Desafio para o time 100%

POR GERSON NOGUEIRA

O Papão entrou no campeonato com a volúpia de quem precisa mostrar serviço e buscar o título estadual ausente da Curuzu há duas temporadas. Apesar da reformulação ampla no elenco, que levou o técnico Dado Cavalcanti a escalar já na estreia oito caras novas, o time engrenou rapidamente e tem apresentado desempenho satisfatório.

As mudanças extrapolam a simples troca de nomes. O Papão 2015 explorava os lados do campo, baseando sua força na marcação forte no meio e nos avanças de Pikachu e João Lucas para chegar à área inimiga.

O Papão 2016 parte de um núcleo central organizado e criativo, onde Celsinho e Rafael Luz transitam e se revezam nas arrancadas. Quando Celsinho se posiciona atrás, lançando e criando jogadas, Luz está bem adiantado, quase como um terceiro atacante.

A diferença é mais expressiva quando se compara a maneira de jogar entre o time da Série B e o atual. Aquele jogava mais pela força e velocidade, era mais transpiração e vontade. Este é calibrado pelo ritmo dos meias Celsinho e Rafael Luz, vive mais de inspiração e capacidade de surpreender.

A afinidade dos meias ajuda o Papão a controlar os jogos a partir do meio-campo. Raramente o time espera ser atacado. Em geral, toma a iniciativa de agredir. Quando o jogo está difícil pelo meio, as bolas paradas ajudam a abrir caminho para vitórias. E aí surge em destaque outra virtude de Celsinho, especialista em cobranças de média distância.

Nasceram de seus pés, em cruzamentos vindos da lateral esquerda, quatro dos 10 gols marcados pelo Papão no Parazão. Isso ocorreu duas vezes contra o São Raimundo em Santarém, para cabeceios de Lucas e Luz, e se repetiu na Curuzu contra o Tapajós, com finalizações de Luz e Gilvan.

Não satisfeito em originar as jogadas mais agudas, Celsinho também apareceu três vezes para finalizar. Com um talento produtivo como articulador, Dado finalmente conseguiu dar ao time o equilíbrio ofensivo que tanto faltou em 2015, por absoluta ausência de vida inteligente por ali.

Ocorre que Celsinho não resume o que é o Papão atual. Luz é uma peça importante no revezamento pelo meio e nas arrancadas com bola, mostrando-se também disponível para definir jogadas. Além dele, Fabinho Alves cumpre papel importante como atacante de lado, que se apresenta para reforçar a marcação.

A presença dos três a partir do meio-campo só não foi capaz ainda de tirar o centroavante da solidão. Leandro Cearense, que começou como titular, e Betinho não se destacaram como se esperava, apesar da intensa produção de lances agudos na área.

Talvez seja o caso de usar um atacante mais rápido, capaz de dialogar com Celsinho e Luz. Bruno Veiga, que tem esse perfil, pode entrar hoje contra o Águia, pois Betinho se lesionou e não tem presença confirmada. De todo modo, o Papão só tende a evoluir, o que acentua seu favoritismo.

e1cf6760-b989-42ed-b616-3e5a40271bd3

————————————————–

Flamel inspirado é trunfo do Águia

O Águia está invicto há cinco partidas e tem plenas condições de conter o Papão 100% – e não só pela longa tradição de atrapalhar os passos dos bicolores. A última derrota dos marabaenses foi para o Remo na estreia do Parazão, jogando bem e equilibrando as ações durante boa parte do confronto. Desde então, o Águia não perdeu mais. Venceu quatro vezes e empatou uma. Dois jogos, contra o Fast Clube, valiam pela pré-Copa Verde, o que só valoriza o momento vivido pelo time de João Galvão.

O fato é que Galvão achou a formação ideal a partir da Segundinha, torneio de acesso ao Parazão. A equipe estava traumatizada. Vinha do fracasso na Série C, mas se recompôs a tempo de disputar e obter uma vaga na elite estadual, depois de dois anos ausente da fase principal.

Para confrontar o Papão, Galvão sinalizou que vai utilizar o 4-4-2, com Rodrigo e Bernardo na zaga, Léo Rosa e Ednaldo nas laterais. É um dos melhores quartetos defensivos do campeonato, com a vantagem adicional da ofensividade de Léo e Ednaldo.

Flamel, em fase inspirada, é o maestro. Já fez quatro gols na competição, organiza as manobras e é o homem a ser marcado na meia-cancha marabaense, que ainda tem o experiente Mael como coadjuvante. Velocistas, os atacantes Joãozinho e Valdanes não guardam posição e exploram as ações de contra-ataque como poucos neste Parazão.

Não há dúvida: o Águia é o adversário mais perigoso já enfrentado pelo Papão até aqui.

—————————————————

Bola na Torre

O atacante Ciro, do Remo, é o convidado do programa. Guerreiro apresenta, com Tommaso e este escriba de Baião na bancada. Começa logo depois do Pânico, por volta de 00h20.

—————————————————

Regras de bom comportamento

O Palmeiras foi o primeiro grande clube a adotar a prática, mas deve ser seguido pelos demais. Comemorações mais espalhafatosas, como cambalhotas, estão definitivamente vetadas pelo clube alviverde, depois que jogadores se contundiram com gravidade ao se exceder nos festejos.

Já não era sem tempo. Sempre achei que os times eram permissivos demais quanto aos saltos mortais de seus jogadores mais presepeiros. O futebol evoluiu muito como negócio e é mais do que natural que os clubes procurem zelar pela integridade de seus atletas.

Lembro que, no ano passado, o volante Radamés deixava a torcida do Papão em suspense sempre que saltava e executava aquelas acrobacias de lutas orientais. Imagino o pânico dos demais jogadores sempre que saía um gol. O lado bom da coreografia é que foi a única marca deixada pelo noivo de Viviane em sua pífia e curta passagem por aqui.

(Coluna publicada no Bola deste domingo, 28)

39 comentários em “Desafio para o time 100%

  1. Realmente o Águia é o mais duro compromisso do papão
    Até porque o jogo é eliminatório
    E o águia só perdeu pro remo porque foi garfado pelo Dewson.

    Em contra partida para todos os adversários o Paysandu é o time mais dificil de ser superado

    Creio na classificação do papão com ou sem dificuldades

    Se eles tem Flamel, temos o Celsinho, ora bolas.

    Curtir

  2. O Gerson entregou ao Galvão todos os pontos altos do Lobo e suas desenvolturas. Rs…Mas é isso mesmo.O lobo tá bem no campo e fora dele. Quanto ao Águia, sem dúvida é a segunda melhor equipe do estadual e se tivesse a favor a torcida que o Lobo e o travado Leão tem, as coisas seriam mais complicadas. Creio num bom jogo e com uma vitória do Lobo para fazer justiça a tudo que mostrou até agora.

    Curtir

  3. Gerson e amigos, como venho falando, Papão sobra nesse Parazão 2016… Tem mais time, mais banco e mais técnico pra vencer o jogo de hoje… Águia que torça pra chover, como ontem, pra tentar igualar o jogo, pelo menos, porque, se fizer um tempo bom, um abraço..É certeza que teremos RexPa, na decisão do 1º turno, como imaginava…Papão, sempre falo, só tem um adversário pela sua frente: O Remo..isso, por tudo que envolve o clássico RexPa, não fosse por isso, era melhor entregar logo a taça…Só um desastre irá tirar do PSC esse título…sim, já falei o título do 1º turno… Anotem.

    É a minha opinião.

    Curtir

  4. É hoje o dia do jogo dos compadres?…kkk…Já combinaram de quanto o Águia vai perder?…Mas cuidado…O João ex-bocudo tá estranho…Não reclamou da arbitragem no jogo do LEÃO…Não quebrou vestiário e nem teve batalha campal…Muito estranho…Será que o ex-bocudo vai acabar com a parceria hoje e finalmente tentar ganhar alguma coisa no parazinho e deixar de servir de escada pros outros?…Se morrer na praia mais uma vez, o Águia tem que mudar o nome pra “cavalo paraguaio do norte”…Ou assumir de vez que é só um puxadinho da mucura no interior…kkkk

    Curtir

  5. Amigos e Gerson,

    Penso que o Paissandu é favorito, seja pela campanha, seja pela qualidade de seus jogadores. Mas, João sempre mostrou que sabe enfrentar grandes equipes, foi assim com o Paissandu inúmeras vezes. Dai que, acredito em um jogo duro e o relógio tornará o jogo cada vez mais tenso. Cabe ao PSC terminar com a tensão logo, abrindo o placar.

    Curtir

  6. Boa atarde amigo Gerson permita-me invadir seu blog para me direcionar ao querido amigo Claudio columbia e fazer um breve comentário…A todo momento fala-se na falta de entrosamento, na carencia fisica dos atletas do Remo, na paciência que devemos ter para com esse time atual do clube azulino no que se refere ao padrão tático, etc.Remo e Paysandu se apresentaram quase que no mesmo dia para treinamentos, o time bicolor também está com quase todo time reformulado e não vemos tantas desculpas para carencia fisica ou padrão de jogo…ontem ficou claro que o esquema do Leston é que todos fiquem atrás da linha da bola e explorem o contra ataque coisa típica de time pequeno, por que não marcar sobre pressão e ser mais agressivo como é a essencia do time azulino?Remo e paysandu..dois pesos e duas medidas?

    Curtir

  7. Já disse e repito, Paissandu é favorito, afinal, tem melhor campanha, melhor jogadores e joga com o apoio de sua torcida, contudo, o Águia de Galvão sempre mostrou-se um adversário forte e vibrante contra o Papão. Por ser uma classificação em jogo único, eu acredito em um embate tenso, equilibrado e com leve vantagem para o PSC.

    Curtir

  8. Só mesmo o sujeito sendo muito caolho e exageradamente fanático pra não ver favoritismo do Paysandu

    Por outro lado ninguem tá dizendo que vai atropelar o águia

    Curtir

  9. A propósito, relativamente ao ano passado, o time do Mais Querido mudou um número de jogadores mais ou menos semelhante com o número que mudou no rival.

    Então, por que o estágio de organização por aqui ainda está na estaca zero?

    O primeiro motivo parece ser a qualidade dos contratados pelo rival, que aparentam nível tecnico e físico melhor. Depois, tudo leva a crer que o sistema alvitrado pelo Leston não se adequa ao perfil dos jogadores à disposição. Aliás, é inquietante p. ex., ver o Marco Goiano, em vão, tentar achar um espaço para jogar, ou os volantes não conseguindo nem fazer a contenção, nem iniciar com qualidade o trabalho de ir ao ataque. Por último, temo que subsistam problemas salariais estressando o elenco azul.

    No entanto, para mim, o crédito atual do Leston só dura até a decisão do primeiro turno: independentemente do resultado, da vitória, do título, ou ele renova o crédito, conseguindo que o time jogue uma partida tática e tecnicamente dígna de um time em evolução, com potencial para concretizar o objetivo principal desta temporada que é fazer uma grande participação na série “C”, obtendo o acesso se possível; ou gasta todo o crédito e não ingrena, merecendo ser dispensado para dar lugar a outro que consiga ordenhar algumas “pedras” que integram o elenco atual e lograr êxito na missão principal do Clube, no futebol, nesta temporada. Afinal, o tempo para ajuste é só o do campeonato paraense, e se o dinheiro não chega para dispensar os jogadores mal sucedidos e contratar outros melhores, o jeito é extrair destes que aí eståo tudo de melhor que eles têm pra oferecer. E estou certo que há no mercado, local inclusive, quem seja capaz de conseguir semelhante proeza.

    Curtir

  10. Uma coisa os torcedores do rival estão esquecendo é que o time do Paysandú deste ano está mais compacto e só uma tragédia tira o título do primeiro turno da Curuzú. Mas isto é futebol, nem sempre o melhor leva a melhor.
    Meu palpite Papão 3 x 1 Águia.

    Curtir

  11. Quanto ao jogo de hoje: minha torcida é pela vitória do Águia; meu palpite é que o rival vence, ainda que com algum esforço. Sendo que o ideal é um Re/Pa na finalíssima, este sim, seria um jogo preparatório, de verdade, para a disputa da série “C”, sem contar que serviria para bem fornir as finanças azulinas. Isso, logicamente, se nåo deixarem, de novo, o cacau dando sopa aos amigos do alheio.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Gerson, mais uma vez. Qual o motivo de meus comentários caírem na moderação ? Não ofendo ninguém, o máximo que faço é tirar sarro e ironizar algumas situações. Vejo comentários ofensivos e desrespeitosos sendo publicados, e os meus não. Saudações.

    Curtir

  13. E ainda tem torcedor que não gosta de ser questionado, aqui é um blog democrático, cada um tem sua opinião, se não é a mesma da sua, paciência, mas respeite ao invés de ficar jogando chaveco, isso é coisa de comadre.

    Curtido por 1 pessoa

  14. O Claudio é praticamente uma cria deste Blog
    Mesmo sendo azulino, conseguiu por a frente uma imparcialidade pra poder fazer análises sobre o nosso futebol.

    Claro, nem o Cacá agrada a todos, quanto mais um iniciante como Claudio.
    Nem o Gerson rsrsrs

    Me orgulho participar deste Blog, pois aqui temos amigos, tanto bicolores ou remistas que dão boas opiniões

    Meus parabens Claudio, que vc cresça e apareça, nunca perca a humildade, pra sempre agradecer ao Gerson que ajudou a fazer o Cláudio Santos.

    Curtir

  15. Como sou um premiado na moderação minha opinião é retrógrada, mas em tempo afirmo que o Lobo nunca precisou combinar resultados e muito menos comprar vaga para garantir um futuro prévio. O Águia é osso duro de roer e não é pra menos por ser o segundo maior clube do norte. O Leão tem que admitir que perdeu espaço para o time de Marabá.

    Curtir

  16. ESCALAÇÕES:

    PAYSANDU: Emerson, Crystian, Fernando Lombardi, Gilvan e Lucas. Ricardo Capanema, Augusto Recife, Raphael Luz, Celsinho e Fabinho Alves. Betinho.

    Técnico: Dado Cavalcante

    Banco: Marcão, Roniery, Pablo, Flávio, Rai, Ilaílson, Marcelo Costa, Bruno Smith, Bruno Veiga, Wanderson e Leandro Cearense

    ÁGUIA: Bruno Colaço, Charles, Rodrigão e Bernardo. Léo Rosa, Léo Carioca, Mael, Flamel e Edinaldo. Joãozinho e Valdanes

    Técnico: João Galvão

    Banco: Marcelo, Maquinhos, Analdo, Robert, Erick Lima, Geovane, Heliton e Igor Quadrado.

    ARBITRAGEM:

    Árbitro: André Luiz de Freitas Castro – GO

    Aux.1: Fabrício Vilarinho da Silva – GO
    Aux.2: Rodrigo Henrique Correa – RJ

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s