Esse santo quer reza

Por Kennedy Alencar

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, não deveria admitir que possa vir a disputar cargos eleitorais quando deixar o Supremo Tribunal Federal. Pela importância política e institucional, uma cadeira de Supremo demanda mais cuidado com as palavras e como elas podem ser interpretadas. “No dia em que deixar o Supremo, como entrei muito jovem, eu terei ainda tempo para refletir sobre isso (disputar eleição]. Acho difícil exercer a carreira no Supremo até os 70 anos. Eu não tenho no momento nenhuma intenção de me lançar candidato à Presidência. Pode ser que no futuro surja o interesse”, afirmou.

Barbosa lida com um caso delicadíssimo: o escândalo do mensalão. Há outros processos de enorme repercussão sob seus cuidados. Ao falar em seguir, eventualmente, carreira política no futuro, ele pode deixar que pairem dúvidas sobre atos seus no presente. Perguntado se tinha simpatia por algum candidato a presidente, disparou: “Muito difícil. O modelo político partidário não me agrada nem um pouco”.

Ora, a emissão de opiniões desse tipo não contribui para que alguém exerça a função de ministro do STF sem abrir a guarda para críticas. Muito menos são recomendáveis para um presidente do Supremo. Como poderá, pela lei, se filiar a um partido até o começo de abril a fim de concorrer em 2014, Barbosa deixa espaço para a seguinte especulação: se o julgamento dos embargos infringentes do processo do mensalão não der o resultado que ele espera, talvez possa mudar de ideia.

O presidente do Supremo disse que, “no momento”, não tem intenção de se candidatar a presidente. Mas também afirmou: “Pode ser que no futuro surja o interesse”. Bastaria acelerar a aposentadoria.

Rendeu pano pra manga essa palestra de hoje na Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Um comentário em “Esse santo quer reza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s