Para juiz de Execuções, “isso é mais por vingança”

Por Mariana Hubert, da Folha de S. Paulo

Responsável por coordenar a execução das penas dos condenados no processo do mensalão, o juiz titular da Vara de Execuções Penais do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), Ademar Silva de Vasconcelos, acredita que o cumprimento das punições é inócuo. Para o magistrado, o processo do mensalão é emblemático, mas as prisões não são positivas para o país.

“Eu acho que isso não é bom. A gente, como cidadão, fica até mesmo muito decepcionado com essas coisas. Fico pensando no homem comum, do povo, que não tem muita oportunidade vendo um homem notório sendo preso. Isso não é bom para o país. São penas inócuas, porque eles já foram punidos publicamente”, afirmou Vasconcelos, ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal de ordenar o início do cumprimento das penas.

Questionado sobre se não seria emblemático o sujeito comum ver políticos indo para a cadeia, o juiz afirmou que “isso é mais por vingança”.

LOCAL DAS PRISÕES

No julgamento, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, havia dito que iria expedir os mandados de prisão para a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que será a responsável pela execução das sentenças. Se isso acontecer, caberá a Ademar Vasconcelos decidir sobre um possível pedido das defesas para que alguns réus cumpram pena em outro local. Os pedidos também teriam que ser analisados pelo Ministério Público.

Segundo o juiz, ainda não há reserva de vaga para os condenados nos presídios de Brasília, mas um remanejamento de presos terá de ser feito para comportar os condenados na Ação Penal 470. “Está tudo lotado. Não tem espaço. Não tem nada reservado, porque não sei quantos réus são. Estou aguardando a decisão do Supremo para ver como nós vamos fazer”, afirmou Vasconcelos.

CELAS INDIVIDUAIS

Segundo ele, os condenados ficarão preferencialmente em celas individuais por uma questão de segurança. De acordo com a legislação, a polícia só pode tentar prender os réus que estiverem em casa durante o dia. Mas, segundo Vasconcelos, pode ser determinada a prisão mesmo durante o feriado ou no final de semana. Os réus também podem se entregar a qualquer hora.

Os condenados a regime fechado ficarão no Complexo Penitenciário da Papuda, enquanto aqueles que terão de cumprir pena no regime semiaberto serão encaminhados para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP). As mulheres que também cumprirão pena serão enviadas para o Presídio Feminino. Atualmente, o Distrito Federal tem uma população carcerária de 12,5 mil pessoas.

9 comentários em “Para juiz de Execuções, “isso é mais por vingança”

  1. Prefiro nao acreditar no que esse juiz falou, e assinar de vez a inpunidade no pais, ele deveria zelar pela lei e me vem com essa. Te dizer! e atestar de vez que cadeia e para pobre e nao para ricos. Hora, ladrao e ladrao nao importa se roubou uma bolacha ou um milhao, o preceito e da honestidade, moralidade, dignidade, hombridade e todos sao iguais perante a lei.

  2. Com todo o respeito as opiniões diferentes. Mas, para mim, errou tem que cumprir a pena. Não existe homem comum e homem notório. Existe humanos que estão submisso a leis criada pelos supostos representantes do povo.

    Para mim, é pensamentos como do Juiz que faz pessoas como Eike Batista, especulador financeiro, continuar solto. Mais que isso, é pensamento como este que faz o filho do Eikecontinuar solto.

    A llei é para todos… ou pelo menos deveria ser.

    Esta é minha opinião.

  3. Duvido a mídia e a justiça ter o mesmo rigor contra o DEM E PSDB sobre o escândalo muito maior que foi o desviu de 500 milhões na ampliação do metrô de São Paulo.

  4. Esse juiz aí é futuro candidato a ministro do STF…Tem todas as desqualificações necessárias pra se-lo…Quanto a voce édson, teu time só não caiu pra 4ª em 2007 porque ela ainda não existia, e neste mesmo ano o teu time ficou SEM DIVISÃO depois daquela campanha ridicula de não ganhar nenhum jogo, fez só um ponto, e ficou na lanterna e na 65ª…Aproveita e assiste a este video do youtube em que um jogador do teu time chama a tua torcidinha de torcida de M….kkkkkkkkkkk…. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2eQfVD_rXA0

  5. Não, não é vingança. A condenação é repressão e pedagogia. E o juiz sabe disso. E se ele falou mesmo o que lhe está sendo atribuído (eu também chego a duvidar seriamente disso) é porque ele tem vínculo petista ou algum interesse nada republicano.

Deixe uma resposta