Faustão argentino quer comandar confederação

Marcelo Cuervo Tinelli Apresentador Argentina

POR FRANCISCO DE LAURENTIIS, da ESPN

Imagine se um dia o apresentador Fausto Silva, o Faustão, for eleito presidente da CBF. Pois algo muito semelhante pode acontecer na Argentina, onde o “Faustão” local está próximo de chegar ao comando da AFA (Associação de Futebol Argentino).

Trata-se de Marcelo Hugo Tinelli, 55 anos e apresentador do Showmatch, uma espécie de Domingão do Faustão dos hermanos. O programa, que é o mais popular da TV argentina, conta com atrações como o “Bailando por um sueño”, que é exatamente igual à “Dança dos Famosos”, um dos quadros mais conhecidos do dominical da TV Globo.

Além disso, ele é empresário e um dos principais produtores do poderoso Canal Trece, um dos mais importantes e de maior audiência na nação albiceleste.

Na última quarta-feira, Tinelli informou, através de sua sempre ativa conta no Twitter, que cumpriu todos os pré-requisitos necessários e será um dos candidatos à presidência da AFA, enfrentando o atual mandatário, Luis Segura, que assumiu a liderança da Federação após a morte do eterno Julio Grondona.

O pleito será realizado em 1º de março de 2016.

Só que a notícia dada pelo apresentador de televisão deixou algumas pessoal enfurecidas. O presidente do Boca Juniors, Daniel Angelici, e o principal craque do clube, o atacante Carlitos Tevez, já se colocaram contrários à eleição do apresentador de TV para o maior cargo diretivo do futebol argentino.

Tudo por um simples motivo: Tinelli é torcedor fanático e vice-presidente do San Lorenzo, um dos grande rivais do Boca, e adora fazer provocações e contar piadas sobre os xeneizes em seu programa.

Ele é tão identificado com o campeão da Libertadores de 2014 que é chamado de “Cuervo”, mesmo apelido dado aos torcedores da equipe de Almagro. Em entrevista recente, Tevez disse que não via o showman como nome ideial para assumir a AFA, já que ele é muito identificado com o San Lorenzo. Angelici foi na mesma linha, e já declarou seu apoio a Luis Segura. A resposta de Tinelli veio ao vivo, e cheia de ironia, durante a última edição do programa Showmatch.

“Para eles, o ideal é que o presidente da AFA tenha nascido dentro de um repolho”, disparou, fazendo referência à famosa lenda que explica a origem das crianças. Depois, porém, Tanelli pegou mais leve e preferiu apaziguar.

“Prometo a partir de hoje trabalhar para ser presidente da AFA e fazer um grande trabalho, uma grande gestão e trazer todas as mudanças necessárias ao futebol argentino. Vamos tratar de ficar amigos do Boca, que está bravo comigo. Vamos trazer o Angelici aqui ao programa com o Tevez”, discursou, bem-humorado, sem dizer se o convite seria para a dupla participar do quadro “Bailando por un sueño”.

“Temos que respeitar a opinião de Tevez. O presidente do Boca coloca a camisa do Boca, o do Argentino Juniors coloca do Argentinos Juniors, o do Huracán coloca do Huracán. O que eu faço e digo na televisão não sai da televisão. O Angelici tem seus bingos, o Segura tem suas farmácias, cada um com sua profissão. Tenho o maior respeito por ambos, e também gostou muito de Carlitos”, assegurou.

Tinelli, aliás, já teve papel decisivo em outras eleições além do futebol. Em 2007, por exemplo, quando Cristina Kirchner buscava a presidência da Argentina, sua tática foi ir a San Carlos de Bolívar, cidade natal do apresentador (a 320km da capital Buenos Aires), inaugurar um ginástio esportivo (construído inteiramente com verba federal) no local e “mendigar” apoio do astro da TV, que tem grande influência sobre as classes baixas e médias.

Depois de esperarem mais de duas horas sob o sol para falar com Tinelli, Cristina e seu marido, o então presidente Néstor Kirchner (hoje falecido), saíram de lá com tudo mais ou menos certo com o popstar, que passou a apoiá-los publicamente.

Resultado: Cristina foi eleita com 44,92% dos votos. Ela foi escolhida por 8.204.624 argentinos, praticamente o dobro da segunda colocada, Elisa Carrió.

É bom não duvidar da força do “Cuervo”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s