Respeitem Chico!

Link permanente da imagem incorporada

POR JAMARI FRANÇA, via Facebook

Uma falta de respeito inadmissível a interpelação a Chico Buarque pelos jovens do Leblon que não tem a menor noção do que é uma democracia. São ditatoriais, não aceitam opinião contrária a deles. Chico foi um dos artistas que mais lutou para que esses jovens tivessem a liberdade de expressão que tem hoje. Foi perseguido, censurado, músicas suas liberadas tinham palavras cortadas, basta ouvir Chico Canta, com as músicas da peça embargada Calabar. O canto é mutilado pelo corte de palavras da letra.
No álbum Chico e Caetano Juntos e ao Vivo em certo momento o barulho dos aplausos é aumentado para encobrir uma palavra censurada. Vi show dele com o MPB4 no Teatro Casa Grande em que era proibido de cantar certas músicas ao vivo. A banda tocava, ele e o MPB4 mudos diante dos microfones, num desses shows o DCE da PUC distribuiu as letras da músicas proibidas e o teatro inteiro cantou diante deles, mudos. Ele fez tudo isso numa época em que as pessoas eram sequestradas pela polícia politica, torturadas, desaparecidas sem que se pudesse fazer nada (tive colegas da PUC acordados de madrugada com um revólver na cara e levados para o quartel da PE na Tijuca onde foram torturados, uma colega foi estuprada por um cão pastor). Ou seja tinha que ter CULHÃO para fazer o que ele fez. E vem um bando de playboys do Leblon interpelá-lo!!! Vão todos sentar numa estaca.

10 comentários em “Respeitem Chico!

  1. Não dá para ficar perplexo com a juventude nazista e ignorante que o Brasil vem criando porque não é de hoje que se pode vê-los por aí. O que é que podemos esperar de uma geração ignorante de História? Que não tem a menor ideia do que é sociologia, ou antropologia? De uma geração que aceita muito bem o passado racista e escravocrata como um pequeno lapso, um deslize perdoável, e rejeita a democracia? O que eles querem? Dados os comportamentos, as atitudes e as falas, dá para perceber. Querem o regresso da “pax social” trazida pelo conjunto de preconceitos e truculência das oligarquias, a autoafirmação do ariano brazuca um tanto mestiço, e a recolonização, mas, agora pelo Tio Sam. Mais que dependência econômica, o Brasil colônia era território de Portugal, um quintal lusitano, não era um país, não era uma nação. E agora que é, querem desfazer essa construção histórica por motivos egoístas, vendendo o que não é deles, mas do povo, e fugindo em seguida para, bem, para a Europa? Os EUA? Japão? Não percebem que sem o Brasil transformam-se em párias. E em outras coisas muito piores. E por isso são capazes de querer que o pobre se exploda e que o mundo todo se torne uma conta bancária na Suíça, onde podem esconder suas fortunas. Esses nazistas são ignorantes de si mesmos.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Sobre o modo de abordagem, só me resta corroborar tudo o que já disse nos outros comentários que fiz a respeito: lamentável!

    No mais, seguindo a linha da postagem, e o mote natalino, é de se augurar para o Brasil:

    mais dignidade na administração da saúde!

    mais dignidade na administração da segurança!

    mais dignidade na administração da educação!

    mais dignidade na fiscalização do meio ambiente!

    mais dignidade para os Guarani Kaiowa!

    mais dignidade na distribuição das verbas estatais, máxime dos incentivos culturais!

    Em suma, mais coerência com a própria história, Chico Buarque!

    Enfim, de perguntar, cadê aquele Chico Buarque dos velhos tempos, que não vê que o Brasil (dos guris, dos pivetes, da terra em palmos medida para o lavrador, dos meninos que comem luz, e do malandro que é autuado, julgado, condenado culpado pela situação) continua aí o mesmo n’alguns pontos e pior num tanto de outros?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Empalar estes playboys seria um prêmio. São jovens acéfalos idênticos aos que o nazismo recrutou e os enviou feito gado para as frentes de batalha.
    Algo de urgente deve ser feito antes que agressões verbais se transformem em assassinatos em nome do falso moralismo direitista que assola o país.
    Há uma solução, porém depender do atual congresso nacional onde a maioria é formada pelos herdeiros corruptos e bandidos, é continuar dando murro em ponta de faca.
    Temo pelo futuro sombrio que se aproxima a caixa de Pandora foi aberta e a Veja, a Globo e outros canais similares não tinham a ideia de que todo o esgoto acumulado em infinitas décadas viesse afogá-los também.
    Eles achavam que o povo brasileiro era tão idiota, burro e cego para cair no conto infantil.
    Parabéns Chico, a melhor resposta a pessoas incivilizados é permanecer firme naquilo em que construímos e acreditamos.
    O brasileiro não é mais aquele iludido pela emissora do plim-plim.

    Curtir

  4. RETRATO FALADO DA CRISE ECONÔMICA GENERALIZADA QUE ESTAMOS VIVENDO NO BRASIL:

    Andando por aí eu tenho visto muitos coisas que não via há muitos anos nestes dias que antecedem o Natal em comemoração ao nascimento de nosso senhor Jesus cristo. Bem diferente de outros tempos, andando por aí eu tenho visto as grandes filas que se aglomeravam nos supermercados da cidade neste mesmo período, sendo substituídas hoje por alguns “gatos” pingados em fila na maioria pessoas de classes média e alta tentando encher meio carrinho de compras no supermercado. Nos chopins center da cidade, onde era comum ver um aglomerado de pessoas das mais diversas classes comprando os mais diversos produtos, funcionário acompanhados de clientes saindo das lojas carregando geladeiras, televisores da melhores qualidades, conjunto de dormitórios, etc para fazer o carregamento das entrega, hoje vemos pessoas na maioria admirando os produtos expostos, e uma minoria adquirindo e saindo com um volume menor que parece ser um liquidificador, ou batedeira, ou ferro elétrico para talvez presentear seus amigos, e familiares. Os poucos vendedores que ainda tiveram a sorte de permanecer empregados tem também de ter sorte para encontrar um cliente disposto a comprar. Na nossa popular João Alfredo, o chopim popular da cidade onde era difícil nesta época até da gente circular sem esbarrar em alguém devido ao imenso número de pessoas adquirindo os mais diversos produtos nesta mesma época, porém hoje da até para correr por lá sem esbarrar em alguém, a tranquilidade é tamanha que antes a gente não conseguia sequer chegar perto de um vendedor dentro das lojas, devido ao enorme número de clientes que solicitavam seus serviços, hoje quando a gente passa em frente as lojas os vendedores é que tem dificuldade de manter contato com clientes que queriam comprar algumas coisa, onde uns até se arriscam a parar o cliente em frente a loja tentando convence-lo a entrar, nem que seja para olhar os produtos. Esse é o retrato da crise. Nas conversas de esquinas, nos grupos de trabalho nos coletivos e em qualquer lugar onde esteja um aglomerado de pessoas o tema da conversa é o mesmo, a voz é a mesma : A situação está muito difícil gente. Parece até a Orquestra Sinfônica de Monte Carlo. rsrsrsrsrsr “” Parabéns Dilma por teres proporcionado o pior Natal de todos os tempos do povo brasileiro, especialmente o assalariado. “Parabéns Chico por teres lutado em favor dessa grande democracia que hoje vivemos onde até hoje defende esse governo democrático.””” Ei, você aí assalariado que está nadando na grana, vai passar o melhor natal de sua vida, está com estoque de presente repleto para distribuir para seus entes queridos, não pense que esqueci de você. Saiba que você além de sortudo é um dos pouquíssimos privilegiados. Aproveite bem este momento porque você é uma raridade na economia atual. Curta o que puder e não queira passar pelo que muitos milhões de brasileiros estão passando hoje.

    Curtir

  5. Acho que os papeis estão se invertendo ou já se inverteram na sociedade brasileira ou no mínimo víramos o país dos contraditórios. Não dá mais para aturar tanta demagogia barata principalmente relacionada a palavra democracia. Chegamos num estágio hoje que quem está passando sérias dificuldades em tudo, principalmente econômica em virtude de um modelo econômico aplicado pelo governo, que fracassou, tem de se manter calado, rezar , rezar e rezar para a situação não piorar mais, porque se piorar seria a morte. Essas pessoas que hoje padecem e que são a maioria no país, os números não mentem jamais, não podem mais protestar, manifestar contra o governo federal e o modelo econômico fracassado porque são duramente taxadas de golpistas, nazistas, nazi facistas, extremistas e anarquistas, elitistas. E quem etiquetas essas pessoas disso tudo são justamente astros famosos, radialistas, repórteres, bloguistas, colunistas e pessoas vinculadas a algum tipo de mídia em grande parte, que tanto falam em democracia> PÔooooo mas que tal de democracia é essa desses caras falam e que só eles são os donos da verdade e temos de acreditar e calar que tudo vai bem neste ´Brasil do jeito que 4 pregam????????? francamente, mas se continuar assim, vamos chegar no tempo que vão começar a desaparecer pessoas, pessoas serão torturadas(mais ainda), penduradas no pau de arara se continuarem falando mal do governo da Dilma, do jeito que dizem que ocorria no tempo do militarismo que ninguém podia abrir a boca para falar mal do regime. Podem crer no que digo, porque uma coisa é você ser oposição. OUTRA BEM DIFERENTE É VC SER O PODER, TER PODER, ESTÁ NO PODER. OK???????

    Curtir

Deixe uma resposta