Há 30 anos, Tuna campeã da Taça de Prata

unnamed (80)

Ha 30 anos, a Tuna conquistava a Taça de Prata, derrotando o Goitacaz (RJ) por 3 a 2, no estádio Jornalista Edgar Proença. O jogo foi realizado no dia 4 de abril de 1985. Luís Carlos, Gaúcho Lima e Paulo Guilherme marcaram no primeiro tempo. Na etapa final, Ronaldo fez o terceiro da Lusa e Sousa descontou para o Goitacaz. A Tuna jogou com a seguinte formação: Ocimar; Quaresma, Ronaldo, Paulo Guilherme e Mário; Edgar, Ondino e Queirós; Tiago (Puma), Paulo César e Luís Carlos. Técnico: José Dutra dos Santos. Público de 12.819 pagantes. Árbitro: Nei Andrade Nunes Maia (BA).

25 comentários em “Há 30 anos, Tuna campeã da Taça de Prata

  1. MEUS PARABENS A TODA COLETIVIDADE TUNANTE POR ESTA DATA HISTÓRICA. Esta TUNA é reconhecidamente e merecidamente a verdadeira pioneira do norte em conquistas de títulos nacionais. Conseguiram arranjar um título de campeão nacional norte e nordeste para um time azulino de Belém que nada tem haver com competição nacional porque so enfrentou times da região norte e na decisão pegou o fraco itabaiana do Nordeste que hoje não disputa mais nada. Aliais nem um dos dois finalistas do “nacional” norte e nordeste disputa mais nada hoje. rsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsr. Eu enquanto um bicolor fanático fico feliz mais ainda de ver que o Paysandu superou tudo e conseguiu a hegemonia no norte em competições internacionais,nacionais, regionais e estaduais onde posso afirmar que no assunto futebol enquanto torcedor do Paysandu, já me sinto realizado. Parabens Tuna Luso, em rankig de pontos vcs ficam lá em baixo, mais em raking de títulos nacionais que é o mais importante na minha opinião, vcs vão lá para cima próximo do Paysandu.

    Curtir

  2. Como já disse aqui no blog, a Tuna é o segundo clube, em termos de títulos nacionais, do futebol paraense e do norte; atrás apenas do Paissandu… Infelizmente está na situação que já conhecemos nos dias de hoje.

    Curtir

  3. 12.819 pagantes, inclusive eu. Como disse-o muito bem o amigo Carlos Lira, a Tuna é o segundo papador de troféus da Região Norte, daí merecer toda nossa admiração. Aliás, assistindo ontem no SPORTV uma matéria em que mostraram os clubes e autoridades do Rio de Janeiro agindo para ajudar a reerguer o Ameriquinha, espero que apareçam alguns por aqui fazendo o mesmo pela nossa ‘Águia Guerreira’.
    Vamos à luta, Elias Pinto!

    Curtir

  4. Aproveitando a ocasião, há pouco estava assistindo o jogo Luverdense 0 X Cuiabá 1, jogo truncado e de pouca inspiração dando a impressão que o representante paraense tem todas as condições de vencer a Copa Verde.
    No tema, já, já vai começar no EI Potiguar X ABC, pelo campeonato do RN, boa oportunidade de observar o próximo adversário do Bicola na Copa do Brasil.

    Curtir

  5. A receita da Tuna Luso nessa epoca para ter uma equipe Campean…começou com Fernando Oliveira em 1982, com meio time que esta na foto Campeao…Quaresma, Ronaldo, Mario Vigia, Ondino e Luis Carlos….e mais um monte de jogadores que fazia parte da base que Fernando Oliveira promoveu e deu oportundade…Vicente, socrates,Henrique Pedro e o ja consagrado Jorginho de Castro…em 83…vieram Tiago, Queiroz e Ocimar…..e em 84 foi a vez de Paulo Guilherme…entao pra concluir…os unicos jogadores que entram nesse time titular que aparece na foto e´ Paulo Cezar e Edgar.

    Curtir

  6. Concluindo meu comentário: Paulo Cezar e Edgar fora os únicos que realmente chegaram em 85 e fora titulares ate o titulo brasileiro…um trabalho digno de elogios com base regional e de longo prazo. Parabéns Tuna Luso!!!

    Curtir

  7. Técnicos da Tuna Luso nesse período que nunca mexeram na base após Fernando Oliveira….Fransoah Thim, Melquizedek dos Santos, Ari Greco e Jose Dutra.

    Curtir

  8. Parabéns a Cruz de Malta paraense do finado saudoso Paulo Ferré, esse era um tunante de verdade, ficou muito feliz com essa conquista.

    Curtir

  9. Jorge, a FPF poderia ajudar a Tuna trazendo ela, o Aguia, São Raimundo de volta pro parazão.

    Ela e o mundico porque já foram campeões nacionais, e o Águia porque está na série C.

    Só aqui, que 3 times desses ficam fora de um campeonato desses.

    Curtir

  10. Realmente é isso mesmo EDSON AMARAL!!!!! A FPF Deixar de fora do parazão São Raimundo primeiro campeão nacional da série D. Tuna Luso primeira campeão nacional do Norte em todas as divisões e Aguia de Marabá 10 anos na série C e o segundo maior rankiado oficial do Norte para deixar na competição Gavião Krikatg, Tapájos, Parauapebas e CLUBE DO REMO, a vergonha do futebol paraense nós últimos 10 anos é o cúmulo do ridículo no futebol. Eu não estou nem falando que esses times remo. paraupebas, tapajos devam ficar de fora, mas quero dizer que se deva urgente encontrar mecanismo para que esses clubes (tuna, aguia e Mundico) retornem urgente ao parazão principal para eliminar essa que considero a maior injustiça no futebol nacional. Acho que esse tipo de presepada de injustiça so ocorre aqui no pará. Para quem acha que é impossível fzer que Aguia, Tuna e Mundico de Santarem retornem ao parazão principal, é so lembrar DO ANO 2000 QUANDO O CLUBE DO REMO FOI REBAIXADO PARA A SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL PARAENSE E LOGO DE IMEDIATO HOUVE UMA MOBILIZAÇÃO GERAL EM TODO O ESTADO DO PARA DE POLITICOS, GOVERNO, IMPRENSA GERAL, JUSTIÇA DESPORTIVA ONDE FIZERAM UM MUTIRÃO DE PRESSÃO SOBRE A FPF PARA RECOLOCAR O CLUBE DO REMO NA COMPETIÇÃO. ESSES AÍ NÃO QUISERAM NEM SABER DE ESPERAR O PROXIMO PARAZÃO PARA RECOLOCAR O CLUBE DO REMO. QUERIAM O RETORNO IMEDIATO NA MESMA COMPETIÇÃO ONDE FANTASIARAM UMA IRREGULARIDADE DE JOGADOR DO TIRADENTES QUE NUNCA EXISTIU, DEPOIS MUDARAM O REGULAMENTO DENTRO DA COMPETIÇÃO, FIZERAM VOLTAR TODOS OS ELIMINADOS PARA DISPUTAR 5 MATA MATA, O CLUBE DO REMO VOLTOU E QUASE AINDA GANHA O TÍTULO. UMA SACANAGEM. SO PORQUE ERA O REMO O REBAIXADO???? PORQUE NÃO FAZEM ESSE MUITIRÃO PARA RECOLOCAR A GLORIOSA TUNA LUSO, AGUIA E MUNDICO???? O CLUBE DO REMO NÃO É MELHOR QUE NENHUM DESSES TIMES, PRINCIPALMENTE HOJE. VCS JA IMAGINARAM O PAYSANDU QUE É O MAIOR CAMPEÃO NACIONAL DO NORTE, NORDESTE E CENTRO OESTE, O DE MAIOR TORCIDA E MAIS GLORIOSO DO NORTE E O ÚNICO REPRESENTANTE DA REGIÃO NA SERIE B FICANDO DE FORA DESSE PARAZÃO PRINCIPAL??? ISSO PODERIA ATÉ OCORRER ESSE ANO QUANDO FICOU PROXIMO DA DEGOLA. ISSO É RIDICULO. TEM DE MUDAR E O CLUBE MAIS GLORIOSO DO NORTE TEM DE SER PROTEGIDOS SIM SENHOR. ALÔ CORONÉ, ALÓ BORORO!!

    Curtir

  11. Pessoal, eu vou fazer uma revelação para vcs. Eu tenho 48 anos e acho que ainda tenho muito tempo de realizar um sonho de muitos anos o qual é de chegar à diretoria a FPF, nem que seja como um diretor quaquer. Não quero nem tanto ser presidente. So quero estar lá próximo para mostrar como é que se gerencia uma entidade mater do FUTEBOL. Tenho o sonho ainda de ver o futebol do Pará, em especial o de Belém como um dos melhores do Brasil. Basta para isso, trabalhar direito, com honestidade, seriedade, determinação. Eu serei um motivador do futebol paraense e para começar os trofeus oferecidos ao campeão serão vistodos e dignos dos filiados, muito diferente dessas feiuras que tem sido ofertado ha muitos anos pela FPF. Trofeus e taças vistosos motivam o torcedor na competição. Podem ver a maravilha do trofeu desse ano da Copa Verde. É demais bonito, tanto que se o Paysandu não ganhar, vou sentir mais a perda desse trofeu do que o título em si. Mas tudo isso são sonhos e planos para depois da aposentadoria do coroné. Agora é inviével. E para quem acha que meus sonhos de chegar a FPF e ajudar a crescer nosso futebol e impossível, é so ver o exemplo do futebol Goiano, catarinense, paranense, que ja foram igual ou menor que o nosso e hoje estão caminhando para a grandeza no cenário nacional.

    Curtir

  12. Defendo que a FPF faça o que ocorre na Argentina, onde o rebaixamento só ocorre depois de feito um cálculo em cima dos resultados dos últimos campeonatos. Significa que raramente um vencedor de títulos cairá para a segunda divisão. O que alguns acham injusto, considero apenas meritório. Em Pernambuco, o Santa Cruz foi flagrantemente ajudado pela federação local, levando em conta o potencial de renda e geração de patrocínios que o clube tem, não podendo ficar em divisões inferiores. Aqui prevalece um estranho critério de terra arrasada, priorizando clubes recém-fundados e desprezando a história de outros que eventualmente estejam em baixa. Tuna, Águia e S. Raimundo não podem ficar de fora da nossa elite.

    Curtir

  13. 48 anos kkkkkkkkkkk isso tem mais kkkkkkkkkkk é do tempo do Juliano Moreira kkkkkkkkk vai enganar outro kkkkkkkkkkkk

    Curtir

  14. Ah mas os remistas não aceitam essa condição, acreditam no rankeado Mancuso e que os títulos do Papão não valeram nenhum. Portanto, o primeiro é o Remo, o segundo a Tuna, o terceiro o Cametá e o Papão é o quarto. Dizem que a Copa Norte não vale porque acabou; a Copa dos Campeões também não vale porque acabou, o título de campeão da série B 1991 não vale porque foi comprado; e o título de campeão da série B 2001 também foi comprado pelo Tourinho e que uns 10 título de campeão estadual também não valem por isso é que o Leião é o legítimo campeão!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s