Professor da UFPA conquista premiação nacional

exibirA obra Macroeconomia Monetária e Financeira da Produção Capitalista – Volume I, II, III e IV, do professor David Ferreira Carvalho da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da Universidade Federal do Pará (UFPA), venceu o 1º lugar na categoria Livro de Economia do XX Prêmio Brasil de Economia. A solenidade de entrega do prêmio está marcada para o dia 3 de setembro, em Goiânia. Esta é a segunda vez que uma obra produzida na Região Norte recebe essa premiação.

O evento, realizado anualmente pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), tem o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre a Economia como ramo de conhecimento, valorizando o aspecto aplicado, referindo-se, em especial, a questões ligadas a aspectos econômicos, sociais e regionais da sociedade brasileira. Além disso, fomenta a reflexão sobre o exercício da profissão de Economista.

Nobre – “Este é um prêmio nobre da área de Economia. Por isso, é uma grande honra estar representando tanto a Região Norte quanto a UFPA, sendo que autores de várias universidades do país também estavam participando”, disse o professor.

A obra Macroeconomia Monetária e Financeira da Produção Capitalista está associada ao ensino das disciplinas relacionadas à Macroeconomia como professor da Universidade Federal do Pará. Além disso, está ligada às pesquisas nos campos da Teoria Econômica e Economia Aplicada, cujos ensaios foram publicados em periódicos e anais de encontros, seminários, congressos e capítulos de livros.

Dividida em quatro volumes, a obra é resultado de seis anos de pesquisa sobre as perspectivas da dimensão monetária e financeira da Economia Capitalista Contemporânea. “Esta coleção é composta de quatro livros, que guardam em si uma conexão temática e uma sequência literária dos vários assuntos tratados sobre a Economia Capitalista”, explica o professor David Carvalho.

Sobre o autor – O professor David Carvalho é pós-doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará. Sua experiência está voltada para diversas áreas da Economia, como Macroeconomia, Economia Regional e Urbana, Economia Política, Economia Monetária e Financeira, Planejamento do Desenvolvimento Regional, e outras.

Texto: Taymã Carneiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Deixe uma resposta