Consequências da saída de Vitinho

Por Julio Gomes

O Botafogo faz uma temporada heroica. Sem a Unimed, sem a grana que o Flamengo recebe da TV, sem encher estádios, agora sem o Engenhão… Ganhou o Campeonato Carioca sem precisar de final, está a ponto de eliminar o campeão da América da Copa do Brasil e está a dois pontos da liderança do Campeonato Brasileiro. Os caras não recebem salários há dois meses. Dívidas fiscais representam o bloqueio das receitas – o que deveria acontecer com todos os clubes que têm dívidas.

Resumindo. É uma situação péssima extra-campo, que teria tudo para representar fracasso dentro de campo.

Mas não. Pelo contrário. Com muito profissionalismo, bons jogadores e um ótimo treinador, o Botafogo consegue resultados que simplesmente não combinam com o que normalmente estaria acontecendo. Claro, sem nunca esquecer o fator Seedorf. Um veterano que fala o idioma, já viveu tudo no futebol, é um gênio do esporte e está ensinando muitas coisas a todos dentro do clube.

E aí, com as saídas de Andrezinho e Fellype Gabriel, aparece Vitinho. E agora, vai-se Vitinho. 19 anos, revelação, ótimo jogador, evoluindo claramente a cada rodada, xodó de Seedorf.

Um jogador fundamental no Botafogo atual. Velocidade no meio de campo, drible, finalização de fora da área. Não, não é o novo Neymar. Não é Vitinho e mais dez. Mas o garoto está fazendo muita diferença para o time, suas características o fazem muito menos substituível do que a maioria dos outros companheiros.

O CSKA vai pagar a multa, o Botafogo não tem nada o que fazer. E possivelmente nem verá os 60%a que teria direito. Não adianta o torcedor quebrar tudo, xingar todo mundo… certamente o clube não queria que ele fosse embora. E só temos a lamentar que vá embora Vitinho, um menino símbolo do lixo social em que vivemos, diretamente do mundo de violência que assolou por anos o Complexo do Alemão para a titularidade, a fama, a chance de ganhar um dinheiro que nunca viu. Mais do que dinheiro, imagino o que ele não ganhou de “amigos” nos últimos meses…

e1519170-4ac3-424c-bf5c-fae9cd84bae2_vito

Esportistas como esse garoto não têm estrutura alguma para recusar tudo isso. É difícil fazê-lo entender que ficar no Botafogo representaria tanta coisa que, daqui a dois anos, todos daríamos risada da proposta do CSKA. E tem pressão de empresário, família, etc. Vai para uma cidade linda e gigante, ameaçadora e fria, cheia de pecados, pouco futebol, idioma para lá de estranho. Espero que seu entorno e o novo clube ajudem muito para que essa promissora carreira não se perca por aí. Que apareça outro Seedorf para adotá-lo no caminho.

E o Botafogo?

Bom, para mim é mais do que a saída de um jogador importante. É simbólico. Do que mais os funcionários, jogadores e treinador precisam para baixar a cabeça? Mais dramático que isso, só se Seedorf fosse embora ou se lesionasse. Ducha de água fria. É um movimento emblemático que deve tirar o Botafogo da briga pelo título. Título que já seria quase um milagre, dada a situação geral, a característica maratônica do campeonato e a concorrência endinheirada por perto. É lutar para ficar no G-4, o que já seria um feito e tanto para o Botafogo.

O futebol brasileiro continua andando para trás. A saída de mais esta promessa é uma grande pena. Seja feliz, Vitinho! Estou na torcida para que a vida seja melhor daqui para frente do que foi até pouco tempo atrás.

7 comentários em “Consequências da saída de Vitinho

  1. Realmente, essa transação é de uma insensatez inexplicável. Claro que os pragmáticos de plantão vão sempre alegar que esse dinheiro é a salvação dessa lavoura que você citou e cuja colheita se afigura das mais generosas para 2013.
    A pergunta que não quer calar é: será que não dava pra esperar até o fim da temporada e encetar conversações com clubes mais habilitados a valorizar jóias raras desse quilate, principalmente depois de tudo que o Cuca falou, após os 4×2 da semana passada? Já pensou se o Pelé tivesse surgido nos dias de hoje?

    Curtir

  2. Gerson e amigos, botafoguenses ou não, o que tem me alegrado é que o Botafogo, apesar de tudo isso, é o time carioca que mais tem revelado bons jogadores.

    No caso da saída do Vitinho, não há jeito quando o menino já foi convencido por outros que é melhor ir embora.

    Vai pra Russia, lugar onde se tem muito preconceito com sua pele, onde perderá toda uma visibilidade da Seleção.

    Fazer o quê?

    Curtir

  3. Daqui da equidistante Brasilia (entre o Rio e Belém), como botafoguense, vejo tudo com angústia. Quem ganha: Vitinho, embora vá perder visibilidade; o tal de Audax (do Grupo Pão de Açúcar); os credores do Alvinegro. E o Botafogo? Preocupado, torço para que superemos mais essa. Botafogo sempre!

    Curtir

  4. Emblemático esse caso Vitinho, tomara que a família o ampare para evitar que seja vítima do deslumbramento Natural que a fortuna repentina proporciona e muito mais ainda das MARIAS CHUTEIRAS que não lhe darão descanso, se é que alguma funkeira já não o aprisionou, peço a Deus que o ilumine e continue a conduzí-lo nesta vida; mas, mudando de pau prá cacete, no Bicolor do Arturzinho ese atleta não teria vez, por ter apenas 19 anos, seria considerado sem experiência, e sem condições de suportar pressão, pode? se não pode, mas, é o que está acontecendo, foi por isso que ele escalou o peso pesado Fabiano Silva no jogo contra o Icasa, segundo declarações do Próprio ele disse “olhei pro banco e só vi garotos, o Gleissinho, o Helinton, o Romário, então, pela experiencia eu optei pelo Fabiano Silva”. Égua Vandick, não sei o que esse técnico continua fazendo na Curuzú, a demora na substituição, só aumenta o prejuízo.

    Curtir

  5. O mais importante pro BFR deveria ser pensar nas CAUSAS da saída do vitinho. Se não logo será o Dória, Gabriel, Lodeiro e demais. E o time seguirá ladeira abaixo, tudo por culpa das péssimas administrações.

    Curtir

  6. Concordo, Marco. O problema da saída de jovens valores tem a ver com má gestão dos clubes, irresponsabilidades da cartolagem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s