Jornalismo de esgoto em ação

POR FERNANDO BRITO, no blog Tijolaço

Tivesse hoje um Judiciário altivo, a  edição da Veja desta semana estaria, neste momento, sendo apreendida.

E Luís Inácio Lula da Silva estaria para receber ao menos R$ 10 milhões de reais como indenização por danos morais, com um pedido módico de que a revista pagasse, como reparação, o mesmo preço de venda de cada um de seus exemplares.

Porque retratar um ex-presidente da República, que não tem sequer uma denúncia judicial contra ele, com uniforme de presidiário não é o livre exercício do jornalismo…

capasveja

É o exercício criminoso da propaganda, para criar um estado de comoção e preparação para medidas arbitrárias que, hoje, só Zé Eduardo Cardoso e o Cego Aderaldo não vêem.

Não é preciso mais que o Inciso X do Artigo 5º da Constituição Brasileira:

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Não há uma questão de liberdade de imprensa; não se trata de uma caricatura, sobre a qual se pudesse argumentar com a liberdade de criação do artista.

É encomenda, mesmo, para que este lixo fique exposto nas bancas, supermercados, lojas de conveniência.

Para a trupe da direita, festejos e fotos simpáticas. Para Lula, o desejo transmutado na imagem com que sonham.

Infelizmente, salvo raras e honrosas exceções, juízes não se atrevem a interromper, com a lei, a continuidade desta agressão, como aquele achou “piada” a ideia de dizer que era “pena” que a bomba lançada sobre o Instituto Lula não tivesse explodido o ex-presidente em pessoa.

A maioria borra-se de medo de ser apontada como juiz censor e, então, às favas a Constituição.

Resta, talvez, apelar para a Vigilância Sanitária para que mande recolher esta imundície e evite a contaminação nos consultórios de médicos e dentistas, por onde ficará rolando este excremento até que se decomponha.

12 comentários em “Jornalismo de esgoto em ação

  1. Pelo que se sabe, amigo Miguel, Lula move pelo menos quatro processos contra Veja e a Editora Abril, todos em tramitação nos tribunais. Esta capa vergonhosa e abusiva certamente vai gerar nova ação judicial.

    Curtir

  2. Há tempos que não leio Veja por isso. Antes, até achava divertida, engraçada, inócua até. Hoje em dia, com os coxinhas nas ruas, ela tem se tornado mais que incômoda, tem sido perigosamente golpista, bem ao gosto dos entreguistas do Brasil.

    Curtir

  3. Não aprovo e considero falta de seriedade .Mas,

    Liberdade de expressão era o que mais queriam após a ditadura. Isso é anarquia combatida e tirada de circulação durante o regime militar. Não entendo certas queixas.

    Curtir

  4. Deixa de falar platitudes, Ferdinando. Louvação do regime militar, como forma de justificar as patifarias da Veja? Tenha santa paciência.

    Curtir

  5. Calma Gerson. Quando se menciona Regime militar logo vem a lembrança das atrocidades cometidas. Teve o lado bom que ninguém pode negar.As pessoas de bem se sentiam mais seguras e não havia o desrespeito que hoje impera, inclusive na Imprensa;

    Curtir

  6. Concordo quanto ao desrespeito, amigo, mas naquele tempo só as pessoas “de bens” viviam mais seguras. O povo sofreu horrores. A corrupção, embora escondida pela censura rígida, ocorreu em larga escala.

    Curtir

  7. O que a revista publica realmente fede, dá náuseas, porque é isso que fazem os integrantes desse governo ptralha, desviando o dinheiro da Petrobrás os investimentos sem futuro do BNDES, enquanto o povo brasileiro sofre sem saneamento básico, um sistema de saúde falido e um sistema de segurança maquiado.

    Curtir

  8. Informe-se antes de argumentar com falsas evidências, cuja apuração nem o seletivo Moro conseguiu configurar até aqui em relação a pessoas que generalizadamente você ataca, cidadão fake. Acusações sem provas não devem ser explicitadas e brandidas contra ninguém. Aqui neste espaço, como consta do aviso na tabuleta da porta, reacionários e fundamentalistas empedernidos não têm vez. Procure abrigo em outro ninho. Passar bem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s