorava dormir ou ficar deitado o tempo todo, lendo ou assistindo TV. Na canção “I’m Only Sleeping”, ele diz: “Everybody seems to think I’m lazy, I don’t mind, I think they’re crazy, Running everywhere at such a speed, Till they find there’s no need. I’m Only Sleeping”. Mesmo assim, produziu muito, e de uma maneira nunca antes feita.

(Com informações de Glamurama e Rolling Stone)

Deixe uma resposta