Mudança para reagir

PSC Artur e Nicacio-Mario Quadros (2)

Por Gerson Nogueira

Arturzinho chegou, comandou treinamento e já vai dirigir o time do Paissandu hoje contra o América-MG. Detectou o baixo astral que domina a turma e deixou boa impressão inicial pela disposição para trabalhar. O futebol paraense tinha se acostumado com técnicos que chegam na véspera dos jogos e decidem ficar apenas assistindo, evitando o desgaste de uma derrota logo de cara.

Fez aqueles comentários próprios de técnico recém-chegado para boleiros, exigindo comprometimento, foco nos resultados e dedicação total. Todo mundo, logicamente, jurou de pés juntos que vai seguir o receituário.

Na prática, a partir desta noite, Arturzinho vai sentir na pele o que é comandar um clube de massa, com torcida exigente e temerosa de que o time apronte mais um vexame. Pior: vai ter que administrar a insegurança geral decorrente da posição na tabela.

Em 19º lugar, o Paissandu não pode mais perder ponto em casa. Precisa vencer jogos e acumular pontuação suficiente para não chegar à reta final da competição rezando por combinação de resultados e esperando pelo que não virá.

Com base nos dois últimos campeonatos da Série B, o Papão terá que fazer 45 pontos para escapar ao rebaixamento. Com 12 pontos ganhos em 12 jogos disputados (aproveitamento de 33.3%), precisa de 11 vitórias nas 13 partidas que ainda terá a fazer como mandante.

A preocupação de todos no clube é que o Paissandu desperdiçou seis pontos em casa. Mesmo invicto, o time vacilou em partidas que poderia ter vencido, evitando a situação desconfortável em que se encontra.

Contratar um técnico de nível intermediário, caro para os padrões locais, foi a única alternativa encontrada pela diretoria para estancar a queda na competição. Depois de passos errados com Lecheva e Givanildo Oliveira, o Paissandu precisa encontrar um novo rumo. Não pode repetir os erros até aqui mostrados.

O novo comandante não dispõe de muitos recursos para modificar o cenário. Boa parte do remédio aplicado é de cunho motivacional, mexendo com os brios do grupo. A atuação desta noite vai depender muito mais das conversas que Arturzinho terá com os jogadores do que propriamente de variações táticas inéditas.

Para montar o time, Arturzinho terá que ouvir as dicas do auxiliar Rogerinho e no conhecimento de alguns jogadores do elenco com os quais já trabalhou. Na prática, significa que o Paissandu de hoje será igual ao de outras jornadas. A diferença pode estar no rendimento individual de algumas peças que vinham decepcionando e que agora, com o novo treinador, devem procurar mostrar serviço.

No meio-de-campo, por exemplo, Eduardo Ramos precisa retomar o papel de organizador da equipe, com todas as responsabilidades que a função exige. O mesmo vale para Iarley, cuja ascendência no elenco não se reflete nas atuações mais recentes.

Pelas conversas iniciais, fica claro que Arturzinho vai orientar o time a jogar em função de seu artilheiro, criando jogadas para ele. Marcelo Nicácio, portanto, é quem mais tem a ganhar inicialmente com a nova direção técnica.

————————————————————————–

Um velho conhecido dos paraenses

Do outro lado do ringue, Paulo Comelli está invicto, mas não tem razões para comemorar. Há nove jogos sem derrota, o América padece de um problema que sabota qualquer campanha em campeonato de pontos corridos: o excesso de empates.

Na última rodada, tropeçou em casa diante do Ceará. O time joga bem, cria bastante situações de gol, mas peca nas finalizações. Rodriguinho é o cérebro, cuidando de lançamentos e armação de jogadas. Os atacantes Williams e Nikão são rápidos e chutam muito a gol.

Contra o Paissandu, Comelli luta por uma vitória que permita ao América voltar ao G4. Para isso, vai explorar o contra-ataque e a ansiedade dos bicolores. Vale dizer que o técnico – que garantiu o acesso do Criciúma à Série A no ano passado – conhece bem o futebol e a torcida do Pará, pois já treinou Tuna e Remo.

————————————————————————-

Leãozinho avança na Copa

Com um gol solitário de Jaime já na parte final da partida, o Remo passou pelo Ananindeua e assegurou presença na semifinal da Copa Norte Sub-20. Quando chegou ao gol, a Tartaruga já tinha perdido um jogador – Biro foi expulso. Ainda assim, dificultou muito a ação dos azulinos, que também perderam muitas oportunidades. Na próxima rodada, amanhã, o Remo joga contra o Holanda, que derrotou o Baré na preliminar.

O jogo contra o Ananindeua, que havia sido surrado por 5 a 0 na estreia, mostrou que o Leãozinho terá muitas dificuldades pela frente. Apesar da boa participação da defesa, o time sofre com a falta de um meia-armador. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola) 

REMOXANANINDEUA sub20-Mario Quadros

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 06)

10 comentários em “Mudança para reagir

  1. – Penso, Gerson e amigos, que será um jogo muito difícil para o Paysandu. Comeli é especialista em jogar fora de seus domínios..

    – No Paysandu, de nada vai adiantar um bom técnico, mesmo que bombeiro, esteja estreando no comando do clube, se o grupo estiver “rachado”… Vandick precisa chamar o Eduardo Ramos para conversar e acertar aumento salarial, caso contrário, vai continuar fazendo de conta que joga…(Joga bem num jogo, em outros 3, tira o pé.. e assim vai..)..

    – Ala direito Boiadeiro e zagueiro Jacó, que foram jogadores do Arthurzinho, no JEC, foram dispensados ontem pela manhã, e como não jogaram mais de 6 partidas, poderão jogar a série B, ainda.. Não sei se o que não serviu para o JEC serviria para o Papão… Uma coisa é certa, Papão terá que ca que contratar e continuar dispensando…

    É a minha opinião.

    Curtir

  2. Meia armador, uma posição da qual o Remo vem se ressentindo de há muito… Aliás, a maioria dos times brasileiros padecem deste mal. O próprio rival bicóla é um dos padecentes. O ER tem se revelado um maestro caseiro. Eis um dos motivos das surras que tem experimentado o listrado recentemente.

    Curtir

  3. Penso que o que falta ao ER é hombridade, tem que jogar pelo salário que acertou e ponto final, tem que honrar as calças que veste; nenhum outro clube neste país lhe pagará os Quarentão que o Bicolor lhe paga, NENHUM!! só aqui, portanto, tem que jogar bola ou a diretoria mandar rasgar!!! de insubstituíveis, o cemitério está cheio!!!
    Essa é a primeira barca que o Arthurzinho terá que resolver!! manda o ER embora Arthurzinho, ou, cairás, bem antes do que pensas, pois não conseguirás estabelecer teu método de trabalho, o cara se sente o Único e Último!!!, só pode!!!.

    Curtir

  4. Silas apesar de duras são acertadas as tuas palavras em relação ao ER. Acho que se você acerta um valor para atuar em qualquer esfera profissional e futuramente fica sabendo que outro ganha mais que você pela mesma função pode ser até chato mas fica muito anti-ética tal atitude.De duas uma ou rescinde o contrato ou senta para um acerto (emenda, quem sabe?),porém ficar fazendo corpo mole como temos observado é melhor pegar o beco e ser feliz em outra freguesia. E concordo mais ainda ao afirmares que nenhum outro clube pagaria estes 40 mil para um jogador que tem atuado abaixo da média dos demais!
    Janilson é outro que deve ser desligado do clube, não dá mais!
    Jean já vai tarde!
    Na verdade precisamos de mais de meio time se quisermos algo nesta série B ou pelo menos, nela se manter!

    Curtir

  5. Miguel, penso que tem que mandá-lo embora, ele próprio esticou muito a corda, forçou a barra em demasia e criou uma situação insutentável, pois se a diretoria abrir o precedente de reajustar-lhe o salário, os outros DEZ titulares também terão e hão de buscar esse direito, aí a vaca vai pro brejo; esse jogador não foi procurado por nenhum outro clube que lhe oferecesse condição melhor que a atual, pois se isso houvesse ocorrido com certeza lá já estaria e essa atitude seria e é a correta, mas, da forma atual velho, não dá!!! penso que com os 40 pagos a ele dá prá trazer outro em nível de série A, é só procurar, mas, o yamato serve prá que mesmo heim!?……

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s