Um pouco sobre o aniversário de Baião

168196_129189787148146_5446033_n

Por Antonio Fernando Ramos

Até 1979 ninguém falava em aniversário do município. Em algum lugar li a história de Baião. Conversei com meu pai e lhe disse que nosso município faria 200 anos. Fiquei empolgado.
Quantos me conhecem sabem que tenho uma veia festeira, abandonada ultimamente. Procurei o então prefeito Francisco Nogueira Ramos, no Posto Brilhante, ele viajaria para Baião na “Princesa de Nazaré”, conversamos e expus um pequeno projeto para não deixar a data passar em branco.
Neste tempo já fazia oposição política ao Chico. Naturalmente ele não topou a parada, alegando que o município não tinha recursos para tal. Disse-lhe então que faria alguma coisa. Pensava em fazer um “Show de Calouros” (que era uma grande diversão em Baião) e um torneio de futebol, para isso iria contar com a parceria do Bosco Tocantins, Jones Reis, Clarivaldo e Barrá (Edivaldo Nogueira), meus colegas na Escola Agrícola “Manoel Barata” em Castanhal. Contaria também com o apoio do Guido Brito, grande parceiro, com quem durante vários anos promovemos a Semana Estudantil (todas sem nenhum apoio do governo municipal).
Algum tempo depois o Francisco me procurou, não sei se para ofuscar a minha pretensão, já que isto me renderia dividendos políticos. Propôs-me a coordenação do evento. Fiquei alegre e comecei um longo trabalho de pesquisa que culminou com a revista “Baião 200 Anos”, onde tratava de aspectos históricos e econômicos do município. Devo registrar aqui a importante participação do meu padrinho Sandoval Coelho Ramos e do meu pai Maurício Ramos.
A festa tomou vulto, aproveitou-se para inaugurar o novo campo de pouso. A recepção foi na Escola “Abel Chaves”, tendo um banquete para as autoridades e um churrasco popular para a população onde funcionava uma área interna de lazer; várias professoras compuseram a música do aniversário, com auxílio do nosso saudoso maestro Dico Nogueira. Esta mesma música que hoje é tida como hino do município (“Lugar alto e aprazível”).
Parti de Belém, ocupando uma das vagas no avião que inauguraria a pista. Um “Buffalo” da FAB. Junto meu fiel amigo Jones Reis, o Bode. Assistimos algumas solenidades, com a presença do então governador Alacid Nunes, sem participar, em nenhum momento do palanque oficial. Não tinha convite. Dirige-me para a Escola “Abel Chaves” onde corria os “comes-e-bebes”, também no banquete não entrei, pois não tinha convite.
Voltei pra casa triste e amargurado, chorando. Mas valeu! Assim começaram as festas do aniversário de nossa cidade.

4 comentários em “Um pouco sobre o aniversário de Baião

  1. Baião,cidade bonita e de gente hospitaleira. Revendo no blog, a Igreja Matriz, onde sempre fiz minhas orações, recordo com saudade e e moção, momentos felizes que passei, em campanha eleitoral, na casa de meu saudoso amigo Francisco Ramos. Parabéns a todo o povo, e, em especial ao amigo Gerson Nogueira,
    que a toda hora, canta os encantos do seu torrão natal.

    Curtir

  2. Parabéns a virtuosa Baião, a terra do Jornalista Gerson Nogueira.

    Gerson, nunca mais esqueço que dia 30 é aniversário de Baião, minha filha nasceu nesse último dia 30.

    Duas princesas fazendo aniversário no mesmo dia.

    Curtir

  3. Poxa Antônio Fernando, lembro bem dessa época! Mas não sabia que tinhas sido preterido em dois eventos de aniversário da cidade porque não te deram convite…..e tu que realmente lutaste para que o aniversário da cidade fosse festejado…. lembro bem da revista e quanto eras incansável na elaboração dela…engraçado as pessoas… Se apropriam da ideia e esforço do outro para colher seus louros. Mas olha, tua satisfação e integridade ninguém tira.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s