Por Gerson Nogueira
Mesmo quando não enche as medidas, o Paissandu joga o necessário para alcançar seus objetivos. Tem sido assim ao longo da temporada, tanto no Parazão quanto na Copa Verde. São 15 jogos sem derrota, com partidas marcadas por impressionante regularidade, com ou sem todos os titulares. Ontem, em Cametá, a história se repetiu. O técnico Mazola Junior utilizou a força máxima e alcançou uma vitória relativamente tranquila, sem contestações.No primeiro tempo, o Papão ainda permitiu alguma chegada da equipe da casa, mas sempre que Djalma, Pikachu e Aírton subiam boas situações eram criadas na área adversária. Foi num lance rápido pela esquerda, depois de roubada de bola no meio, que Djalma abriu o placar, aproveitando indecisão da zaga cametaense. Lima ainda teve boa oportunidade, mas errou a finalização.
O setor de meio-de-campo, liderado por Augusto Recife, cada vez mais desenvolto no apoio ao ataque, jogava o feijão-com-arroz de sempre, mas mantinha a posse de bola com autoridade, sem permitir espaços ou liberdade.
Depois do intervalo, a vitória foi confirmada sem muito esforço. Primeiro, veio o penal sofrido e convertido por Lima, que havia sido puxado na área. Pikachu seguia explorando o lado direito, enquanto a esquerda ficava travada com a atuação irregular de Héverton, muito lento nas chegadas.
Atento a isso, Recife passou a cair pelo setor, trocando passes com Aírton e explorando contra-ataques. O Cametá se atrapalhava com as jogadas de meia-cancha, pois Tetê era o homem que saía de seu campo, mas não encontrava resposta em Leandrinho e Robinho, ambos em jornada de pouca inspiração. Jaílson brigava sozinho com os zagueiros e só passou a ter chances com as entradas de Mocajuba e Frutuoso.
O terceiro gol bicolor nasceu do oportunismo e da boa presença de área de Lima, que ganhou um rebote junto à área, invadiu e driblou o goleiro Alencar Baú. Da linha de fundo, deu um passe preciso para Jô, que só desviou para as redes. Ainda surgiram outros lances agudos na área, que poderiam ter dilatado ainda mais a vantagem.
De toda maneira, um triunfo merecido e que confirma o grande momento do Papão, que compensa eventuais limitações no elenco com muita organização e objetividade.
Leão amarga outro tropeço
O futebol tem caprichos nem sempre fáceis de decifrar. Tome-se o caso do Remo, que há menos de um mês curtia lua-de-mel com a torcida, comemorando a conquista do primeiro turno estadual depois de seis anos. De repente, os ventos mudam e a equipe agora amarga as agruras de uma série de insucessos. Sem vencer há um punhado de jogos, entrou de pé murcho contra o S. Francisco e não conseguiu se impor.
Sim, a ressaca da Copa Verde pode ter influído, afinal foram dois clássicos estafantes, mas parece pesar de verdade a ausência de um planejamento tático, a dificuldade que o time demonstra para dominar adversários de qualquer nível e a crônica falta de jogadas criativas. Ontem, o S. Francisco podia ter marcado ainda no primeiro tempo, quando Pitbull e Boquinha rondaram a área do Remo várias vezes com chutes perigosos.
O gol santareno logo a 11 minutos do segundo tempo, em incrível cabeceio do baixinho Boquinha entre dois beques, desnorteou por completo os remistas. A missão de se erguer em campo e buscar o empate parecia inalcançável, a depender exclusivamente do esforço de Dadá e Levy, os mais eficientes do time.
Lento e dispersivo, Rodrigo não conseguia fazer a transição corretamente, ficando a dupla Leandrão-Leandro Cearense isolada entre os zagueiros. A torcida, impaciente, vaiava. Até que, num raro momento de lucidez, o garoto Roni foi lançado pela direita e bateu cruzado, empatando o jogo. A derrota foi evitada, mas o resultado foi desastroso: o Remo está em sexto lugar no returno, permanecendo fora da briga pela classificação para as semifinais.
——————————————————
Breve folga para os leitores
A coluna entra em férias de 10 dias a partir desta quinta-feira, retornando no começo de abril, a tempo de acompanhar a decisão da Copa Verde.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 27)


A coisa está desandando no leão por culpa exclusiva dessa diretoria que insiste em não contratar outro técnico. Depois do jogo de domingo, sinceramente eu achava que a equipe teria a partir dali, quando teve um bom desempenho mesmo com a perda da classificacao à copa verde, condições de desenvolver outro bom futebol, ledo engano, os erros foram os mesmos e isso só poderia dar em outro insucesso. Gente, pelo amor de Deus, contratem logo esse técnico, nao dà pra esperar mais!
CurtirCurtir
Perfeito, amigo Gerson… 1ª mão do blog, ontem.. Roberto Fernandes é o novo técnico do Remo.
Falei com um diretor que me disse que o Remo pensava em trazer um bom técnico, mas o Pirão, talvez com raiva pela saída do Aguinaldo, que só aconteceu por pressão do torcedor, fixou num valor muito baixo a contratação de um novo técnico. Ou seja, Roberto Fernandes veio, porque foi o mais barato…
R.Fernandes vem, com seu auxiliar Luiz Miller, ex jogador do próprio Remo e com seu Preparador físico… Um preparador de goleiros de um time médio do Parazão, também foi contratado… Aguinaldo, pra não sofrer o impacto da demissão, será colocado como auxiliar de mentirinha do Fernandes, por enquanto..
Minha opinião: Se o Remo estiver precisando de um bom técnico bombeiro, acertou na mosca… Mas, se o momento for ara um bom técnico, vai continuar do mesmo jeito… Isso, só saberemos, após a realização do seu trabalho…
Vamos aguardar…
CurtirCurtir
O Remo só está deixando o Campeonato mais emocionante,deixa os listrados acharem que são os melhores, vão relaxar,mas .na final vai dar Leão! Boas férias grande Gerson Nogueira. Recarregue as baterias porque o que vem adiante promete!! Forte Abraço.
CurtirCurtir
Boas férias, mais que merecidas, ao amigo Gerson… Baião lhe espera..
CurtirCurtir
O perigo é manter o Boneco como auxiliar, o que ele enchia o saco do Charles não está no Gibi.
CurtirCurtir
Boa férias amigo Gerson… recarregue a energia, por que este ano o futebol paraense vai voltar a brilhar, tanto com o Papão quanto com o Remo.
CurtirCurtir
AÍ Gersão, boa folga, onde é a gelada ?
CurtirCurtir
Sobre o Paissandu, penso que este time funciona bem para o campeonato paraense, devendo inclusive ser campeão.
Apesar disso, considero ser necessário iniciar o quanto antes o trabalho de preparação para o brasileiro série C, ja que, é fato que o PSC ainda carece de um lateral esquerdo, um outro atacante e um meia armador, ja para o início da competição.
Como torcedor fico feliz pelas vitórias e principalmente pelas conquistas (espero que ganhemos a Copa Verde e o Paraense), mas não podemos fechar os olhos para o brasileiro.
Clubes como Fortaleza, Salgueiro e companhia darão muito trabalho. O Paissandu tem que planejar para ficar na primeira posição do grupo e somente próximo das rodadas finais pensar em segundo e terceiro…
CurtirCurtir
Depois de postar o comentário que vi sobre a contratação do Roberto Fernandes, tomara que que faça um bom trabalho e principalmente arrume esse time. Ao amigo Gerson uma boa e merecidas ferias.
CurtirCurtir
Sobre o rival, considero que a contratação de Fernandes é um tiro no pé, ja que, a série D é bem mais importante que o Paraense.
Vale destacar que a atual situação do Remo na tabela é consequência da letargia da diretoria que protelou muito para contratar um treinador.
Sobre o possivel treinador, que não tem desenvolvido trabalhos duradouro, vejo este como um cigano da bola. Pode conseguir apagar o incêndio no rival, como fez no ABC ano passado. Todavia pode ser extremamente danoso ao Remo na preparação para a série D.
Quanto ao jogo, penso que o São Francisco teve grandes chances de garantir a vitória. A considerar a ideia de justiça, o time de Santarém deveria ter saído vencedor. Mas o Remo soube aproveitar a oportunidade, mesmo jogando muito mal.
CurtirCurtir
Esses Barbalho lascam o couro do trabalhador mesmo, o amigo Gerson trabalha pra caramba e só tira 10 dias de férias? Com esse tempo, quando o camarada começa a se desvencilhar do mundo laboral, tem que retornar ao trabalho. Digo, dez dias, por mais que vocé queira não dá para se dizer que gozou férias.
Estudiosos do Direito, como Arnaldo Sussekind e Mozart Victor Russomano, descrevem os fundamentos que norteiam o instituto de férias: o fisiológico, relacionado ao cansaço do corpo e da mente; o econômico, no sentido de que o empregado descansado produz mais; o psicológico, que relaciona momentos de relaxamento com o equilíbrio mental; o cultural, segundo o qual o espírito do trabalhador, em momentos de descontração, está aberto a outras culturas; o político, como mecanismo de equilíbrio da relação entre empregador e trabalhador; e o social, que enfatiza o estreitamento do convívio familiar.
Se o cabra viajar para o exterior, piora ainda mais, pois perde dois dias só na viagem de ida e volta.
De qualquer forma, boas “férias” ao Gerson.
CurtirCurtir
O Amigo Cláudio Santos, deve estar esquecendo tudo o que este técnico fanfarrão fez quando comandou o papão, é mais um enganador que retorna a nossa terra.
CurtirCurtir
Apesar de fazer poucos comentários, sou leitor assíduo do blog. Sentirei muita falta nesses 10 dias. Bom descanso amigo!
CurtirCurtir
Ontem ouvindo a Radio Clube não pude deixar de rir, primeiro lembrando do amigo Cláudio Santos que deixou um post ontem dizendo que se o remo tinha que vencer no minimo de 3 x 0, se isso não acontecesse poderia mandar o treinador embora, o leião apenas empatou e quase perde… Segundo, o Caxiado que deveria apenas informar os torcedores da princesa de peruca, mas ele insiste em iludi-los, tentando dizer que o leião perdeu pq os jogadores do remo estavam com virose..só que ele foi falar isso para o Bad Boy que não tem papas na lingua e rebateu…Se esse time do leião já é ruim bom, imagine com virose…kkkk
CurtirCurtir
RF terá muito trabalho com o ego dos galácticos. Aposta de risco.
Quanto ao Re-Pa, já não admito nem empate.
CurtirCurtir
Calma, amigo Maurício, vamos deixá-los como favoritos novamente. Tenho receio que este oba oba passe para os jogadores. E mais, em muitos jogos que o Papão entrou como favorito não saiu vencedor. Confio no meu time, acredito que seremos campeões, mas respeito nosso adversário, não será tão fácil assim.
CurtirCurtir
Como bem disse o Celira o time carece de algumas peças para disputar em melhores condições a série C, o esquema já está montado assim como a espinha dorsal, mas é preciso qualificar o grupo, lembrando que o grupo A da série C é sempre muito complicado e conta com times de tradição.
Enquanto ao Remo qualquer um é melhor do que o Boneco, mas não vai ser o e enganador do Roberto Fernandes que vai dar jeito na bagunça que é esse time. Preparem-se amigos bicolores ainda iremos rir muito desse timinho.
CurtirCurtir
E os desfalques? Ninguém mais comenta?
CurtirCurtir
O tal do Abner Luis insiste em colocar na sua coluna que o Paysandú vai disputar a série D, égua do imbecil, alguém lá tem que chegar para esse ridículo e mostrar que o Papão é da série C.
CurtirCurtir
Boas férias, amigo Gerson!
CurtirCurtir
Já falei que em clássico não há favorito!
Ainda mais agora que eles jogarão para aparecer para o treinador, Papão tem que jogar focado e matar o jogo sem desperdiçar as oportunidades!
CurtirCurtir
Com o RF no comando do remo vejo mais dificuldades pro Papão, ele vai colocar os cobras criadas pra jogar e esses vão querer mostrar serviço. Mas se o Papão jogar com os seus melhores jogadores e com cautela, é mais uma canja de galinha.
CurtirCurtir
O Mazola é um bom treinador, mas é preciso ser testado em nível nacional, pois seus rivais locais são fraquíssimos. Ontem o técnico do Cametá deu um nó tático no próprio time.
CurtirCurtir
Miguel, nas atuais circunstâncias, se fosse pra apostar valendo, grana alta, nem os remistas apostariam no Remo. Logo, existe favorito sim. Outra coisa é dizer que em clássico tudo pode acontecer, o que é uma verdade também.
CurtirCurtir
O Roberto Fernandes não é o técnico ideal, mas a esta altura do campeonato, só nos resta torcer para que dê certo. O Remo precisa de um armador, função que o Jhonnatan não vem fazendo bem, o Fabrício do PFC se encaixaria na meia azulina. Também precisa de um ponta veloz, pois o Potyguar é muito individualista e não sabe finalizar e cruzar, o Aleilson seria a solução.
CurtirCurtir
Vamos botar fé no RF, pois o Mazola que não tem curriculum nenhum, até que está fazendo um trabalhozinho meia boca no papinha. Minhas conclusões são: RF para o parazão e série D tá de bom tamanho. Mazola para o parazão dá pro gasto, mas para série C não vinga. Anotem!
CurtirCurtir
Juca o Mazola, que está longe de ser gênio e levou duas sovas do Papão, subiu o Sport Recife para série A.
CurtirCurtir
Ei Juca, deixa o RF chegar, mostrar nas suas entrevistas (o cara é bom de papo), depois tu elogias o Doutor KKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Pai Juca e suas previsões ! Tudo vai acontecer diferente, anotem !
CurtirCurtir
Égua, Luis Antônio Mariano, queres dizer AutoNó Tático? KKK!!! essa é nova e boa, muito boa!!!
CurtirCurtir
Ei Gil, eu acerto até os 12 minutos do segundo tempo, depois são coisas do destino. Kkkkkk
CurtirCurtir
COPA VERDE: Finais… Sorteio, agora a pouco
08/04 – Mangueirão… Paysandu x Brasília
20/04 – Mané Garrincha: Brasília x Paysandu
CurtirCurtir
Celira, se o Mazola já conseguiu essa façanha de subir o Sport para série A, então ele não conseguirá tão cedo outra façanha desta, dois raios não caem no mesmo lugar. Duas peias na série C, e vão chamar o Givanildo novamente. Kkkk
CurtirCurtir
Primeira coisa que os jogadores do Paysandu precisam fazer é como jogar em tapete, pois só sabem jogar na lama, já dizia o Aru.
CurtirCurtir
Aprender como jogar em tapete, retificando.
CurtirCurtir
Dois raios não caem no mesmo lugar, é? Quem foi o imbecil mal informado que te falou isso. Essa é mais uma das célebres frases falsas.
Ao contrário! É justamente nos lugares de sempre – prédios altos ou árvores isoladas – que eles mais gostam de cair.
Deve ser remista….
CurtirCurtir
Realmente podem anotar tudo o que o Juca Bala disse e disser irá ocorrer ao contrário, lembro que ele cravou dois a zero pro sem divisão na copa verde, todos já sabem o resultado…
CurtirCurtir
É impressão minha ou a cadela de peruca ta revirando o lixo do papão?
CurtirCurtir
Se alguém montar uma excursão para Brasília eu quero ir, caso contrário, eu vou só mas eu vou estender a Bandeira do PAPÃO lá no lago do Palácio do Planalto. hahahaha….
CurtirCurtir
Alan, não dá papo pro Juca. Pelo que ele posta aqui, parece que deve ter uns 10 anos de idade.
CurtirCurtir
Chego dia 11 ai em Belém, perco o jogo do dia 08/04, mas dia 20/04 minha bandeira, eu e toda minha família, estaremos no “Mané Garrincha” testemunhando mais um capítulo vitorioso da bela história do clube de suíço !
CurtirCurtir
Pô meu dia 20 cai num feriadão, VAMOS LA TURMA BUSCAR MAIS UM TITULO NACIONAL PRO PAPÃO !!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
08/04 – Paysandu x Brasília… 21 hs
20/04 – Brasília x Paysandu… 18 hs
CurtirCurtir
Joseney, tu já largaste o pipo?
O Mazolinha não aguenta 2 rodadas na série C com esse time, no máximo 3. Anotem!
CurtirCurtir
O Blablaorixa Juca Palha é tão certeiro que no último clássico ele previu contusões dos bicolores e vitória azulina. Se fud…, o que ele levou no rab… foi outra vitória do Papão porque como o jogo era de 180 minutos o time de galáticos do Remo, não empatou e muito menos virou o jogo.
CurtirCurtir
Chupa Bala teu timinho nem o parazão aguenta, vocês devem ter dado muito o … para o Seneme!
CurtirCurtir
Esse Chupa Bala só poderia ser torcedor do (CR),Clube de Risadas!
CurtirCurtir
Sacanearam com o pé alado da mucura kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Ei migué, vai badalar o sino que está atrás de ti. Papinha é time fraco, já vi essa novela ano passado. Anotem!
CurtirCurtir
CBF sacaneando com o pé alado da mucura fedida kkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Toc! Toc! Toc!
– Quem é?
– Sou eu! O Amor de tua vida!
– Mentira! Cerveja não fala!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
– Rir ainda é um bom remédio.
CurtirCurtir
repito. esse “miguelangelo” irmão das tartarugas ninjas so fala besteira.. aprende com teu amigo Claudio, Antonio Valentin, Celira, etc.
eras tu estraga com esse blog.
CurtirCurtir
Ei chupa bala, vamos apostar qual torcida vai levar mais torcedores ao rexpa?vai encarar?
CurtirCurtir
Caros amigos,ainda não perceberam que esse que se intitula Juca Bala,é na verdade o Rocildo disfarçado,prestem atenção ,os termos usados são os mesmos…
CurtirCurtir
Égua Jairo, com técnico novo, primeira peia do ano mais factível do que nunca, jogadores querendo mostrar serviço e tu ainda queres apostar qual vai ser a maior torcida? É claro que vai dar Fenômeno!
CurtirCurtir
Péssima contratação do cachorro de peruca, o Roberto Fernandes pegou o time do Paysandu na final do parazão 2011, e perdeu o título para o Independente. Depois pediu uma lista de dispensa e queria que Picachu e Billy fossem emprestados ao peñarol AM , falou que picachu era muito magrinho e fraquinho. O Tecnico pediu a contratação de 17 jogadores, entre eles o perna de pau do Josiel.
RF não manja nada , eu choro
CurtirCurtir
Paysandu conquistou seu principal titulo que valeu vaga na Libertadores num mata contra o Cruzeiro fora de casa, em Fortaleza.
Agora terá a oportunidade de conquistar uma vaga na Sulamericana tbm fora de casa, em Brasília contra o time com o nome local.
Papão, vai que é tua!!!
CurtirCurtir
Ao Selenium tome arsênico meu caro!
CurtirCurtir