Diretoria da Festa inventa a cavalgada do Círio

A programação do Círio de Nazaré cresceu em tamanho e importância, por isso tem sido adaptada aos novos tempos, buscando atrair mais visitantes. O problema é que o conceito de modernidade está ficando largo demais e passa a comportar alguns trambolhos inaceitáveis numa festa de natureza religiosa. Depois da criação do bizarro concurso de barco à fantasia na Procissão Fluvial, surge este ano outra inusitada fuga de ideia: a cavalgada, realizada no último sábado, para espanto dos devotos nazarenos mais tradicionais e transtorno dos alunos que enfrentaram trânsito fechado em diversas ruas no dia da prova do Enem.

A Diretoria da Festa de Nazaré deveria se preocupar com o bem-estar da população, que não pode ficar à mercê das ideias amalucadas que o Círio inspira em alguns. Pior ainda é a anuência da Prefeitura de Belém, permitindo o absurdo fechamento das vias de tráfego logo no dia do Enem. A situação requer uma urgente reflexão sobre as atribuições dos donos do Círio, que recebem recursos públicos e privados, mandam na cidade por um mês e nunca fazem prestações públicas do que arrecadam e gastam.

6 comentários em “Diretoria da Festa inventa a cavalgada do Círio

  1. Não fosse este inaceitável tumulto causado no trânsito num dia tão importante, este novo evento supostamente ciriano, por si só já constitui um rematado descabimento neste já exarcebado descabimento marqueteiro em que a fé dos paraenses vem sendo transformada pelos tais diretores da festa. E, justiça se faça, não é de hoje, e tem atravessado governos de todas as cores e tendências.

    Curtir

  2. Moro aqui em Tucuruí, anualmente tem uma cavalgada em alusão a EXPOTUC da cidade, as ruas da cidade ficam todas sujas com cocô dos animais,sem falar no transtorno para o trânsito. Belém não merece isso, não deixem acontecer essa loucura, ninguém merece. Cocô nas ruas, trânsito parado, sofrimento dos animais no asfalto, é um exagero inventarem mais essa.

    Curtir

  3. Concordo com o texto e acrescento que a tradicional e mais importante procissão caminha no sentido inversos dessas invencionices. Já que o Círio inicia cada ano mais cedo e termina cada vez mais cedo.

    Com toda sinceridade, esta pressa em terminar o evento faz parecer que a organização do Círio está prestando contas com determinado grupo de comunicação do Pará, que se orgulha em cronometrar o Círio durante a transmissão, como se este fosse uma corrida.

    Curtir

  4. Muito bem lembrado. A tal preocupação com o tempo remete mais a corridas de F1 do que a uma procissão religiosa.

    Curtir

  5. O Cirio é uma festa bonita e completa. Impressionante.

    Claro que para nós evangélicos se trata de uma festa com apelo a idolatria.

    Calma, não estou criticando ou atirando pedras.

    Eu gostaria que os lideres da maior igreja do País no Pará, acabasse com os fogos no CAN em favor dos nossos periquitos.

    E ensinasse um pouco mais sobre a questão do sacrifício.

    Em que pese ser lindo ver a BR cheia de gente caminhando de vários lugares, Maria se fosse viva repreenderia essa comovente ação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s