Mudança (só) de fachada

POR GERSON NOGUEIRA

Quem trabalha com jornalismo esportivo se acostuma desde cedo com as consultas diretas na rua. As pessoas vêm perguntar sobre seus times, assuntar sobre bastidores ou apenas puxar um dedo de prosa. Considero isto um privilégio diário, que reenergiza e traz sempre imensa gratificação pessoal.

Nos últimos dias, as perguntas mais frequentes são sobre as contratações da dupla Re-Pa e sobre a presença do coronel Antonio Carlos Nunes no comando do futebol brasileiro. Sobre os velhos rivais, comentarei em outro tópico. De início, vamos à questão que envolve as mudanças na CBF, até porque quando a eleição aconteceu a coluna estava em recesso.

Em primeiro lugar, não há nenhuma mudança de fato. Tudo o que foi feito até aqui visa deixar as coisas exatamente como estão e sempre estiveram. É mudar para não mudar.

Nunes, por força dos arranjos internos, elegeu-se vice e por ser o mais idoso ficou com a presidência, substituindo temporariamente a Marco Polo Del Nero, que se licenciou. É bem provável que a licença se torne definitiva e Nunes herdará então o comando, como José Maria Marin (sucessor de Ricardo Teixeira) e Del Nero (substituto de Marin).

É importante não perder de vista essa galeria ímpar de nomes, todos extremamente encalacrados com a Justiça norte-americana, que tomou a iniciativa de devassar as finanças e contratos de confederações, federações e da própria Fifa. Teixeira está sob risco de condenação e Marin em prisão domiciliar nos Estados Unidos.

Nunes tem a chance de dar um grito de libertação e provar que não é um reles pau-mandado de Del Nero & cia. Caso seja confirmado na presidência após os cinco meses de interinidade, terá a responsabilidade de tirar o futebol brasileiro do abismo em que se encontra.

Para isso, em primeiro lugar, precisa se atualizar. Logo na primeira entrevista, veio com aquele disparate zagalliano de que o Brasil é que tem a ensinar aos gringos. Uma frase de lascar, principalmente após aqueles dolorosos 7 a 1 em BH.

Exímio na arte do conchavo, Nunes poderia empregar esse talento de forma positiva para unificar interesses legítimos, fazer uma gestão transparente, valorizar os clubes e extinguir os esquemas obscuros que transformaram a CBF em sinônimo de maracutaia.

Como desportista e cidadão, gostaria de poder acreditar nos termos deste parágrafo acima, mas a realidade nua e crua não permite esses devaneios. Seria ilógico esperar uma ruptura institucional por parte de alguém que representa o status quo.

Ao que tudo indica, as coisas continuarão nos conformes, sem contrariar interesses ou bater de frente com questões incômodas – como, aliás, sempre fez na condição de presidente da Federação Paraense de Futebol.

Muita gente, inclusive amigos e respeitáveis colegas de ofício, brande a tese do bairrismo para enaltecer a eleição de um paraense. Menos, menos… O discurso pode ser bonito, mas o Pará nada tem a ver com isso – até porque ele foi eleito na vaga do Sudeste.

Com todo respeito, dar à eleição na CBF a dimensão de uma grande conquista regional é assinar atestado de ingenuidade e/ou desinformação histórica. Não há razão para festejos. A escolha é um arranjo do grupo que desgoverna e infelicita o futebol brasileiro há tempos.

Abro aqui um parêntesis: todos que convivem com Nunes sabem que é homem afável e simples, educadíssimo e amigo dos amigos. O erro está em vê-lo como alguém que não é: o grande redentor do futebol pentacampeão. Chega a até ser injusto, pois nunca teve esse perfil de desprendimento. Seu reinado de 25 anos na FPF é a prova maior do estilo conservador. Ora, se não contrariou a métrica local, como iria romper com as amarras viciadas da CBF?

Portanto, que ninguém se iluda ou espere milagres. Tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.

2b6078b8-5653-4ddf-9233-3d4e174c65e6

Blog campeão bate mais um recorde

O www.blogdogersonnogueira.com estabeleceu um novo recorde regional. Recebeu 7.964 visualizações e 4.919 visitantes (média de 1,62 visualização por visitante), com 118 comentários, na última quinta-feira, 14. O post sobre a proposta de torcida única no Re-Pa recebeu 4.824 visualizações no dia. Foi a segunda maior audiência da história do blog, atrás apenas dos 8.827 acessos do dia 21 de fevereiro de 2013.

São números que expressam a evolução e o prestígio do blog, hoje com a marca de 6,09 milhões de acessos e média diária de 3.641 visualizações (1.122 visitas). Nenhum outro blog regional, segmentado ou não, alcança tais marcas. Agradeço a todos os internautas e baluartes que ajudam a construir diariamente o blog campeão.

————————————————–

Ano novo, velhas práticas

Através de seus dirigentes e executivos, a dupla Re-Pa tem unido o discurso de modernidade, projetando mudanças administrativas e até mesmo investindo na quebra de velhos conceitos. Na teoria, tudo muito bom. Na prática, antigos vícios reaparecem em todo o seu esplendor a cada começo de temporada.

O mais visível é a importação maciça de jogadores. Papão e Leão, juntos, contrataram até aqui 24 atletas. À Curuzu chegaram 16 (um foi liberado, mas será substituído). Ao Evandro Almeida, oito. Ambos ainda pretendem continuar com a gastança, devendo trazer mais reforços.

Por incrível que pareça, trata-se da primeira leva de aquisições. A segunda virá ao final do campeonato estadual, às vésperas do Brasileiro. No ano passado, o Papão contratou 40. Deve chegar bem perto disso nesta temporada. Nossos clubes fazem a alegria de empresários espertos e procuradores matreiros.

Os custos são naturalmente altos para os combalidos cofres do nosso futebol e, em determinadas situações, se tornam ainda maiores com a adição de pendências trabalhistas decorrentes de acordos mal costurados ou descumpridos.

É bem verdade que, nos últimos três anos, o Papão tem se destacado pelo zelo no cumprimento de obrigações, precavendo-se de litígios judiciais. O Remo, porém, ainda sofre com problemas desse gênero.

Chegou a hora de uma reflexão séria nos clubes quanto a esses gastos – alguns visivelmente desnecessários -, sob pena de a saudada nova era do nosso futebol morrer antes mesmo de começar a andar.

(Coluna publicada no Bola deste domingo, 17)

16 comentários em “Mudança (só) de fachada

  1. Quanto ao “coronér” na CBF também não espero nada de novo, é querer se iludir demais pensar em mudanças.
    Já a respeito da farra de contratações vejo com preocupação pois ao meu ver, muitas delas foram no estilo DVD e conversa com empresários deste ou daquele jogador. Isto falando do Papão. Mas vamos aguardar espero que os erros sejam menores que os acertos.
    Evitei tecer qualquer tipo de comentário durante as contratações, acho que falei apenas do “Ronaldinho “Gaúcho”, por não sentir firmeza nos indicados, vou confiar e esperar apenas e torcer para que dê certo.

    Curtir

  2. Outro fator contribuinte para a farra das contratações é a ausência de uma base forte ou preparada para suprir a saída dos profissionais do time principal. Enquanto existir a falta de compromisso com a base o time será refém de empresários e oportunistas em geral e só quem tem a perder é o próprio clube.

    Curtir

  3. Amigo Gerson,

    Enquanto não mudarmos a base, dando infraestrutura para os garotos e comissão técnica, os jogadores (que poderiam compor o elenco profissional) serão subutilizados no clube, pois não apresentam condições técnicas de vestir uma camisa de um dos grandes, com raras exceções como Pikachu.

    Curtir

  4. Todos os clubes do futebol brasileiro, contratam…Inclusive os que tem base forte, como o Corinthians, por exemplo..Imagine aqui, onde nem base existe… Penso que devíamos bater nesse modelo de se fazer base em Belém…Se as bases de Remo e PSC, não existem, porque todo ano se achar que elas poderiam ser a salvação dos Titãs? O grande erro, não está nas contratações de 15, 16,… jogadores e sim na qualidade dessas contratações…Mas isso, é fruto de clubes que ainda buscam uma estrutura financeira no futebol brasileiro…Não tem, ainda, condições de brigar por boas contratações com clubes como, Vitória, Santa Cruz, Fortaleza, Ceará…. Paciência

    Curtir

  5. Perfeito sua análise sobre o Coronel Nunes na CBF, Parabéns a você idealizador deste espaço pelo record, confirmando a qualidade do blog que democraticamente abriga opositores ferrenhos na questão política partidária. Sobre contratações, a falta de base é clara, mas o que chegar a irritar o torcedor e a falta de critérios nas contratações chegando ao ponto de alguns contratados nem atuarem ou pouco atuarem e ainda recorrer a justiça, algumas ocasiões cobertos de razão em outras apenas por oportunismo.

    Penso que uma menor qualidade com um valor mais dispendioso no limite de cada clube, compensaria na contratação numerosa e desqualificada como tem sido rotina na dupla REXPA.

    Curtir

  6. Eu já disse, enquanto as pessoas tiverem analisando essa ascensão do Nunes na CBF, comparando e aliando ele com a quadrilha do Ricardo Teixeira, enquanto tiverem analisando pelo lado dos 7×1 que o Brasil tem de “desforrar” na Alemanha, enquanto tiverem analisando pelo lado obscuro e ridículo do clubismo, enquanto estiverem analisando hoje porque ele foi militarista(Assim foram todos os presidentes da CBF), e o mais atemorizante de tudo, enquanto estiverem analisando por ele é do Norte e pessoas daqui acham que ele não tem competência, ou seja assinando suas próprias discriminações e discriminado os Nortistas e o Coronel, coisa que é crime e muitas pessoas lutam tanto contra isto hoje, enquanto analisarem com essas mentalidades o Coronel tem de sair a jato de lá se não pode sofrer até um atentado igual John Ftizerard Kenedy. Francamente deixem o homem trabalhar para ele depois quando terminar o mandato dele poderem fazem todo o tipo de crítica que lhes vier na cabeça. Não me iludo e jamais de achar que ele mesmo se for o maior presidente que já teve a CBF essas pessoas de hoje vão lhe aplaudir, Não me ludo, ele vai sair esculachado e criticado de qualquer forma. A diferença em caso de acerto dele na CBF, é que críticos de hoje mais conscientes irão ficar calados quando ele sair, não vão criticar e nem elogiar. Já será vantagem, porque os inconscientes e discriminadores vão até festejar a saída dele, mesmo se ele for hépta campeão mundial devolver os 7×1 alemão e trazer o ouro olímpico para o Brasil. Discriminação é febre de 40 graus. Para mim enquanto Nortista, que sempre fomos prejudicados pelo pessoal do Sul, é so ver a injusta distribuição de cota da TV hoje, eu creio piamente que o Coronel la, já temos uma vantagem muito grande. Com perdão da palavra se ele não fizer porra nem uma de bom no geral, mas ele não vai nos prejudicar. Pode até não ajudar também. mas prejudicar certamente não vai e isso já será indiretamente uma grande ajuda. verdade ou não???E K para nós acho que já está ajudando porque o Marechal dirigente azulino já afirmou que ele garantiu adiantamento de 900 mil ao C Remo, das cotas que o azulino terá direito, onde no passado os caras da CBF nem receberiam dirigentes do Norte, nem esse Coronel que se diz amigo deles, quanto mais para adiantar verba??Pô então por favor quem é do contra não peço jamais que elogiem e mudem sus mentalidades. Peço só que deixem o homem trabalhar mesmo porque ele só tem um Mês no comando e é até injusto mais ainda exigir dele agora, quando sabemos que governo quando assume pede 4 anos para organizar a casa e mais 4 para poder trabalhar. . O Nunes não está pedindo nada disso. Só quer trabalhar. Agora estão bisbilhotando até uma pensão que ele recebe por lei federal, como se so ele tivesse esse beneplácito. Egua!!, Deixem o homem em paz. por favor.

    Curtir

  7. Vejam só, como tem muitos azulinos e até bicolores contra o Coronel, eu vou polemizar o caso: Na minha opinião o Coronel talvez não aguente a pressão e a opressão, não porque ele seja santo, fraco , sujo ou vá cometer muito erro na CBF. Não é isso, mas eu acho que ele vai provar do mesmo fel que provou o bicolor Artur Tourinho a frente do Paysandu, onde inclusive tem envolvimento da FPF e CBF , TJD e STJD no caso. Tudo teve raiz numa pressão fulminante em cima do Tourinho por parte de muita gente daqui onde Tourinho foi defenestrado do futebol. . Tourinho também assumiu o Paysandu onde ninguém imaginava que ganhasse tudo que ganhou, nem o mais fiel bicolor. Porém depois de uma serie seguida de conquistas imagináveis, Tourinho despertou inveja e ciúme de muita gente grande e azulinos, bicolores e pessoas da imprensa daqui. O porquê até hoje não sei. Lembro é que iniciaram mais ainda uma onda perseguição infernal procurando toda fagulha de coisa ruim do Tourinho para tornarem público. mas ninguém encontrava nada de ruim. Só encontravam taças em maior quantidade de todo tipo na sede bicolor que o cara ganhava a cada 2 meses kakakakakakakakakakak. Tinha gente famosa da imprensa local maioria azulina e até alguns bicolores que passavam 60% do programa deles no Radio e na TV so para atacar o Tourinho. A pressão era muito grande. Ligações anônimas e denuncias vazias para a Policia Federal contra o homem. E isso ja ocorria quando o Tourinho estava no auge com o bicolor, ok?? Numa dessas denúncias até a PF pegou corda, invadiu sem avisar a sede bicolor levou tidos os computadores e doc mas devolveu tudo depois com cara de Amélia e sem qualquer vestígio de irregularidade. Mas a pressão e ataque só aumentava mesmo ninguém descobrindo nada. dizem até que até o gaga Pinho disse comprou não sei o que so para melar. Só sei que ninguém provava nada, era so acusação. Aí estopim foi o Tourinho dar uma de Mazola e dizer que o estadual de 2003 fizeram para ajudar o Remo. Põ depois disso, os caras da imprensa fizeram a farra de pressão e os bicolores e azulinos do contra ajudaram. Meteram corda e o diretor técnico da FPF pegou e denunciou o Tourinho. Tourinho foi suspenso por 6 meses aqui no TJD. Depois espalharam que ele tinha assinado doc pelo bicolor e o caso foi parar no STJD da CBF, o qual so queria um pé para tirar o Paysandu com vaga quase assegurada na Sulamericana e forte concorrente a mais uma vaga na Libertadores, pois o time era forte e ia muito bem na serie A. O papão perdeu 8 pontos na serie A. Depois disso até torcedores bicolores que eram a favor do Tourinho ficaram contra e com e isso foi prato cheio para quem já era do contra. a partir daí tourinho caiu em queda livre até ser execrado. Curioso é que depois quando Tourinho foi defenestrado, vários perseguidores não queriam tocar no assunto como se já tivessem conseguido o que queriam. Quando algum ouvinte ligava pedindo para eles fazerem um comentário ruim, eles desviavam atenção dizendo. JA FALEI TUDO QUE TINHA PARA FALAR DO TOURINHO. foi assim que ocorreu o fim do Tourinho no futebol é assim que deverá ocorrer com o coronel, espero que não. te cuida nunes

    Curtir

  8. Nélio, faz uma farofa e dá pra ele, leva o Coroné pra tua casa!
    Fala em clubismo, mas se o homem fosse conselheiro do Mais Querido será que tu apoiaria tanto?

    Curtir

  9. Eu espero que o coroné fique na CBF até o fim do parazinho…Porque, qualquer “ajuda” do coroné ao seu clube de coração, a imprensa nacional vai saber..Então…Fica coroné…kkk

    Curtir

  10. Claro que apoiaria se ele não tivesse nada de grave comprovadamente. Vê se tu me ouve falar mal ou perseguir o Boróro vice lá na FPF camarada??? As vezes nem lembro que o conselheiro, remista fanático, ex presidente azulino Bororo e vice na FPF nem mesmo com mazola dizendo que ele andou armando por lá. . Mas vcs remistas não, vcs tem mania de querer levar o clubismo nas ipiniões, com raras exceções como o gande azulino antonio Oliveira. Mas de verdade , a grande maioria de vcs azulinos tem mania do fanatismo cego de levar tudo pelo clubismo, e aí não cola. mania é coisa de louco.

    Curtir

  11. O Nunes do jeito que demonstra ser, deve tá muito preocupado
    Aqui no Pará até o Mario Couto já levou o farelo na sua mão
    E ele nem se bateu com aquela coisa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s