Fifa suspende Jobson e desfalca Botafogo na final

O atacante Jobson não jogará a final do Campeonato Carioca. Nesta sexta-feira, o Botafogo foi informado que a Fifa suspendeu o atacante por quatro anos por ter se recusado a fazer um teste antidoping enquanto o atleta estava atuando pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, entre 2013 e 2014. Segundo sua assessoria de imprensa, o clube alvinegro ainda estuda uma maneira de recorrer, mas o atleta já está descartado para a partida deste final de semana, contra o Vasco, pela decisão do Estadual. Segundo o técnico René Simões, que ficou sabendo da notícia também nesta sexta, ele seria titular no confronto.

Jobson havia sido suspenso por quatro anos pelo Comitê Antidoping da Arábia em abril de 2014, após se recusar a passar por um testeantidoping em 25 de março do ano passado. No entanto, a punição o impedia apenas de jogar no país saudita.

622_d0880b0e-0c09-3ed7-8361-123cc018dc9f

Praticamente um ano depois do ocorrido, a Fifa atendeu ao pedido do Comitê da Arábia e decidiu internacionalizar o gancho. Com isso, o atacante acabou impedido de atuar também no futebol brasileiro. Vale lembrar que, em 2009, durante sua primeira passagem pelo Bota, Jobson testou positivo para cocaína e assumiu que já havia usado crack. Acabou suspenso por dois anos pelo STJD. Mais tarde, porém, o gancho foi reduzido para seis meses.

REFORÇOS

Botafogo lida coma expectativa da final do Campeonato Carioca, contra o Vasco, mas já de olho no futuro, na disputa da Série B. Por isso deseja reforços para o elenco. E neste quesito está bem encaminhado. Pelo menos é o que garantiu o técinco René Simões em entrevista à ESPN Brasil na manhã desta sexta-feira. Segundo o treinador, seis reforços estão bem próximos de acerto com o clube.

“Está quase tudo certo com seis jogadores para reforçarmos pontalmente a equipe dentro da realidade do Botafogo. O compromisso é manter os salários em dia, mas com sacríficio. Entre ter jogadores que não têm o salário pago, prefiro manter o que temos tido, na linha da diretoria, para que o mês dos jogadores tenha 30 dias”, disse René Simões. (Do UOL Esporte) 

Justamente às vésperas de uma decisão importante. Hum hum…

10 comentários em “Fifa suspende Jobson e desfalca Botafogo na final

  1. Só duas ponderações: (1) há várias organizadas ou uniformizadas além daquelas duas que costumam barbarizar no estádio, e entorno, nos dias de clássico; (2) Independentemente do encarceramento dos travestidos de torcedores, tudo o mais que possa ser feito em prol da segurança dos torcedores e população de um modo geral (antes, durante e após o jogo) me parece que é bem vindo.
    Enfim, se os demais destacamentos da polícia não sabem, não querem ou não podem tomar as providências contra a marginalidade disfarçada de torcida, que ao menos o segmento policial especializado em eventos desta natureza esboce alguma tentativa de aumentar a segurança

    Curtir

  2. Será o efeito Eurico Miranda? Ou será o estrito cumprimento do dever disciplinar da fifa? Dado o histórico, a experiência, o conhecimento anterior das potencialidades do dirigente cruzmaltino, entendo que não se pode censurar quem opte pela resposta afirmativa à primeira pergunta, ainda que só se possa contar com estes elementos indiciários apenas.

    Curtir

  3. Quem se suspendeu foi o próprio Jobson, pelo seu péssimo comportamento extracampo, o resto é chorôrõ dos botafoguenses.

    Curtir

  4. O julgamento moral não é julgamento jurídico. Independentemente de regeneração há penalidade prevista em caso desta conduta, de consumo de entorpecente ou droga que dope o atleta, também prevista. É um princípio moral do esporte e que fundamenta norma positivada no código de ética para atletas, de qualquer esporte. Sinto muito pelo Jobson e torço para que tenha a pena abrandada ou mesmo extinta, já que gostaria de vê-lo em ação já nesse brasileirão e não daqui a quatro anos… Por outro lado, será que Eurico Miranda tem essa bola toda junto à FIFA? Sei não, acho que o caso do Jobson depende de verificar casos parecidos que tenham ocorrido, que sirvam como jurisprudência ou sei lá o quê, porque aí é que pode estar a redução da pena ou anulação. Isso ainda vai render…

    Curtir

  5. Mas fica estranho o resultado do julgamento sair em momento de decisão de campeonato. Fica uma pergunta: Será que se fosse um jogador sem a potencialidade e importãncia do jobson, o resultado do julgamento e punição sairia agora?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s