Para mudar a história

POR GERSON NOGUEIRA

Serão apenas nove meses de mandato, mas o período será determinante para a recuperação administrativa e financeira do Remo. Quatro candidatos estão na disputa pela presidência na eleição marcada para hoje. Todos devem estar conscientes da imensa responsabilidade que será conduzir o clube nos próximos 270 dias.

A rigor, as plataformas são muito parecidas entre os pleiteantes ao cargo, mas a maneira de executar a gestão é o grande diferencial. Miléo Jr. e André Cavalcanti mostram-se muito focados na modernização dos procedimentos. Suas propostas, centradas no enxugamento da estrutura e na busca de novas receitas, mostram-se tão próximas que quase levou a uma composição de chapas.

Os demais candidatos têm propostas mais conservadoras. Focam seu interesse no futebol profissional, com poucas indicações sobre como pretendem dar sustentabilidade a um clube que tem dívidas pesadas (R$ 13 milhões de passivo trabalhista), muitas despesas diretas e limitadas fontes de arrecadação.

Preocupa, principalmente, a insistência com algumas propostas claramente danosas aos cofres do clube e a repetição de velhas promessas. O Remo chegou a um ponto tão delicado que não pode mais ficar refém de promesseiros. A situação contábil não permite novos endividamentos, ainda mais para quem terá que se habilitar ao Profut.

A rigor, os maiores problemas do clube hoje dizem respeito à limitação de uso do estádio Evandro Almeida e ao pagamento do robusto débito trabalhista.

Sem contar com o Baenão desde 2014 para realizar seus jogos pelo Campeonato Paraense e Copa Verde, o Remo desperdiça receita significativa. Mais que isso: desvaloriza e fragiliza o patrimônio do clube. As obras mal planejadas de desmanche da área de cadeiras e camarotes do estádio, ordenadas pelo então presidente Zeca Pirão, acarretaram danos que a nova gestão terá muito trabalho para sanar. Só as dívidas com compradores de cadeiras somam quase R$ 3 milhões.

As pendências na Justiça Trabalhista obrigaram a atual diretoria a celebrar um acordo draconiano, que compromete antecipadamente todos os patrocínios do clube pelos próximos dois anos. Tal situação obrigará a nova diretoria a agir no limite máximo de responsabilidade, evitando contrair novas dívidas junto à JT e cuidando de equilibrar receita e despesa.

Dos que estão concorrendo, por tudo que acompanho, apenas os dois primeiros, Miléo Jr. e André Cavalcanti, mostram-se firmemente comprometidos com a austeridade necessária para reerguer o clube como instituição, apresentando alternativas que vão além da bilheteria dos jogos.

Que os sócios remidos, sócios proprietários, conselheiros e beneméritos avaliem bem o passo a ser dado nesta eleição. Pelo bem do Remo é premente que não haja retrocesso através das urnas.

E os candidatos devem ter em mente que, encerrado o pleito, as diferenças acabam. A partir daí, todos têm que se unir em torno do projeto de reconstrução do clube.

————————————————

Chances de observação para Leston e Dado

A movimentação de Leão e Papão no domingo deve garantir aos técnicos Leston Junior e Dado Cavalcanti as condições necessárias para formatar os times que estrearão no Campeonato Paraense no fim de semana seguinte.

Em Castanhal, o Papão vai enfrentar um time razoavelmente entrosado, que deve oferecer certa resistência. Dado terá oportunidade de testar o esquema com Leandro Cearense como homem mais avançado, auxiliado de perto pelos meias Marcelo Costa e Rafael Luz.

No Baenão – sem presença de torcida, por recomendação do Corpo de Bombeiros -, Leston terá nova oportunidade de movimentar seus jogadores. Como no treinamento do meio da semana contra o selecionado de Ananindeua, o adversário não é expressivo e dificilmente escapará de nova goleada.

O que importa na prática é a possibilidade de fazer com que os jogadores se movimentem e que o esquema com Eduardo Ramos como atacante possa ser experimentado.

————————————————

Quando o futebol entra em fase delirante 

No final da tarde, chegou a notícia via agências e internet que o atacante Alex Teixeira, ex-Vasco, está cotadíssimo para ir jogar na Inglaterra ganhando salários astronômicos. É a confirmação de que, neste início de temporada, o futebol resolveu se assumir de vez como “a mãe mais generosa”. Na coluna de amanhã darei mais exemplos desta onda extremamente favorável a jogadores de segunda linha.

(Coluna publicada no Bola deste sábado, 23)

30 comentários em “Para mudar a história

  1. Como Deus é bom pro Paysandu
    Por muito pouco, creio eu, o Maia repete o erro do rival.
    Já pensou se no oba oba ele derruba o muro do chaco?
    A Curuzú poderia está na mesma situação do baelama

    Aliás, com a desativação das lojas, restaurantes e bares, ficou bem deserto por ali.

    Vamos aguardar que no tempo certo, dinheiro em caixa, o presidente faça o melhor para o clube e jamais repita o erro do outro lado.

    Apesar de tudo, ponto pro Maia.

    Isso é um amor responsável pelo clube.

    Curtir

  2. É um grande erro do Leão fazer jogo treino com times fraquíssimos como aconteceu com o Ananindeua e agora contra o Maracanã, só para passar a falsa impressão que o Leão estar no caminho certo, Na hora que pegar um adversário competitivo valando pontos, será cobrado e tudo desmorona. O Lobo já pensando diferente, enfrenta longe de sua torcida uma equipe que exigirá desempenho e certamente aparecerá as falhas que devem ser corrigidas. Não adianta querer tapar o sol com a peneira e correr o risco de voltar a passar por uma volta de temporadas sem calendário no 2 semestre.

    Curtir

  3. Hoje é o dia D no Leão.

    Com fortes e competentes candidatos altamente desejosos de alavancar o Leão para um futuro mais próspero que já tenha alcançado o lobo, e assim presenteando sua imensa torcida, ávida por conquistas, que possibilite a essa desbancar os trunfos bicolores;

    Todo um esquema de segurança deve ter sido elaborado, creio, para proporcionar tranquilidade aos seus milhares de eleitores e torcedores que ficarão na expectativa desde grandioso evento.

    No mais é esperar que a escolha recaia sobre o melhor dos melhores e que a calabresa e o Pirão saiam do modesto cardápio rotineiro dos remediados em busca de um sonho: Ser maior que o Lobo. Vão acreditando KKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  4. Métodos praticados nos anos 70 se repetidos só fazem mal ao Clube.
    Meu temor é a quantidade de sócios remidos,como já me expressei antes.

    Curtir

  5. Sobre os candidatos…Vou começar pelo fim da matéria, que é a parte que eu concordo…Que os verdadeiros remistas deveriam se unir em prol do…Coisa que nós todos sabemos que não vai acontecer enquanto os que se julgam donos do REMO, ainda estiverem respirando…Inclusive os candidatos que o blogueiro escolheu como a melhor opção…É só pensar pela lógica…Se os preferidos do blog ganharem…De cara eles vão ter que arrumar dinheiro pra pagar as contas atrasadas e que eles prometeram pagar em sua campanha…Detalhe…Um dia vão ter que pagar esta outra dívida que fizeram…Quem vai pagar?…E no máximo vão retocar a pintura do Baenão, como os anteriores, e depois dizer que foi feita uma reforma geral…Quanto as obras das arquibancadas…Eles vão dizer que não é problema deles, no mais, vai continuar tudo como antes…Quanto aos outros candidatos…Um já está por lá na diretoria…Porque esperar pra ser eleito pra fazer o que promete?…O outro disse que reconheceu em cartório as promessas que fez…E daí?…Se ele não cumprir o que prometeu, o que pode acontecer?…Ficar de de joelhos no milho como castigo?…Por isso que eu espero que o Pirão ganhe…Pra que ele termine o que acabou…Já que os outros candidatos já deixaram bem claro que isso não é problema deles…E sobre isso de terminar o que começou…Eu acho engraçado, é que, as mesmas pessoas que fazem campanha contra o Pirão por (segundo a opinião deles) ter arruinado o Baenão…São as mesmas pessoas que apoiam o governo brasileiro que arruinou o Brasil de ponta a ponta…Nos enterrou numa crise sem fim…E nos deixaram uma dívida que nem os nossos netos vão ver serem pagas…Mas é claro que o que o Pirão fez, é muito pior…kkkk…Quanto aos rivais que se intrometeram no assunto dos outros, achando que vivem no Céu…Aconselho a irem no site do seu clube, e procurar pela parte que se refere a prestação de contas…A última prestação foi feita em Setembro de 2015…Cuidado com o Profut…Agora que voces se meteram nisso…Tem que andar na linha…Ou a série C estará esperando por voces de braços abertos…kkkk

    Curtir

  6. Antonio e Nelio, reforço o apelo para que reduzam o tamanho dos comentários. É deselegante e até desrespeitoso com os demais comentaristas.

    Curtir

  7. Pô Gerson…É só uma vez ou outra que eu faço um texto maior do que o normal…E não dá pra reduzir em duas linhas, séculos de descaso em matéria de futebol

    Curtir

  8. Edson e Nélio, pergunto a vcs: acreditam mesmo que o Paysandu tem tanta credibilidade assim? Se tem, porque o Rodrigo Biro deu uma desculpa e veio para o Figueirense?

    Curtir

  9. Mas Lay, esses dois times que o LEÃO jogou, são só sparrings…Isso é só treino visando o nosso eterno saco de pancadas…Digo o nome dele ou voce adivinha?…kkkk

    Curtir

  10. Mas alguém sabe me dizer o resultado da pelada que o nosso rival está fazendo no exterior…Exterior de Belém?…um a zero e com sofrência?…Tão no caminho certo…A caminho do vice…kkkk

    Curtir

  11. Ei Gerson, já reduzi há tempo e meus textos não passam de 10 linhas que acho normal até. quando tenho de fazer comentário maior fragmento em várias postagens . Não entendo porque da chamada de atenção. ou então tem de deixar claro que so é permitido texto com 5 linhas hoje.

    Curtir

  12. Sei que ainda é início de temporada, mas não acredito que o pikachu permaneça na reserva desse time do Vasco. Ontem no amistoso contra o bangú ficou na reserva. Torço demais pelo garoto.

    Curtir

  13. Ei amigo Lucilofilho, chega aqui, deixa eu te falar uma coisa muito séria e grave: O PIKA joga muita bola mas só foi contratado pelo Vasco para tirar qualquer possibilidade dele vir a renovar com o Paysandu e ser uma peça principal para o Paysandu contra o destino do time do Eurico Miranda na serie b. Se não entendeu ainda falo mais claro. O PIKA só foi para o Vasco com objetivo de enfraquecer o Paysandu adversário forte do Vasco no acesso 2016. Entendeu agora???? Se tens alguma dúvida, atira para longe porque isso é estratégia mais certa de ocorrer no Brasil nos últimos tempos antigo e recente em todos os lugares. No tempo do tabu remista o Ricardo Resende tirou o seu buneco do remo na surdina, e quebrou o tabu. E seu buneco praticamente ficou encostado e jogou so 3 partidas pelo bicolor, numa delas foi expulso. mas a estratégia deu certo porque o home levava muita sorte contra o bicolor. Mais recentemente Pirão afirmou a um jornalista local que tirou mesmo propositalmente Eduardo ramos do Paysandu em 2014 porque se não fizesse isso o remo iria continuar sem ganhar estadual e sem divisão na opinião dele. lucilo o futebol é incrível homem, e as pessoas mais ainda. PIKA talvez nem jogue muitas partidas no vasco até sair. vc verá.

    Curtir

  14. Eltoo o Figueirense é hoje um dos maiores e mais estruturados clubes do Brasil que na minha opinião saiu do porte pequeno que ostentava ate 2001 para ser do porte médio indo para grande. So para teres uma ideia amigo elton sales, o figueira é meu espelho para o meu Paysandu se mirar e se projetar porque esse time catarinense passou 12 temporadas na primeira divisão desde 2002 entre as últimas 15 que disputou até hoje, uma marca impressionante para um clube que era pequeno. Nem um clube médio e até alguns grandes conseguiram permanecer na primeira divisão por tanto tempo igual o figueira. Somente o poderoso vasco já foi rebaixado três vezes nesse período, o botafofo 2. então quem não quer jogar num time com essa credencial do figueira elton??? ok ?????

    Curtir

  15. Estás desaprendendo a fazer contas simples, Nelio. Chamei atenção porque ontem você enviou dois textos com mais de 20 linhas. Um deles ficou retido e outro eu liberei.

    Curtir

  16. Jorginho colocou o Pikachu nos 15 minutos finais, mas no meio-de-campo. Com aquela altura, Pikachu dificilmente vai ser lateral nesse time do Vasco.

    Curtir

  17. Nelio, só neste comentário você extrapolou bastante as 10 linhas (no total, 16 linhas). Recomendo que descubra o poder da síntese. Um texto com muitas palavras não significa um comentário mais claro.

    Curtir

  18. Mas, Edson, é o que falo. Qual a população de Florianópolis? E ainda tem o Avaí, e todos os forasteiros – eu, por exemplo – que não contam.

    A provocação é só para bater na tecla do potencial econômico, que aí é muito maior.

    Lembro-me que há uns três ou quatro anos, foram oferecidas áreas em Marituba para a construção dos CT’s de Remo e Paysandu. Até hoje, acho que os clubes nem foram atrás.

    O tempo passa, e nada muda. Os dois gigantes continuam com os pés de barro. Aí é fácil culpar os outros.

    Mas quem sabe um dia isso muda? Abraços.

    Curtir

  19. Nélio, a mesma resposta dada ao Edson também lhe dou. Não tinha visto o seu comentário. E não pensem que os dois – Avaí e Figueirense – não tem dívidas trabalhistas. Tem bastante. Só que eles pagam os acordos firmados.

    Curtir

  20. Atenção pessoal porque é muito sério e grave o que vou escrever agora em poucas linhas: Leiam o comentário 11 do Antônio Fenômeno e tirem ou dissipem qualquer tipo de dúvida quanto ao sofrimento secular da torcida do remoleza .

    Antonio Fenomeno | 23 de janeiro de 2016 às 12:25

    Pô Gerson…É só uma vez ou outra que eu faço um texto maior do que o normal…E não dá pra reduzir em duas linhas, séculos de descaso em matéria de futebol. Viram como tenho razão em tirar sarro. ???? agora o fenômeno assinou em baixo que tenho plena razão. kakakakakakakakakakakakakakakakakaka papãoooookkakak

    Curtir

  21. Bem, se o André já ganhou…Agora vamos começar as cobranças…Espero que ele faça o que prometeu…E que que os eleitores dele façam a mesma coisa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s