A festa ameaçada

POR GERSON NOGUEIRA

O Vilhena ameaça estragar a festa que os azulinos estão preparando para domingo, por ocasião da última partida válida pela fase classificatória da Série D. Sem se apresentar em Belém desde o começo da competição, em cumprimento à pena de perda de mando de campo, o Remo justificadamente vem trabalhando a divulgação do jogo como um grande reencontro com sua apaixonada torcida.

Tão importante quando o resultado do confronto para o posicionamento final do time na classificação da chave é a expectativa dos dirigentes no campo financeiro. A diretoria projeta uma arrecadação de cerca de R$ 1 milhão, suficiente para quitar dois meses de salários atrasados.

Acontece que o clube de Rondônia pode vir a melar os planos. Sem qualquer chance de classificação no grupo e mergulhado em séria crise, com dívida de quase R$ 500 mil, atraso de salários e debandada de jogadores, o Vilhena ainda não confirmou viagem para Belém. Seu presidente, conhecido popularmente como Gaúcho do Milho, já teria decidido desistir da competição.

Aliás, essa ameaça vem se repetindo ao longo das últimas semanas, mas parecia afastada depois que o Vilhena jogou em Roraima contra o Náutico e em seguida recebeu o Nacional, no último domingo. Ontem, segundo as emissoras de rádio rondonienses, o VEC não treinou e o presidente manteve a decisão de abandonar a disputa. Soa estranho que o clube desista justamente na rodada final, sujeitando-se às penalidades previstas.

Há, por isso mesmo, a desconfiança de que o cartola poderia estar buscando “sensibilizar” os azulinos a assumirem as despesas do VEC na viagem até Belém. Cabe destacar, porém, que o campeonato é organizado pela CBF e todos os clubes enfrentam problemas de caixa, principalmente os que não têm patrocínios e nem lucro com bilheteria.

A diretoria do clube tinha conhecimento de tudo isso quando aceitou representar o Estado na Série D. Sabia também que o torneio é essencialmente deficitário e que cabe a cada participante arcar com boa parte das despesas.

Resta aos azulinos esperar pela decisão final do Gaúcho, torcendo para que prevaleça o bom senso. O treinador do VEC, Marcos Birigui, aumentou a indefinição ao dizer que o elenco está desmotivado depois da eliminação antecipada e que é improvável a participação na rodada final. Diante do impasse, caberia às duas federações entrar em cena, afinal a competição é de interesse direto de ambas.

Independentemente do desfecho, o episódio reforça, mais uma vez, a impressão de que tudo se torna mais difícil (e desafiador) para o Remo neste esforço para se libertar da última divisão do futebol brasileiro.

————————————————————

unnamed

Papão mira o primeiro lugar

Sem o risco de sair do G4 nesta rodada, o Papão enfrenta o Paraná, em Curitiba, hoje à noite, mirando a liderança do grupo. A única baixa em relação ao jogo com o Santa Cruz é o atacante Leandro Cearense, lesionado, levando Dado Cavalcanti a escalar Betinho, autor do gol da vitória no Arruda. Em contrapartida, o setor defensivo se reforça com a volta dos titulares Gualberto, zagueiro, e Fahel, volante.

A importante vitória de terça-feira no Recife deu ao time ainda mais confiança, confirmando o excelente começo de returno e reabrindo a perspectiva do acesso. Sem cinco titulares, a equipe não se abalou e conseguiu executar em campo tudo o que havia sido planejado.

Apesar do sufoco na maior parte do jogo, o Papão não desistiu do ataque e foi extremamente competente no aproveitamento das chances. Um cenário mais ou menos parecido é aguardado contra o Paraná, que sofreu derrota no Rio para o Botafogo e tenta a reabilitação dentro de casa.

———————————————————–

Val Barreto desiste do Leão

Sem chance de aproveitamento no Remo de Cacaio, o atacante pediu as contas e vai fechar acordo com o Mogi Mirim e vai disputar a Segundona. A chegada de Kiros como reforço para o ataque azulino foi a senha para que Barreto desistisse de continuar esperando por uma vaga no time titular.

Não se pode afirmar que sua presença tornaria o Remo mais forte ofensivamente, mas é certo que não poderia ser reserva de Aleílson ou Welthon. Pelo prestígio com a torcida e o histórico de goleador, merecia uma oportunidade, mas a incompatibilidade com os dirigentes e a comissão técnica fechou o ciclo do atacante no Baenão.

———————————————————–

Uma comédia chamada STJD

A Justiça Desportiva periga se transformar em comédia no Brasil. O caso Dudu, tão badalado há cerca de três meses, de repente virou uma grande piada. O palmeirense foi condenado a 180 dias de suspensão por agredir o árbitro da final do Paulistão entre Santos e Palmeiras. Apesar das imagens irrefutáveis, a punição foi abrandada pelo STJD e caiu para apenas seis partidas. Quase um prêmio ao agressor.

Foi mais ou menos igual à punição aplicada a Petros, do Corinthians, também punido com rigor no primeiro julgamento por agressão a outro árbitro. Depois de alguns meses, o castigo foi rebaixado para poucos jogos de punição, deformando a sentença inicial.

Além de Dudu, o atacante Emerson Sheik, do Flamengo, ganhou uma espécie de dengo do STJD. Réu por reincidência em ofensas à arbitragem, ele foi suspenso, mas imediatamente o clube entrou com recurso garantindo sua presença nas próximas partidas. Tudo numa boa.

Quem já viu atletas de clubes aqui do Norte serem rigorosamente punidos fica sem entender a verdadeira necessidade de um tribunal que hoje não conta com o respeito dos clubes e nem das torcidas. Que usa critérios diferentes (e contraditórios) para julgar atletas e agremiações, dependendo sempre do peso político dos réus.

Na Europa, as cortes não têm a mesma ritualística do tribunal brasileiro, mas são infinitamente mais ágeis. Talvez por isso mesmo sejam mais respeitadas, por todos.

(Coluna publicada na edição do Bola desta sexta-feira, 11)

35 comentários em “A festa ameaçada

  1. Só falta este tal “do Milho”aí, ter um piti e querer exigir que o Mais Querido e o Fenômeno ajude o time dele também. Virou moda agora, foi? Kkkk

    Curtir

  2. Vc esperava o que Antonio?
    Pelo telefone agora de manhã pelo camisa 13, pediu ajuda ao remo

    Coitado, se ele soubesse da situação do rival.

    O Dudú alem de agredir o arbitro com um murro, lhe chamou de safado o tempo todo e tudo isso sendo contido pelos companheiros.
    No mínimo pra botar moral, tinha que pegar 10 jogos e olhe lá

    Curtir

  3. Pois é, Edson, mas este comportamento insinuante do tal “do Milho”, querendo ajuda financeira do Clube do Remo, dá mostra bem clara de que ele sabe de muita coisa que ocorre aqui no Pará quando o assunto é o Remo. Vai ver quer um tratamento isonômico. Será que ele vai querer fazer confusão também?

    Curtir

  4. Égua Édson, mataste a pau quando dizes que se o presidente do vilhena soubesse a situação de calamidade pública que vive o remo jamais pediria qualquer centavo, certamente ficaria compadecido da situação remista e ainda poderia mandar uma sacas de milho pra torcida remista vender mingau..kkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  5. Acho que a direção remista tem que ser muito profissional neste momento delicado pois vai virar moda, ou seja, como sabem da carência pela qual passa os torcedores remistas, todos ficarão de olho no quinhão das bilheterias, idem ao Cametá que anos atrás vendeu sua vaga ao time azulino, agora o Vilhena quer uns trocados para permitir que o rival possa ter o seu milhão em arrecadação. Mas tudo isto vem com a força da tentativa de compra de vaga dos times de Roraima e Rondônia anos atrás, ou não?.
    Situação vexatória é esta a qual federações constituídas de times amadores sem as menores condições de bancar suas despesas serem aceitas pela CBF nestes campeonatos.

    Curtir

  6. Pronto, chegou o dono do blog! Nicácio tem razão kkkkkkkkkkk é por isso q eu digo: mucura nossa eterna piada, nosso eterno freguês kkkkkkkkk copia

    Curtir

  7. Que situação absurda esta do Vilhena. Chega a ser surreal se não fosse verdade.

    Agora, querem acabar com essa situações de abandono no meio ou fim da competição?

    Para mim é simples, basta a CBF punir a federação (com a perda de direito a vaga no nacional e Copa do Brasil) e o clube (dois anos?) que iniciou uma competição nacional dizendo que tinha condições de disputá-la.

    Curtir

  8. Não esqueçam que esse mesmo Vilhena (Gaúcho do milho) fez “negócios” com dirigentes do leião envolvendo compra e venda de vaga na série D ! Como os dois, leião e milho, foram “trapaceados” pela federação e Genus, é muito provável que o que está acontecendo, seja um acerto de contas entre leião e milho.

    Curtir

  9. Mas, Vitor, se o Clube do remo e o Fenômeno resolverem mesmo conceder um óbulo ao adversário (o que não será a primeira vez), não há como se manter de pé uma alegação nesse sentido do qual você teme. Mas, em última análise, semelhante a um caso bem recente, a federação organizadora da competição pode entrar no circuito e apresentar aquele velho adendo regulamentar onde conste que nos jogos com o Remo o adversário tem o direito a uma parcela da renda. Um a mais, um a menos não vai fazer diferença.

    Curtir

  10. Gente da minha querida terra de nossa Senhora de Nazaré, Gerson Nogueira e demais amigops do blog vejam como o futebol é uma grande mentira: Hoje 11/09/2016 os remistas ficam aterrorizados, espantados e preocupados com apenas os boatos de desistência do Vilhena da série D e não poupam críticas severas aos dirigentes do clube rodoniense antes mesmo de ter certeza da decisão de desistir. Mas lembrem o passado do futebol e saibam que esse mesmo vilhena em 2012 na administração do Pirão no remo foi cantado como prosa e verso como um clube sensato , CORRETO E COESO pelos azulinos porque desistiu da serie d daquele ano por não possuir condições financeiras para disputar a competição. Aí naquele tempo os azulinos que queriam ficar com a vaga são os mesmo que hoje criticam severamente o vilhena mas em 2012 davam nota 10 para o time e os dirigentes que desistiram da serie D. em 2012 a precária condição financeira do vilhena era motivo real para desistência na opinião azulina. hoje em situação muito pior os azulinos acham que é irresponsabilidade da diretoria e querem que o time de rondonia seja punido severamente. Mas em 2012 até o pirão foi capaz de pagar para o vilhena desistir mas o remo se ferrou porque a a vaga acabou ficando o o terceiro colocado Genus que gerou uma poLemica das mais estapafurdias da história do futebol do norte, o pirão querendo tomar vaga de time de rondonia na serie D em pleno tapetão depois de fracassar querendo tomar a vaga do PFC. lembram disso ?????O FUTEBOL É UMA GRANDE MENTIRA.

    KKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAK

    Curtir

  11. moral da história : Levando em conta 2012 o que os remistas falaram da desistência do vilhena e o que estão falando hoje sobre a possível desistência eu se fosse dirigente do clube rodoniense desistiria imediatamente da competição, mandaria os remistas tomarem na tarraqueta e falaria que eles são os únicos que não tem moral para criticar ninguém.

    Curtir

  12. Alguém sabe por onde anda a cachorra pretinha o Bodinho, o Roubagol, o Tourinho, o Bacuri, o Tardelle, o Serapião, a Sudam? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

Deixe uma resposta