Mistérios alvicelestes

POR GERSON NOGUEIRA

Depois da boa atuação contra o Bragantino, o técnico Dado Cavalcanti enfrenta um dilema: manter o time de pegada ofensiva ou promover a volta dos antigos titulares que estavam suspensos¿ Se consultasse o torcedor iria com certeza continuar com a escalação que garantiu a tranquila vitória por 3 a 0 na segunda-feira.

unnamedComo não há tempo hábil para pesquisa – e técnicos não costumam dar ouvidos à massa torcedora –, o mais provável é que o Papão jogue hoje com um híbrido das duas alternativas. Emerson; Roniery, Lombardi, Gilvan e Lucas; Recife, Rodrigo Andrade, Jonathan e Tiago Luís; Jobinho e Cearense.

Dado não divulgou a escalação, mas cabem algumas reflexões sobre a formação para enfrentar o Avaí na Ressacada.

Roniery é titular da lateral-esquerda. Mesmo sem brilho, é menos inconstante que Ratinho. Na lateral-esquerda, a má atuação de João Lucas pode fazer com que Lucas volte a ser utilizado por ali, pois é forte na marcação e pode ajudar nas ações pelo meio.

O meio-de-campo deve ter Augusto Recife e Rodrigo Andrade na proteção à zaga, com Jonathan mais próximo a Tiago Luís na articulação com o ataque. Desde que Recife volte a atuar com desenvoltura e sem a lentidão de outras jornadas, tem tudo para estabelecer uma boa dupla de marcação com Rodrigo.

Uma peça certa na escalação é Jonathan. Pelo muito que jogou nas últimas três partidas (e principalmente contra o Bragantino), dando mobilidade à meia-cancha, virou titular absoluto. Só sai do time por motivo de força maior – contusão ou suspensão disciplinar.

Rafael Costa sairia e Tiago Luís voltaria ao papel de organizador, sem deixar de acompanhar os atacantes Leandro Cearense e Jobinho quando tivesse liberdade. A dupla citada deve ser mantida na frente em função do bom rendimento na estreia de Jobinho e à função de pivô desempenhada por Cearense.

Com uma ou outra variação, este será o time para tentar parar o empolgado Avaí, que se encontra em plena arrancada pelo acesso. Já é o terceiro colocado depois de uma sequência de vitórias sob o comando do técnico Claudinei (que defendeu o Remo quando era goleiro).

Nem o atraso salarial de dois meses interferiu no ânimo do elenco e na excitação que domina a torcida. Com promoções e convocação feita pelos jogadores, o público deve bater o recorde em partidas do Avaí nesta temporada.

Para o Papão, acostumado a jogar diante de grandes plateias, a presença em massa dos torcedores pode servir como estímulo a mais para uma grande atuação fora de casa. Aliás, foi em Santa Catarina que o time – sob o comando de Rogerinho – fez sua melhor apresentação na Série B, metendo 3 a 0 no Criciúma.

—————————————————

Direto do blog

“Não enxergo essa boa fé na diretoria do Botafogo-PB porque não vejo como pode ser boa fé usar de procuração para contratar jogador. Ora, se o regulamento exige que o presidente do clube, ou o vice, assinem o contrato, por si, este artigo elimina a hipótese de procuração. Além do mais, como pode o presidente de um clube outorgar procuração para atos da presidência do clube, como contratar jogador? Por essa lógica poderia qualquer mandatário transferir uma decisão inerente ao cargo para particulares, alheios ao clube. O que aconteceu não é só grave porque feriu um artigo claro do regulamento do certame, mas porque vai contra o princípio de pessoalidade de exercício do cargo de presidente de uma entidade, afinal, foi ele eleito para dirigir e tomar decisões pelo referido clube na ação e ao se mostrar muito capaz de transferir uma responsabilidade privativa da presidência, outorgou certo poder sobre o clube a terceiros. Isso é muito grave.

E não é grave ainda porque teria infringido uma regra do certame e a do princípio de pessoalidade do exercício do cargo, mas tal ato pode ter alguma motivação escusa, pode levantar suspeitas sobre a administração do clube. É sim de se questionar a honestidade dessa atitude. Ao declarar a boa fé do clube, o julgador desconsiderou princípios éticos fundamentais muito claros que servem à administração de qualquer entidade. Onde mais essa atitude seria aceita? Imaginem isso numa empresa privada qualquer, se aos acionistas aceitariam tal coisa pacificamente. Ou no poder público. Imaginem que um prefeito resolva fazer isso para com questões do interesse do município e do povo. Acho que há explicações a dar por parte do presidente do Botafogo-PB e também da CBF e STJD.

A atitude de eleger um procurador para decidir assuntos do clube, o que, insisto, é privativo da presidência nesse caso, mostra que confunde-se o cargo com o ocupante do cargo. Que outros tipos de procuração e em que outras oportunidades e para resolver que assuntos já podem ter ocorrido? Isso não é bom para a transparência da gestão em qualquer lugar.”

De Lopes Junior, opinando sobre a denúncia de Remo e América-RN contra o Botafogo-PB por suposta irregularidade na contratação do jogador Sapé.

(Coluna publicada no Bola desta sexta-feira, 30)

16 comentários em “Mistérios alvicelestes

  1. Algo é certo…o caso Sapé fosse no Clube do Remo…STJD puniria de imediato o Clube. O Remo certo ou errado nunca foi beneficiado pela CBF e STJD. Ainda mais hoje com o “Coroné” gagá bicolor na CBF.rsrs

    Curtido por 2 pessoas

  2. Não foi o Botafogo que usou de procuração e a citação do amigo no quadro direto do blog, já havia eu esclarecido ao colega.
    A procuração foi passada pelo presidente do CSP a membros da diretoria do time pois ele esteve ausente por força maior, a CBF, no ato da inscrição do atleta entendeu como válida pois na mesma procuração está previsto que estes dois indicados e que são parte da diretoria do clube o representasse perante a CBF.
    Eu não vejo erro no ato em si pois a procuração, que foi enviada por mi. Ao amigo Gerson, é bem clara em seus termos.

    Curtir

  3. Quanto ao Paysandu é uma incógnita.
    Voltando ao jogo contra o Bragantino é bom lembrar que o primeiro tempo foi horrível, além do fato de que a quantidade de passes errados foi inadmissível.
    Rafael Costa se estivesse no cartola certamente teria escore negativo dada a quantidade imensa de passes que errou.
    O mau desempenho do primeiro tempo se ocorrer hoje diante do Avaí pode decretar o placar logo nos primeiros 45 minutos.
    A experiência de Recife é importante porém a sua lentidão é comprometedora diante de um adversário rápido e que sabe o que fazer com a bola nos contra-ataques.
    Partida complicada para o Paysandu.
    Qualquer ponto conquistado hoje será fundamental para o objetivo inicial de se garantir na série B do ano que vem.

    Curtir

  4. O artigo é bem claro…assinatura para contrato é para presidente ou vice, não há exceção para alguém com uma “procuração” para assinar. Tanto que o STJD veio com a desculpa de “Boa Fé” do Botafogo-PB. Quer dizer que basta ter “Boa Fé”??Excelente “argumento” para infringir o regulamento.

    Curtir

  5. O dilema cavalcantiano parece mais tempestade em copo dágua. Por isso nem precisaria recorrer à consulta popular, bastaria lembrar de Vicente Feola, na Copa do Mundo de 1958, após o empate em 0x0 do Brasil com a Inglaterra. Depois disso, o rechonchudo coach tupiniquim optou por Garrincha, Vavá e Pelé nos lugares de Joel, Mazola e Dida, após o que pode dormir tranquilamente no banco de reservas, conforme reza a lenda.
    Guardadas as oceânicas proporções entre os casos citados, nada justifica o retorno de Augusto Recife, este quase um ex-jogador em atividade, à titularidade, bem como o atabalhoado Lucas, a não ser na vaga do praticante da pedagogia da marcação à distância, João Lucas.
    E digo mais: nem o Ratinho eu tiraria, não por méritos deste, mas porque o Roniery tem sido ainda pior, sendo bafejado apenas por uma avaliação seletivamente morista da torcida e parte da mídia. De fato, se fosse o antipatizado Camundongo que tivesse feito todas aquelas lambanças contra o Náutico,certamente seria alvo de condução coercitiva ao banco de reservas. E sem direito a defender´se.

    Curtir

  6. Olha Jorge, parabéns pela análise sobre o Ratinho que não é um primor mas a sua lembrança das lambanças do Ronieri…
    De fato, se a birra da torcida, incluindo eu, fosse contra o Ronieri… não sei nem o que dizer.
    Mas a realidade é que as laterais carecem de jogadores.

    Curtir

  7. ora bolas, perderam a classificação para o america dentro de casa diante de 35 mil sofredores e querem ganhar no tapetão???Vai chorar na cama que é lugar quente, remista fluminense do norte

    Curtir

  8. As meninas remistas ainda não se conformaram com a ruindade de seu time. Vão se queixar lá na Delegacia das Mulheres, desse time incompetente. Vocês deveriam era agradecer a sorte de não ter que enfrentar o Guarany, que seriam duas porradas feias la e cá. Esquecem que nem time tem mais,pois foram mais uma vez enganados pela corja de diretores que não paga ninguém. Os pobres saíram mais lisos que piso ensaboado. Todos de mãos abanando. Aí torcedores,imprensa,diretoria ,todos ainda com esperança de milagre. Isso só mesmo quando o timinho chorão participar de uma Libertadores. Choro é livre,mas chorar demais deixa os olhos muito inchados . Remistas voltem para seus devidos lugares, Ainda não se acostumaram ? Já são 10 anos nessa pouca vergonha ! Contratem o Edson amigo do Edson Paysandu,que p time de vocês piora mais ainda ! KKkk

    Curtir

  9. Manoel lima…o Remo nunca usou dinheiro desviado da Sudam, nunca subornou juiz para ganhar títulos (palavras do próprio ex-presidente do papinha, hoje falecido). O Time que na série C 2007 fez “01 ponto” a pior campanha de um time paraense na história.O time que virou a mesa junto com o “coroné” mucura gagá , tirou o 2º e 3º colocados (Campeonato Paraense 2015) da Copa Verde 2016 para colocar na marrar o 4°colocado papinha mudando a regra.Um time que no próprio estadio na Série B 2016 coloca 498 pagantes e menos de 4000 sócios, Paysudam 1 x 3 Nautico. Não tem moral para falar do Remo e de torcida.rsrs

    Curtir

  10. Ei Lopes junior não te preocupa, não quebra a cabeça porque o time do remo voltar pra a serie C…………. ………….Mas só em junho de 2017

    kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka
    kakakaakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka

    Curtir

Deixe uma resposta