Despolitização revela lado tosco da passeata

“PT trouxe 50 mil haitianos para votar em Dilma Rousseff em 2014”

POR MÁRIO MAGALHÃES

Se você acreditou no título com notícia falsa lá no alto do post, não está sozinho: de cada 100 participantes do protesto do domingo passado na avenida Paulista, 42 levaram a sério a informação delirante sobre a invasão do Brasil por cinco dezenas de milhares de haitianos.

Ninguém viu tanto haitiano por aqui em outubro, mas isso não impediu que os manifestantes pelo “fora, Dilma” achassem ser verdade que a presidente teve o reforço alienígena para conquistar novo mandato.

cartazes-no-prrotesto-de-12-de-abril-de-2015-1428869135748_956x500A pesquisa que constatou a credulidade no inexistente foi coordenada por Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Unifesp, e pelo filósofo Pablo Ortellado, da USP. Entre outras questões, eles apresentavam frases para saber se os presentes as levavam a sério.

A notícia sobre o levantamento está na coluna de hoje da Mônica Bergamo.

É claro que a crença no absurdo está relacionada com a intolerância diante do que parece incrível, que outros não concordem com o que cada um pensa.

O mais impressionante é que os 42% retratam o surto de certas cabeças.

Sobre os outros 58%, aceitaram desfilar lado a lado com quem acredita na fantasia sobre os haitianos eleitores de Dilma.

5 comentários em “Despolitização revela lado tosco da passeata

  1. Hahaha, é verdade, amigo Miguel. E o nível dos protestos e palavras de ordem tem um lado tristemente raso nesse movimento puxado por setores da elite e da classe média, sob os auspícios de dona Globo.

    Curtir

  2. É, o texto fez muito bem a distinção quando colocou: o LADO tosco da manifestação.

    Quanto ao ‘festival de credulidade que assola o país’ hà outra pesquisa de bem maior credibilidade, a eleição presidencial, que mostra que o brasileiro em número bem mais substancioso tem triste histórico de acreditar em afirmativa falsa. De fato, entre outubro e novembro mais de cinquenta milhoes de brasileiros acreditaram por exemplo que seus direitos trabalhistas não seriam diminuídos, o mesmo aconteceu no que diz respeito aos direitos previdenciários. Enfim, a falsa notícia da saúde da vaca acabou sendo desmentida pelo incessante acesso de tosse que ela apresentou logo depois da campanha enganosa. Será despolitização? Deixo pro MM, autor do texto, responder.

    Curtir

  3. Respondendo ao post 3 – Eu diria que só um completo despreparado mental para não sentir que mesmo antes da eleição as coisas não estavam boas, agora achar que qualquer outro candidato teria a coragem de fazer as reformas que o atual governo vem propondo isso sim é ser tosco, não pense vç meu caro amigo que a tucanada faria coisa melhor que não faria o interresse deles é privatizar os bens do pais e mandar o dinheiro para o exterior assim como estar sendo comprovada pela CPI do HSBC que a dona GLOBO não fala uma linha,pois os nomes dos politicos do PSDB estão entre os que encabeçam a lista. ISTO SIM É DESVIO DE DINHEIRO.

    Curtir

  4. Bicolor: “Só um completo despreparado mental”?

    Hum, então me diga: vc está respondendo a pergunta que fiz no final do meu comentário é? Acredito que não. Espero que não.
    Mas, se não estiver mesmo, então tome lá um copo de água com açucar, depois conversamos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s