Os brutos venceram de novo

Por Gerson Nogueira

A turma da arruaça nos estádios triunfou outra vez. Temendo a possibilidade de brigas entre torcidas, a Polícia Militar e a Federação Paraense de Futebol estragaram a reta final da Copa Norte Sub-20. Definiram as semifinais da Copa Norte Sub-20 para 15h de hoje, faixa de horário proibitiva para torcedores e extremamente prejudicial aos jovens atletas.

A alegação para tão esdrúxulo horário foi o medo que as autoridades têm do confronto entre as torcidas de Remo e Paissandu, que poderiam vir a se digladiar ao longo da avenida Almirante Barroso. Por essa razão, o jogo entre Remo e Santos (AP) será às 15h, no estádio Evandro Almeida. Às 15h30, no Mangueirão, se enfrentam JV Lideral (MA) x Holanda (AM).

GERSON_09-08-2013 (1)Detalhe: o Paissandu joga somente às 21h50, no estádio da Curuzu, contra o Joinville, em partida cuja previsão de público não é das mais otimistas. Na terça-feira, contra o América-MG, o número de pagantes no estádio mal chegou a 2.500 pagantes.

As medidas preventivas se justificam, mas não excluem alguns questionamentos. O principal e mais óbvio diz respeito à incapacidade que os organismos de segurança demonstram para neutralizar a ação de líderes de torcidas ditas organizadas.

Pela ação isolada de alguns, perdem torcedores, clubes e atletas. No caso do Remo, que tem conseguido levar a expressiva média de 4 mil torcedores por jogo no torneio, a mudança de horário (da noite para a tarde) terá reflexos no comparecimento da torcida.

O que falta para a polícia fichar e cadastrar em seu banco de informações os integrantes das mais violentas facções de torcedores em Belém? Tudo começa com a prevenção à violência. São organizações que reúnem, no máximo, 2 mil membros, contingente perfeitamente identificável.

Ao mesmo tempo, persiste outra dúvida: será que o aparato de segurança ficou tão nanico que não consegue mais estabelecer vigilância nas quadras próximas ao estádio da Curuzu, criando um isolamento em relação ao estádio Baenão? Pelo visto, sim.

Cabe então jogar a toalha, reconhecer que chegamos ao ponto crítico da capitulação. Agora, até mesmo em jogo da categoria sub-20, a Polícia se mostra incapaz de tratar preventivamente o risco de enfrentamentos de rua. A qualquer momento ainda veremos se repetir aqui o fenômeno que os mineiros já experimentaram e os gaúchos também: jogos para uma torcida só, confirmando a derrota dos desportistas e a vitória dos brutos, sob a complacência e passividade dos organismos de segurança.

————————————————————————-

Fazendo das tripas coração

Arturzinho está fazendo o que pode para tentar dar um perfil competitivo ao Paissandu, a tempo de evitar novo insucesso diante do Joinville, hoje, na Curuzu. Com base nas observações feitas no jogo contra o América-MG e nos poucos treinos que comandou, chegou a uma formação diferente para o confronto desta noite: Marcelo; Djalma, Bispo, Fábio Sanches e Pablo; Esdras, Vânderson, Diego Barbosa e Eduardo Ramos; Marcelo Nicácio e Héliton.

É uma tentativa válida, mas que implica em alguns problemas. Djalma improvisado na lateral-direita é uma temeridade, principalmente porque do lado esquerdo já há Pablo quebrando galho. Mas o pior cenário está na meia cancha. Esdras e Vânderson formam a menos efetiva das duplas de volantes possíveis no elenco. Incompreensível a ausência de Billy como alternativa para jogar ao lado de qualquer parceiro.

Mais à frente, Diego Barbosa é outra incógnita. Não foi bem em nenhum dos jogos nos quais entrou como titular. No ataque, a presença de Héliton só se justifica pela falta de opções, pois o jogador foi muito mal diante dos mineiros. Enfim, a noite reserva uma parada duríssima para o Papão, com um time modificado e contra um dos candidatos ao acesso.

————————————————————————-

Direto do blog

“É um tal de fica Lecheva… Lecheva não dá mais… com Wandick eu acredito… fora Wandick. Torcedor é ralado. Passamos longos anos na Série C e sabíamos que a luta seria para não cair. E que ganhar um Parazinho não nos acrescentaria nada. Não se pode desmerecer o trabalho da atual diretoria. Fazer boa campanha na B é muito mais difícil do que simplesmente sair da C cheio de dívidas e com a credibilidade a zero. Eu particularmente ainda não tive tempo de me cadastrar no ST, mas acredito e optarei pelo VIP. Força, Vandick! Fica na B, Papão!”.

Por Maurício Carneiro, um bicolor que mantém os pés fincados na realidade.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 09)

24 comentários em “Os brutos venceram de novo

  1. Pior, Gerson e amigos, é olhar pra essa escalação e ver, no banco do Paysandu, jogadores como Iarley e Ricardo Capanema… Te dizer…

    Olhem o Banco do Papão: Zé Carlos, Gleissinho, Raul, Ricardo Capanema, Alex Gaibú, Tallys, Iarley e João Neto.

    Concordo que o Papão está muito mal escalado pra hoje… Mas espero que supere isso, e vença o jogo, que é o mais importante…

    Aliás, o Arthurzinho falou ontem, que vai explorar o lado esquerdo do JEC, pois é mais “fraco”… O melhor em tudo isso, é que o técnico do JEC nem ouviu isso… Te dizer..

    Vamos Papãoooo….

    Curtir

    1. O problema com Capanema é mais sério do que parece, amigo Cláudio. Comissão técnica tem suas razões em deixá-lo no banco. Queimou seu filme ao calçar chinelinho pra não viajar a Floripa semana passada.

      Curtir

  2. Djalma na lateral direita; Ricardo capanema no banco; Diego Souza fazendo o terceiro homem do meio e Billy fora da relação. Mal comparando, é como se o Felipãp colocasse o Oscar no lugar do Daniel Alves; o Neymar no lugar do Paulinho e barrasse o Luís Gustavo optando pelo Gilberto Silva. Pode até dar certo, mas tem tudo pra naufragar.

    Curtir

  3. Concordo com avaliação feita ao time escalado para hoje, não justifica as ausências de Billy e Capanema e favor de Esdras e Vanderson, estes lentos, pouco combativos e com dificuldades em sair com a bola. O que faz o Rogerinho como auxiliar? Só se existem coisa extra campo que não sabemos dos dois preteridos, quanto ao Djalma, acho que é a melhor opção. Também concordo com o Marcelo na sua análise, Força Vandick e pra frente Papão.

    Curtir

  4. Podem esperar que o Pau vai comer as 17 Hs na almirante barroso, os Vândalos estão marcando encontro na internet, depois do sub-20 do Remo.

    Curtir

  5. Alguêm tá fazendo uma casinha pro Arthuzinho, sinceramente, não há outra explicação.

    Gerson, o problema não é dá 10 mil na Curuzú ou 10 mil no Baenão.

    Pois quem vai pra brigar, são os 200 cabeças de bagres da terror e os 200 cabeças de camarão da remoçinha.

    Infelizmente até que se faça uma operação capaz de barrar essas gangues, os brutos ficam no comando.

    Curtir

  6. A justificativa apresentada pelo Artuzinho em não escalar o Gleicinho – para poupar o jovem atleta da pressão da torcida – até que é aceitável, mas não colocar o Billy nem no banco, de reservas mesmo havendo vaga para isso, deve ser melhor explicado. O que há com esse jogador que sempre foi preterido.por todos os últimos técnicos que passaram pelo PAPÃO?

    Curtir

  7. Amigo Gerson, fica clara a má gestão deste governo no quesito segurança também, observemos no dia a dia falta dela, e este partido que aí está com o aval da maioria não consegue sair da mesmice no quesito segurança, a próposito consegue repetir os erros do governo antecessor, onde segurança significava comprar viaturas e bater foto, quem nos garante que os “organizados” não se enfrentarão em outro horário, segurança se faz com inteligência, já se sabe através do Diário (sempre ele) onde se concentram os pontos críticos de violência e como você mesmo colocou acima, se não conseguem controlar duas torcidas com alguns marginais é melhor jogar a toalhar.

    Curtir

  8. Os dirigentes poderiam ser mais inteligentes e levar para o mangueirão a noite os dois jogos, Na preliminar jogaria paysandu e joinville e na principal REMO e santos, a ordem dos jogos é devido a torcida do remo ter levado maior público no sub-20 do que o paysandu na B

    Curtir

  9. VEJAM A GENEALOGIA DA DETERIORIZAÇÃO REMISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ONDE OS PRÓPRIOS AZULINOS ESTÃO EXTIGUINDO O REMORTO:

    1 – Na decada de 50 , 60 e 70 quando estava no auge com aqueles torneios nordestinos, a torcida chamava esse time de leão azul filho da gloria e do triunfo

    2- na decada de 90 após muita peia foi eliminado da primeira divisão e nunca mais voltou, passando a disputar a segundona aí tiraram filho da gloria e do triunfo e deixaram so leão azul

    3- na decada de 2000 após a queda para a terceira e quarta divisão , tiram o azul e deixaram so leão

    4- após ser defenestrado da quarta divisão e não conseguir mais voltar , diminuiram mais o nome, tiraram o leão e agora é leãozinho

    5- concerteza em 2014 se não conseguirem divisão, vão tirar o leaozinho e diminuir mais o nome para MICRO leão so visto atraves de microcoscopio rsrsrsrsrsr

    moral da historia: No futuro poderemos ver um monte de sofridos azulinos no campo com microscopio vendo o time deles e gritando MICRO LEÃO , MICRO LEÃO. !!!!!

    Aí o caxiado como sempre na historia gritando desesperado: SE CABOU FILHO, SE ACABOU FILHOOOOOOOOOO

    Curtir

  10. VEJAM A GENEALOGIA DA DETERIORIZAÇÃO REMISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ONDE OS PRÓPRIOS AZULINOS ESTÃO EXTIGUINDO O REMORTO:

    1 – Na decada de 50 , 60 e 70 quando estava no auge com aqueles torneios nordestinos, a torcida chamava esse time de leão azul filho da gloria e do triunfo

    2- na decada de 90 após muita peia foi eliminado da primeira divisão e nunca mais voltou, passando a disputar a segundona aí tiraram filho da gloria e do triunfo e deixaram so leão azul

    3- na decada de 2000 após a queda para a terceira e quarta divisão , tiram o azul e deixaram so leão

    4- após ser defenestrado da quarta divisão e não conseguir mais voltar , diminuiram mais o nome, tiraram o leão e agora é leãozinho

    5- concerteza em 2014 se não conseguirem divisão, vão tirar o leaozinho e diminuir mais o nome para MICRO leão so visto atraves de microcoscopio rsrsrsrsrsr

    moral da historia: No futuro poderemos ver um monte de sofridos azulinos no campo com microscopio vendo o time deles e gritando MICRO LEÃO , MICRO LEÃO. !!!!!

    Aí o caxiado como sempre na historia gritando desesperado: SE CABOU FILHO, SE ACABOU FILHOOOOOOOOOO
    KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAK
    KAKAKAKAKAKAKAK
    KAKAKAKAKAKAK

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s