Por Gerson Nogueira
Poucas vezes uma estreia foi tão esperada como a do Águia na Série C deste ano. Tudo em função do arrojado investimento do clube marabaense em contratações. Ao contrário de sua tradicional parcimônia na aquisição de jogadores, garimpando criteriosamente aqui e ali, a diretoria não poupou esforços para oferecer ao técnico Dario Pereyra um elenco recheado de atletas que se destacaram em certames regionais.
Ao todo, o clube já contratou 16 jogadores, das mais diferentes procedências. Todos vinham atuando em seus clubes e chegaram a Marabá em condições de estrear de imediato. Nada daquele manjado e obrigatório período de adaptação, muito comum nos clubes paraenses.
O fato é que os nomes da maioria dos escalados para o confronto de hoje com o Paissandu são inteiramente desconhecidos para o torcedor. Bruno Grassi, Leonard, Joélcio, Xaro, Felipe Baiano…
Além da expectativa quanto ao rendimento do time, reina uma grande curiosidade quanto ao trabalho de Dario Pereyra, cuja última grande passagem pelo futebol como técnico aconteceu justamente no Pará, comandando o Paissandu na Taça Libertadores de 2003.
Desde então, ele mergulhou numa espécie de eclipse profissional, com trabalhos sem maior relevância. Foram tão poucas notícias sobre Dario que se imaginava que tivesse abraçado a aposentadoria. Sua contratação foi uma aposta arrojada para o lugar vago desde a saída de João Galvão, o mais longevo treinador de clubes em atividade no país, com quase seis anos consecutivos de serviços prestados ao Azulão de Marabá.
Dario tem a missão e o privilégio de montar um novo time. Do antigo elenco, restaram poucos jogadores. Casos de Valdanes, Robert, Analdo e Luiz Fernando, que estão entre os titulares. O meia Lineker, contratado junto ao Paissandu, vai no banco de reservas. Gilmar, ex-Brasília, já é jogador do clube, mas deve estrear na segunda rodada.
———————————————————-
Longe dos olhos do torcedor
No Paissandu, as preocupações são de outra natureza. Têm matriz mais psicológica do que técnica. Como o time reagirá em seu primeiro jogo depois da perda do título da Copa Verde? A frustração pelo insucesso em Brasília terá alguma influência sobre o rendimento do time de Mazola Junior na desenxabida estreia na Série C, sem o calor da torcida, no estádio Maximino Porpino, em Castanhal?
Pelo que exibiu ao longo da temporada, chegando a estabelecer a marca recorde de 21 jogos sem derrota, o Paissandu deve reproduzir contra o Águia o padrão estabelecido por Mazola, centrado no futebol de resultados, como convém a uma competição equilibradíssima como a Série C.
O time joga normalmente com três volantes – às vezes até quatro – e executa a ligação com o ataque através dos laterais. Djalma, pelo entrosamento com Pikachu, é o mais agudo. Aírton sobe menos, mas também é muito acionado.
Apesar da agilidade na saída de bola, sempre em toques rápidos, a ausência de um meia-armador clássico costuma deixar o ataque em estado de solidão absoluta. O artilheiro Lima é uma das vítimas da ausência de criação no meio, problema que o técnico Mazola vem apontando desde o início da temporada. Quando tem o rápido Leandro Carvalho como parceiro, Lima costuma aparecer um pouco mais. Quando sozinho, termina obrigado a sair da área para buscar jogo.
Marcos Paraná, que não podia ser utilizado na Copa Verde, é uma opção natural para a meia-cancha, mas não é improvável que Mazola utilize Bruninho no setor, como ocorreu, sem grandes resultados, na decisão do torneio.
Além das dificuldades normais de uma estreia, o Papão terá o desafio extra de conhecer o novo Águia, que é um enigma até para os marabaenses.
—————————————————–
Paraíba na rota alviceleste
Marcelinho Paraíba, que já foi dirigido por Mazola Junior no Sport-PE em fase não muito risonha, pode ser o grande nome cogitado na Curuzu ao longo de toda a sexta-feira. Desligado do Fortaleza, o veterano meia-armador seria o jogador pretendido pelo técnico para ser o condutor do time na Série C, criando as condições para que Lima possa definir na frente.
Os valores envolvidos, considerados inicialmente altos pela diretoria do Papão, estão em negociação. Em 2012, Marcelinho chegou a vestir a camisa alviceleste em aloprada negociação do então presidente Luís Omar. Sem ver a cor do dinheiro no ato da assinatura do contrato, o jogador preferiu ir embora no dia seguinte.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO deste sábado, 26)
Tomara que ele desista de jogar no paysandu outra vez. No momento seria a melhor contratação para a série C. A única exceção seria um contrato por produtividade o que pra mim é quase impossível de acontecer, esses jogadores em fim de carreira quando vem aqui só pensam em sugar nosso time.
CurtirCurtir
Infelizmente o Felipe Baiano não é tão desconhecido assim. Passou no Remo faz algum tempo, formando a tenebrosa dupla de volantes com Adenísio na era Sinomar.
Foi um dos piores jogadores que passou pelo Baenão nos últimos 5 anos. E olha que já veio muita gente ruim…
Vamos ver se ele se recuperou. Adriano Pardal atualmente é um dos artilheiros no nordeste, mas no Remo foi uma água…
CurtirCurtir
MP é uma aposta de muito risco, pois pagar-se-á caro por um jogador cujo bom rendimento é duvidoso… Olhem, estou achando que, por tratar-se de um pedido do Mazolla, a lesma do Vandick irá atendê-lo…
CurtirCurtir
O amigo Gerson expôs um belo rx de como joga o time do Paysandu. Agora, desconfio que esse esquema se não mudado ou aprimorado com novas variantes terá muita dificuldade na série C do brasileiro. Na copa verde e campeonato paraense, enfrentou equipes fracas ou às que não adquiram conjunto como o Remo, e nem por isso foi tão superior, apesar de mostrar melhor desenvoltura em campo.
CurtirCurtir
O problema maior do paysandu, é a chegada muinto lenta ao ataque, dessa forma o Lima vai se encontrar sempre bem marcado, daí a dificuldade sempre de fazer o gol, principalmente, com três volantes.
CurtirCurtir
Vishi, fiquei na moderação…. Te dizer…
– Jornalista, confirma a notícia que dei, de prima, sobre o interesse do Águia em Marcelinho Paraíba.. É o camisa 10 que interessa ao Azulão..
CurtirCurtir
Se o Mazola pediu que tragam o Paraiba, quanto ao Águia, se fosse o bicolor que tivesse 16 novos jogadores a especializada estaria largando a pua. Papão 3 x 0!
CurtirCurtir
BOMBA: Torcida Remoçada invadiu o Baenão, agora a pouco e soltou Rojões nos jogadores do Remo… Técnico Roberto Fernandes pediu pra sair do clube. Jogadores como, E.Ramos, Athos, Max, R.Andrade e T.Potyguar, estão deixando o clube…. Vishi… Maiores informações, em instantes
CurtirCurtir
Sobre o Águia, penso que a contratação de um time de forasteiro é sempre perigoso. Pode dar certo? Pode. Vide o Paissandu de Mirandinha e Antônio Carlos, que fez uma ótima série A, para exemplificar uma situação de sucesso.
Agora, analisando friamente, este tipo de planejamento tende a dar errado. Ja que as pecas somente ganharão padrão de jogo no decorrer do campeonato.
Óbvio que espero que dê certo ao ponto dele não cair para série D.
CurtirCurtir
Muita briga na casa da leoa pirenta….tem jogador dizendo que não joga mais pelo remorto. A PM essa semana aconselhou que o jogo fosse no mangueirão em razão da falta de segurança no chiqueiro padrão fifa.
CurtirCurtir
sangue de jesus te repreenda!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pessoal, estou me referindo a esse tal Abner Luiz daquela emissora de belem filiada da globo em que muitos azulinos ingenuamente dizem que os donos são bicolores e so puxam brava para o lado do Papão. Imagine se fosse o contrário, porque pessoal o que sse sujeito chamado abner luiz dessa emissora postou num video que está circulando na internet tirando o maior sarro com a Instiuição Paysandu, o time, a nação bicolor e toda a diretoria, em especial o Wandick onde o cara taxa seguidas de pamonha, é digno de um jornalista dos mais imbecis que ja vi e até dificil de acreditar no que falo, porque foi muito grave o esse cara fez. Gente a coisa é tão dificil de acreditar que é so vcs vendo o video para ter certeza das aberrações que essa cara faz com tudo o que é bicolor. Isso aí que comentaram acima dizendo que não viram nada demais em o cara tachar o Paysandu de mucura, é apenas um fiozinho das ofensas e ataques que o cara faz contra tudo o que é Paysandu, Vejam o video se vcs tem coração forte e auto controle, Caso contrário ignorem, porque a coisa é muito grave. è 100 vezes pior que o nicacio falou porque nicacio se referiu somente a terror bicolor e generalizaram, mas esse radialista não se referiu so a torcida terror, Tem muita gente da imprensa abafando o caso, abonando a conduta do radialista, ele ja pediu desculpa para tudo o que é Paysandu, muita gente tá fazendo vista grossa para não colocar me risco a vida desse luiz, porque cara foi longe demais e é dificil de acreditar porque mesmo o mais fanatico torcedor jornalista esportivo, seja daqui ou de longe procura sempre se preservar diante do microfone, ser na medida do possivel imparcial, uns nem dizem por quem torcem para não mostrarem parcialidade, mas esse abner luiz não escondeu nada e soltou a lingua. Sem querer querer generalizar que todos os azulinos são igual a esse cara, mas isso me pareceu coisa de um radialista torcedor remista frustrado, angustiado e muito invejoso que estava prestes a ver o Papão conseguir mais um titulo nacional, vaga numa competição internacional novamente enquanto o time dele capengando tentando ainda conseguir vaga numa ultima divisão do nosso futebol, esse cara com tudo isso entalado na garganta, não conseguiu se conter ao ver o lima perder aquele penal decisivo, e não polpou ofensas a tudo o que é bicolor( instituição, torcida, patrimonuo, diretoria). Gente vejam esse video, mas num trecho do que o cara ofende, ele chama a torcida do Paysandu de “otária” , o Paysandu de “mucura”, a nação bicolor que lotou a arena de brasilia fez festa sem nenhuma briga mesmo o papão sendo prejudicado pela arbitragem, foi elogiada e parabenizada pela cronica de todo o Brasil, esse cara chama essa torcida de seus otários que foram a brasilia so gastar dinheiro, para nada e tem de vir a pé de la para a aprender ou então mandar o “pamonha do Wandick pagar a passagem” essas são algumas ofensas dele. O cara ainda ironiza dizendo que os otários bicolores achavam que poderiam tirar o titulo do querido colorado de brasilia dele. Vejam o video que tem muito mais coisa ruin. No final ele que se diz comandante do avião de que podem chamar o avião de tudo menos de Paysandu porque pode cair, é mole gente?????????????????????????????????? gente foi um outro radialsita dessa mesma emissora que postou também um video dizendo que o Paysando comprou todos os titulos que possui segundo ele dise para ele o falecido pinho. Agora caiu a ficha.
Ma pessoal, eu como um grande conhecedor do futebol de Belem, da historia do Paysandu afirmo para vcs com toda honestidade do mundo que esse abner luiz nunca me anganou. repito, abner luiz nunca me enganou. So achava que esse cara não seria capaz de ir longe demais.
CurtirCurtir
Eduardo Ramos, vai embora hoje a noite….Via P.Caxiado
CurtirCurtir
Só quero que o Mazola não escale o Zé Antonio,, se esse cara jogar é menos um.
CurtirCurtir
Até agora, só ERamos saiu..
CurtirCurtir
Eita ! Eis que o Pirão, ou angú, desandou de vez, pela Antônio Baena, amigo Cláudio ! É mais 1 ano SEM DIVISÃO ! CHORA,
cachorrada de peruca ! rsrs
CurtirCurtir
Não Heleno. Eles terão divisão. Ja que ganharemos o estadual. Mas com certeza é mais um ano sem título.
CurtirCurtir
Não creio que seja o momento certo para tumultuar o ambiente no Remo. Isso só contribuirá para dificultar o objetivo principal que é o titulo paraense. Que coisa!
CurtirCurtir
Nesse momento, Pirão e jogadores estão na seccional de São Brás, prestando depoimento…
ERamos, já saiu…
CurtirCurtir
BOMBA da BOMBA: Airbus do comandante Abner aguardando os fujões em Val de Cans, aí no seu setor Claudio, confere? Kkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Rsrs… Não faz confusão, amigo Maurício…rs
CurtirCurtir
No momento RF (até um erro chama-lo por essa sigla, ja que,, Federer tem essa sigla) não é treinador do Remo. Athos, Thiago e Leandrão envia de sair. Eduardo ja comprou passagem no vôo para Goiania e diz que tem proposta do exterior.
CurtirCurtir
Roberto Fernandes, também saiu do Remo…
CurtirCurtir
As coisas seriam diferente se o Pirão já tivesse mandado embora alguns jogadores como Eduardo Ramos e Leandrão. Ou agora a diretoria e jogadores se espertam ou a coisa desanda de vez. Repudio a violência da torcida, mas repito a culpa é da diretoria.
CurtirCurtir
Marcelo,
Nada, absolutamente nada, justifica atentado a vida de outro humano. Não se deve e nem se pide culpar a diretoria pela insanidade de alguns. Estes insanos devem pagar judicialmente por seus atos criminosos.
CurtirCurtir
kkkkk!!!!, MAS O 33???? kkkkkk!!!!! Se verdade o que está acontecendo, e eu acredito na informação do Cláudio Santos, começo a cantar Luiz Ayrão, o nome da música é BOLA DIVIDIDA, .,… SE ELA FEZ COM ELE VAI FAZER COMIGO, E VAI FAZER COMIGO EXATAMENTE IGUAL….” kkkkk!!!!, EU CHOOOOOORO!!!!!! vocês escolheram assim, seja feita as vossas vontades então!!!
CurtirCurtir
Bom agora vamos falar de times que tem história e calendário, começando pelo Águia de Marabá, arrojados, investimento e atitude, sem garantias de sucesso, possibilidades apenas, portanto, arriscado demais, prá dar certo, as dívidas chegarão tal e qual sabemos, porém, lá eles tem patrocinadores fortes, só não aparecem tal qual o Lombardi; qual o mistério? quanto ao Grande Bicolor Celeste Amazônico, o padrão de jogo não se alterará e nem deve, o que falta ao time, é o meia articulador funcionar, o Marcos Paraná ainda não disse a que veio, em isso acontecendo, iremos adiante e prá vitória sempre, sem dúvidas.
CurtirCurtir
Celira
Eu escrevi que “Repudio a violência da torcida, mas repito a culpa é da diretoria”. Quando falo a culpa, estou dizendo que se a diretoria tivesse agido com mais eficiência e dispensado alguns atletas que não rendem nada desdo o inicio, não teríamos vivido essa situação. O fato é que a contratação de ER e a historia de camisa 33 é culpa da diretoria. Repito, repudio a violência e sou contra torcidas organizadas.
CurtirCurtir
Marcelo. Eu entendo o que escreveste. Mas não concordo com culpar a diretoria. Posto que, ja pensou que, todo o jogador que estiver mal a torcida reclamar e fizer essas atrocidades.
CurtirCurtir
Nelio vc pode postar o link sobre o que disse o Abner
CurtirCurtir