Ataque da armada inglesa

Por Gerson Nogueira

unnamed (29)O preconceito que se dissemina pelo mundo sob faces e formas variadas atinge em cheio agora a vizinha Manaus, por intermédio de um tabloide inglês sem papas na língua e nenhuma responsabilidade com o jornalismo sério e a verdade dos fatos. A virulência britânica veio à tona depois que a Inglaterra foi sorteada para fazer um de seus jogos na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, justamente o clássico com a Itália, na capital baré.

Para uma cidade que nos últimos anos, em nome da paranoia anti-terror, tem atropelado os mais básicos direitos humanos, soa esdrúxula a manifestação do Daily Mirror em sua edição de ontem.

A afirmação de que Manaus é uma cidade “brutal”, embora calçada em estatísticas (não muito distantes infelizmente dos números da nossa Belém), é de uma incoerência figadal, visto que a brutalidade também é prática na terra da Rainha. A começar pelas arruaças dos hooligans, selvagens nascidos nos centenários estádios de Londres.

Cabe lembrar também o assassinato do brasileiro Jean Charles no metrô londrino, alvejado na rua sem a mínima chance de defesa, e que posteriormente foi justificado sob o manto da segurança coletiva. Um exemplo trágico da maneira como a polícia inglesa costuma tratar imigrantes e pessoas que fisicamente pareçam suspeitas.

A morte de Jean Charles, cujos executores jamais foram responsabilizados judicialmente pelo crime, é uma triste página da escalada de intolerância e violência por parte do Estado britânico. Não há nenhuma ocorrência – nem de longe – parecida em solo brasileiro contra cidadãos ingleses. Manaus, pelo que se sabe, jamais foi tão hostil e homicida contra visitantes estrangeiros.

Quando a mídia londrina volta seus canhões contra Manaus confirma apenas uma velha realidade: a prática corriqueira do jornalismo meia-sola que o Mirror pratica há décadas, destilando racismo e má vontade em relação a qualquer povo que não seja do Velho Continente.

A lamentar que a saraivada de críticas à cidade – pontuadas por detalhes exagerados, como o suposto risco de ataques de aranhas e cobras nos hotéis – acentue esse ranço colonialista que tanto mal semeou pelo mundo desde a época dos descobrimentos.

Diante do malfeito, espera-se que o povo amazonense, que costuma discriminar pessoas oriundas do Pará, tenha elegância suficiente para driblar com bom humor a grosseria dos britânicos. Nada melhor que agir com grandeza diante de gestos de baixeza humana.

———————————————————-

Diretoria blinda Camisa 33

O Remo já contratou o dono da Camisa 33, mas somente o presidente Zeca Pirão e seu vice Maurício Bororó sabem o nome do misterioso jogador. Segredo tão bem guardado gerou, no fim de semana, um intenso movimento na bolsa de apostas.

Até ex-jogadores ganharam espaço. Túlio Maravilha foi defendido pelo técnico Charles Guerreiro. Rivaldo, citado por um conselheiro do clube, também entrou na boataria. Em meio a isso, os nomes de Herrera e Bruno Rangel voltaram à tona, com insistência.

Apesar da curiosidade geral, o anúncio do Camisa 33 deve ficar mesmo para a tarde de domingo por ocasião do desembarque da atração no gramado do Mangueirão, minutos antes do amistoso com o Londrina.

———————————————————–

Fim de uma era no Botafogo

Oswaldo de Oliveira, que reinou absoluto no Alvinegro por dois anos, parte sem deixar saudades. Ganhou um título carioca, mas foi responsável direto pelos maus passos do time nos campeonatos brasileiros de 2012 e 2013. Nos dois torneios, as campanhas foram duramente prejudicadas por desmanches avalizados por Oswaldo. Habilmente, o treinador procurou deixar no ar que a responsabilidade era exclusiva da diretoria. Quem acompanha a vida do clube sabe que a história não foi bem assim.

No ano passado, quando o Botafogo ensaiava uma arrancada e brigava pela liderança, ficou sem os quatro homens de ataque: Herrera, Loco Abreu, Elkson e Maicosuel. Nenhum deles foi substituído à altura, mas Oswaldo aproveitou para efetivar seu pupilo Rafael Marques, que marcou um gol na temporada. No campeonato deste ano, quando o time era vice-líder, novamente sob as bênçãos de Oswaldo, a diretoria despachou Felipe Gabriel, Andrezinho, Vitinho, Jadson e Antonio Carlos.

Oswaldo deve assumir o comando do Santos, levando para a Vila Belmiro como reforços alguns personagens que provocaram pesadelos na torcida botafoguense – Marques, Lucas Zen e André Baía e outros menos votados.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 10)

32 comentários em “Ataque da armada inglesa

  1. Prezado Gerson concordo com sua coluna descrita acima, pois existem povos que se acham superiores e que discriminam os demais como inferiores e selvagens. Entretanto, quando o Tecnico da Seleção Inglesa Sr. Hoy Hogdson falou numa entrevista publicada no jornal “The Guardian” que não gostaria de jogar em Manaus, NÃO FOI POR CAUSA QUE A CIDADE É VIOLENTA, SUJA OU QUE POSSUI PROBLEMAS DE MOBILIDADE URBANA OU PORQUE TEM ATAQUES DE ANIMAIS PEÇONHENTOS, ETC…. Mas sim para as condições de praticar futebol por causa do clima da região em NENHUM MOMENTO DA ENTREVISTA, ELE DENEGRIU A IMAGEM DO ESTADO DO AMAZONAS E TÃO POUCO DA CIDADE…Mas como tem sempre um PACHECO QUERENDO APARECER EM SE TRATANDO DE UM ANO ELEITORAL ANO QUE VEM………

    Curtir

  2. O tabloide não é levado a sério nem na terra da Rainha logo por que o alarde?
    O fato é que nenhuma seleção, exceto as que são de países de clima semelhante, querem jogar lá em Manaus pelos fatores de temperatura e umidade elevadas, só isso.

    Curtir

  3. Quanto ao Osvaldinho da Cuíca continuo defendendo que a classificação do Botafogo em quarto lugar não foi por mérito do time da estrela solitária e sim pela incompetência de Goiás e Vitória que não venceram seus jogos, principalmente o Goiás que o fez em casa e tomou de 3 do Santos!

    Curtir

  4. Acho que é muito alarde, os caras (Tabloides ) falaram isso, se é que falaram, de Manaus, só pra vender notícia, nada que a nossa mídia paraense e Brazuca não faça ( Vender notícia a qualquer custo ), pra também vender as suas notícias, preconceito não é inerente aos ingleses ou Europeus, é do ser humano, os Europeus se acham superiores aos Brasileiros, os Caras do Sul e Sudeste se acham superiores aos do Norte, e por fim os Caras dos bairros Nazaré, Umarizal, etc. se acham melhores que os de Terra Firme, Guamá, etc… e por ai vai. O próprio movimento do tal Bom senso reclama dessas viagens, aliais volta e meia tem jogador que não quer vir jogar aqui no Norte, por que estamos estranhando quando os Ingleses reclamam de jogar por aqui? Acho que tudo não passa de factoides

    Curtir

  5. Zeca Pirão e Bororó estão pondo em prática aquilo que venho pregando há tempos: o segredo é a alma do negócio.
    Jogador só deve ser dado como certo quando o negócio já estiver sacramentado.
    No caso do ’33’, é a melhor prática do márquetim esportivo.

    Curtir

  6. Nada como um dia atrás o outro. Como pode os amazonense que tanto adoram discriminar os outros e agora acham ruim serem discriminados?

    Apesar dos esforços nova diretoria azulina frente ao clube, confesso que estou muito preocupado com a crescente dívida trabalhista do Remo. O pior é que não vejo nenhuma possibilidade desta dívida ser paga, a não ser que o time subisse para a primeira divisão e lá permanecesse por umas cinco temporadas, algo praticamente impossível para quem não consegue nem subir para a Série C. Vamos esperar que alguém tenha uma idéia genial para salvar o Remo desse abismo.

    Curtir

  7. Penso bem diferente, sobre o Osvaldo Oliveira… Aliás, vejam a situação desses jogadores, hoje, que ele dispensou… Não estava errado..
    Trabalho do Osvaldo, foi manchado pela péssima diretoria do Fogão.. Salários atrasados, tendo que vender seus principais jogadores para pagar a folha, e sem poder repor… Aqui pra nós, técnico, não faz milagre…
    É verdade que o Bota foi beneficiado pela derrota do Goiás, mas esse mesmo Goiás, foi beneficiado várias vezes, com derrotas do Botafogo, mesmo esse, jogando em casa… Isso, é campeonato brasileiro, de pontos corridos, gente… É um perde e ganha, danado…

    é a minha opinião.

    Curtir

  8. Amigo Claudio,

    Quem e o Emerson, executivo de futebol do Remo ? Vai servir para que ?

    Já não tem muita cacique para pouco índio nessa diretoria do Remo ?

    Curtir

  9. Eu chooooro! chupa essa, manauaras! não são voces os “paulistas” do norte? cidade mais “rica” e “próspera” da Amazônia? não é o Pará a terra de “bandidos”?
    E ainda tem gente que se condói com eles? eu Não!

    Curtir

  10. Bom dia Gerson Nogueira & Amigos do Blog;
    Se é factóide ou não;
    Se é para vender tablóide ou não;
    Seja o que for, a verdade vem à tona, mesmo de forma distorcida e talvez, torpe, até, mas a verdade sempre aparece, doa em quem doer, e nesse fato, a verdade sempre dói, mas, fazer o que? “QUEM PLANTA VENTO, COLHE TEMPESTADE” já ensina o velho adágio popular, por isso é repito o meu brado!!! postado ontem à noite.
    PQP!!! Manos!!!!
    DEIXEM BELÉM FORA DESSA!!!
    SEGUREM A ONDA DE VOCÊS!!!
    QUANDO COMPRARAM A VAGA DA SUB SEDE DA COPA, ATRAVÉS DE RT & JH, JACTARAM-SE DE SER COMPETENTES, EMPREENDEDORES, VISIONÁRIOS, HÁBEIS NA POLÍTICA (bons de rasteira na verdade) e coisas desse gênero, depreciaram Belém e tripudiaram em cima dos Paraenses,(esporte predileto dêles) então que é que houve? que pití é esse? ainda não viram nada! cadê a rede hoteleira superior a de Belém, por onde andam coca-cola e sony que patrocinariam as obras da arena amazônica que incompleta abrigará os jogos da Copa, cadê BRT e monotrilho? cadê a rede hospitalar de lá, maior e melhor que a de cá? onde andam essas fantasias? PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO!!!
    A ONDA ESTÁ SÓ COMEÇANDO!!!
    AGUENTEM!!!
    AH!!! AGORA SOMOS IRMÃOS É???
    CANTAAAA!!!! QUE EU DURMO MANO!!! KKKKKKKKK!!
    E acrescento, onde estão os governadores competentes, honestos, vestais de lá? lembram que Eduardo Braga, atreveu-se a vir a este Estado,(ainda bem que aqui não foi recebido por ninguém nesse nível) pugnar por parcerias, após a pseudo vitória que foi a escolha daquela cidade? onde estão eles agora? por que não estruturaram aquela cidade para esse evento, afinal, não faltou dinheiro público,apoio político, parcerias e apoio da iniciativa privada, (poderosas coca cola e sony), e os executivos marqueteiros, por onde andam essa gente? Consideremos que, mesmo em havendo o reconhecido sensacionalismo barato do tablóide inglês, ele não deixa de ser verdadeiro em nenhum dos quesitos questionados?
    Bom enquanto isso, futebol, no Norte deste País, bom ou mal, ainda é aqui em Belém do Pará!!!
    O resto é potoca!!!

    Curtir

  11. Rodrigo Cavalcante;
    Segundo o Paulo Fernando, toda noite no programa dele na Clube, “As últimas do Esporte” o cidadão aí do ´post 9, é empresário de jogador de futebol. Looooogoooooo!!!!,
    “É A RAPOSA TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO”

    Curtir

  12. E quanto ao Botafogo, por mais simpático que me seja, sinto muito, mas vou torcer para que a Ponte conquiste esse título da Sul-americana.
    O Fogão teve várias oportunidades de ficar ao menos em terceiro lugar do Brasileirão, além de ter perdido a CB para o Flamengo.

    Se ficar fora da Libertadores, a culpa não será da Ponte e sim dele próprio.

    Curtir

  13. Oswaldo deveria ter sido mandado embora a muito tempo. Esse cretino deixou os jogadores a maior parte do tempo com salários atrasados, dirigiu o time de forma amadora e com um elenco do nível de Barcelona e Bayer só conseguiu a patética quarta colocação no campeonato Brasileiro… o super time da estrela solitária, conhecido em todo mundo (afinal nem é um time que vive do passado, e vem tendo glorias ininterruptas desde os tempos de Garrincha, Didi e Gerson) merece um treinador a altura de sua grandeza, já vai tarde “Oswaldinho da cuíca”.

    Curtir

  14. Vcs ouviram o que ouviu na Radio Clube hoje ?

    Rapaz essas contratações do Remo, todas vão para casa do índio.

    Nicolau Barros no Remo, tem 03 processos na justiça contra o Clube.

    Emerson, trazendo Raul para o Remo, paciência.

    Remo renovando Carlinhos Rech, paciência.

    Isso está me cheirando mal.

    Pior a base não vai ser aproveitada.

    Curtir

  15. Gerson e pessoal, mesmo estando morando em Macapá, eu me mantenho informado sobre o noticiário esportivo que ocorre em Belém escutando os programas esportivos (internet e tv por assinatura) e até acompanhando os comentários neste blog, e como estamos num processo de reformulação dos clubes aonde se faz inúmeras contratações para a disputa dos campeonatos do ano que vem, fiz um “cálculo de mercearia”, por exemplo, um clube precisa ter um elenco com no máximo 27 profissionais, divididos em:
    Jogador “diferenciado” (adulto): quantidade de 6 atletas salário em media de R$ 40 mil/jogador (total de 240 mil reais mensais);

    Jogador “regular” ou “carregador de piano” (adulto): quantidade de 12 jogadores com salário em média de R$ 20 mil/jogador (total de 240 mil reais mensais);

    Jogador “diferenciado” (júnior): quantidade de 3 atletas com salário em media de R$ 12 mil/jogador (total de 36 mil mensais); e

    Jogador “regular” ou “carregador de piano” (júnior): quantidade de 6 jogadores com salário em média de R$ 7,5 mil/jogador (total de 45 mil reais mensais),

    Totalizando gasto mensal com jogadores: R$ 561 mil reais / mês

    Com relação a comissão técnica fiz um calculo APROXIMADO com o custo por profissional:

    Técnico: um profissional com salário em média 45 mil reais;

    Auxiliar técnico: dois profissionais com salario em média 16.200 mil reais (totalizando 32.400 reais mensais);

    Preparador físico: um profissional com salário em média 3.916 mil reais;

    Preparador de goleiro: um profissional com salário em média 3.916 mil reais;

    Médico: um profissional com salário em média 8.400 mil reais;

    Fisiologista: um profissional com salário em média 5.424 mil reais;

    Nutricionista: um profissional com salário em média 5.424 mil reais;

    Massagista: um profissional com salário em média 4.068 mil reais;

    Olheiro: dois profissionais com salário em média 4.068 mil reais (totalizando 8.136 reais mensais);

    Psicólogo: um profissional com salário em média 5.424 mil reais;

    Roupeiro: um profissional com salário em média 2.712 mil reais;

    Totalizando gasto mensal com comissão técnica: R$ 124.820 mil reais / mês

    Total geral (jogadores + comissão técnica): R$ 685.820 mil reais/mês

    Curtir

  16. corrigindo valor:

    Roupeiro: um profissional com salário em média 1.710 mil reais;

    Totalizando gasto mensal com comissão técnica: R$ 123.818 mil reais / mês

    Total geral (jogadores + comissão técnica): R$ 684.818 mil reais/mês

    Curtir

  17. Prezado Felipe como eu coloquei no post. nº 22 seria um cálculo aproximado, que poderia apresentar o resultado final para mais ou para menos, agradeço pela lembrança de incluir os “famosos” encargos. conforme sua informação vamos considerar o percentual de 80%, segue abaixo:

    Totalizando gasto mensal com jogadores + encargos sociais: R$ 1.009.800 milhão reais / mês

    Totalizando gasto mensal com comissão técnica + encargos sociais: R$ 222.872 mil reais / mês

    Total geral (jogadores + comissão técnica) + encargos sociais: R$ 1.232.672 milhão reais/mês

    Curtir

  18. A origem dessa cachoeira de dinheiro que está jorrando no remo vem de estratégias políticas. Lembrem-se que para o ano, 2014, haverá eleições e o Pirão (PMDB) baterá chapa no mínimo como vice-governador do filho de quem vocês bem sabem. Conquistando o Remo bons resultados, como por exemplo, a tão sonhada vaga na série D e campeão da Copa Verde, os torcedores azulinos darão até o curação, imagina o voto. Ai a conta final, como todos sabem, será cobrada na Casa do Índio, logo depois da euforia.

    Curtir

Deixe uma resposta