Torcida impõe eleição direta

Por Gerson Nogueira

Não houve dor, nem enfrentamento. O Conselho Deliberativo do Remo, que já havia confirmado a aprovação da proposta de eleições diretas no clube para 2014, aprovou ontem à noite a realização de assembleia geral no próximo dia 27 de julho para aprovação do novo estatuto. Significa que, a exemplo do que ocorreu na última eleição do Paissandu, o Remo finalmente adere à democratização do processo eleitoral.

bol_ter_280513_11.psÉ claro que a mudança tem a ver diretamente com a pressão nascida entre os torcedores, insatisfeitos com os rumos que o clube tomou e a ausência de transparência administrativa. Isso, porém, não invalida o posicionamento maduro dos conselheiros, que antes rejeitavam por completo a ideia de eleições diretas.

Contribuiu muito para agilizaR o processo, que estava emperrado há pelo menos quatro anos, o atual estado de coisas no clube. O futebol profissional, carro-chefe da instituição, vai de mal a pior. Há cinco anos sem título estadual ou qualquer outra conquista, o Remo está de novo sem divisão, em face de campanha infeliz no recente Parazão.

Sem sucesso nos gramados, a diretoria do clube padece de intenso desgaste desde o primeiro mandato. O movimento de oposição, surgido nas arquibancadas, prosperou principalmente porque o futebol vai mal e impulsiona o desejo de mudanças por parte da massa torcedora.

Cabe, porém, não perder de vista alguns aspectos decorrentes da mudança de estatuto para a próxima eleição. É importante que os associados, que passam a ter direito a voz e voto no clube, tenham consciência de sua responsabilidade na escolha de candidatos.

Dominado por antigas correntes políticas, algumas com um pé na velha guarda, o Remo de um momento para outro terá oportunidade de romper com o arcaico e abraçar a modernidade. Seria maravilhoso se o discurso tivesse o poder mágico de transformar a realidade. Infelizmente, as coisas não funcionam assim.

O clube precisará ter – talvez seja necessário formar – um corpo de eleitores qualificados, aptos a entender os anseios de transformação visíveis na massa torcedora. Ao eleger Vandick Lima, um ídolo da torcida, o Paissandu uniu tendências e premiou um candidato com razoável experiência em gestão. Mais que isso: sua eleição permitiu que se criasse uma administração compartilhada, com diálogo entre os diretores e espaço para cobrança e participação dos torcedores.

De certa forma, a própria escolha de Vandick estimulou a reação dos azulinos insatisfeitos com a situação do clube. Caberá aos remistas encontrar um meio de encaminhar a renovação, buscando nomes de fato preocupados com o futuro da agremiação.

Os sócios que irão ampliar a representatividade eleitoral no Remo precisam, acima de tudo, compreender que a eleição direta não representa um fim, nem é uma solução mágica para resolver os complexos problemas do clube. O voto direto é um caminho, dos mais fortes, para permitir que as mudanças se consolidem. Não é tudo, mas é muito.

———————————————————–

Papão encara desafio no Ceará

O Paissandu tem um jogo importante hoje à noite, contra o Ceará em Fortaleza. Depois do tropeço em Paragominas, empatando com o ASA logo na estreia, espera-se uma resposta fora de casa, capaz de dissipar os temores do torcedor e de dar ao time um posicionamento mais tranquilo na classificação.

Com a aposta na base que conquistou o título estadual, o técnico Lecheva viu-se confrontado com a dura realidade de uma competição equilibrada e cansativa. A partida contra os alvinegros alagoanos deixou claro que a Série B exigirá uma rápida evolução do time, para que se adapte à forma veloz e competitiva da disputa.

Por enquanto, o time campeão permanece prestigiado. A exceção é o lateral-esquerdo Janílson, que estreou mal na sexta-feira. Há, ainda, a possibilidade de utilização do centroavante Careca, recém-contratado. O resultado, porém, pode ensejar mudanças drásticas na atual escalação.

No clube, há consenso de que as primeiras rodadas servirão como laboratório para a formatação de um novo time, que deverá ganhar o reforço dos zagueiros Fábio Sanches e Jean, do volante Zé Antonio, do meia Diego Barbosa e do próprio Careca.

Uma vitória ou empate hoje dará tempo a Lecheva para burilar o esquema e montar a equipe, mas um insucesso apressará tudo, com consequências imprevisíveis. A conferir.

———————————————————–

Maestro bicolor na mira do Leão

Pode causar espanto, pela audácia, mas soa absolutamente natural para os padrões de imprevisibilidade dos dirigentes do Remo. Eduardo Ramos, craque do campeonato estadual, maestro e ídolo do Paissandu, foi alvo de uma proposta tentadora por parte do maior rival.

Um dos principais cartolas do Remo procurou há poucos dias o jogador e formulou bases salariais extremamente vantajosas para o nível do futebol paraense. Pessoa próxima ao atleta não revelou o valor oferecido, mas garante que é salário digno de Série A.

A investida, por outro lado, dá bem a medida do grau de confiança dos azulinos na conquista da vaga à Série D. O Remo só terá calendário pelos próximos sete meses caso alguma federação nortista anuncie desistência nas próximas 48 horas.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 28)

53 comentários em “Torcida impõe eleição direta

  1. Esses dirigentes remistas são cômicos! Não pagam nem o salário minimo dos funcionários, mais querem contratar o Eduardo Ramos do Papão a peso de ouro.
    Ta me cheirando a um mico interplanetário!

    Curtir

  2. Esse ultimo bloco da sua coluna Gerson vai dar o que falar,… será que o Eduardo Ramos que recusou um clube da serie A, vai aceitar proposta de um clube sem divisão ou pelo menos que está na esperança de conseguir na serie D? Te dizer…vc estrapolou…rsrsr…

    Curtir

  3. Não acredito que algum time vá desistir da Série D, então, boa férias ao Remo e vergonha na cara ao Sr. Cabeça.

    Curtir

  4. O Remerda tem 1.500.000,00 pra pagar a multa do contrato…?????? É cada patacoada que a gente lê…..

    Curtir

  5. Essa história de Série D é a maior lenda que eu já ouvi. E olha que eu sou Remista…

    – Qual a intenção do Remo em mexer com os jogadores do Rival? Deixa o cara lá…Prefiro muito mais o Bismarck.

    Curtir

  6. Hoje pela manhã ouvi no programa do Mauro Borges, que o reminho tem disponível R$300.000,00 pra comprar esta vaga,
    quem se habilita? égua meu esse Cabeça não tem jeito!!!!!!

    Curtir

  7. Gerson e amigos, presidente do Náutico já tinha desistido, mas na última hora foi convencido que terá apoio… Tudo pode mudar ainda…

    Aqui pra nós, mas acho é graça, quando vejo H.Guarberto, Jhones, R.Passarinho, Sérgio Dias, Manoel Ribeiro, Ronaldo Porto, e outros conselheiros do Remo se dizerem felizes pelas eleições, agora, serem diretas… Cabeça foi mais cínico ainda, disse que era uma promessa de campanha… Daqui a pouco desfilarão em carro dos bombeiros pelas ruas de Belém, como os grandes caps das Diretas Já, no Remo…É muita cara de pau, amigos…

    Torcedor do Remo deve essas eleições diretas, aos movimentos: “O Remo é Meu” e a ASSOREMO, com o apoio, claro da grande massa azulina… Não fossem eles, não teríamos eleições diretas, por uma bom tempo, ainda…

    Aliás, com eleições diretas, Arthur Oliveira, é imbatível…

    É a minha opinião.

    Curtir

  8. Parabéns a ASSOREMO e demais torcedores que lutaram para essa grande conquista. Aos poucos vamos tirando as múmias do caminho ?

    Amigo Claúdio e a série D, vai rolar ou não ?

    Curtir

  9. Só um detalhe amigo Cláudio Santos e amigos,todos os dirigentes que você citou:Hamilton Gualberto,Jones Tavares,Ronaldo Passarinho,Sérgio Dias,Manoel Ribeiro,Ronaldo Porto,Ubirajara Salgado entre outros tem uma folha de serviços prestados dentro do clube.que esta na hora de rejuvenescer a diretoria com novos nomes e novas ideias ninguém discute,agora não podemos escorraça-los do clube como se fossem um monte de vermes que é o que a assoremo(associação dos sofredores do remo)estão fazendo,os remistas podem e devem exigir as eleições diretas,mas não podem ficar chamando os cardeais de múmias e outros adjetivos tão depreciativos.outro detalhe,quem garante que o Arthur Oliveira será um bom presidente?que experiência ele tem como gestor?até o mês passado ele queria a vaga do Flávio Araújo como técnico e agora quer ser presidente do clube,será que ele realmente sabe o que quer?será que dentro da assoremo não tem alguém com experiência em gestão que seja realmente capaz de ser candidato?o que o Arthur Oliveira já fez de bom para o remo para postular a presidência remista?

    Curtir

  10. Estranho é que o Prazo de confirmação já foi encerrado (27), ou seja, já era pra ter uma definição hoje.

    Curtir

  11. Parabéns aos remistas que ajudaram na campanha tão importante como a instalação da democracia no Clube do Remo.

    Agora é renovar e colocar pessoas profissionais que levem o nosso barco rumo às glórias.

    Fora Pirão! Fora Bororó!

    Por uma gestão profissional do futebol!

    Curtir

  12. A torcida Remista tem que entender que so vai ter direito a voto, os socios proprietarios em dia com seus pagamentos, por tanto e hora de se associar ao clube para poder votar, se nao amigos as mumias vao continuar mandando no clube.

    Curtir

  13. Nautico de Roraima ja protocolou na federação roraimense a participação na série D. Esta no site G1 Roraima.

    Curtir

  14. Enfim uma notícia alvissareira essa do novo estatuto, modificando entre outras, a eleição no Clube do Remo. Espero que realmente a modernidade chegue de vez na agremiação, que essas alterações propiciem a extinção de pequenos grupos que mandam no Baenão, só assim, com medidas adequadas pela nova presidência, podemos visualizar um futuro grandioso, com títulos e principalmente organização administrativa.
    Esse boato sobre a contratação do Eduardo Ramos pelo Remo, a se confirmar será outra trapalhada dessa gestão, porque o Cara vive reclamando dos gramados de jogo, quando bem marcado, some da partida, considerando que os gramados dos jogos da série D não são dos melhores, conclui-se então que o rendimento do referido jogador não será dos melhores. O custo benefício pior ainda, devido os valores que com certeza serão altos.

    Curtir

  15. INCRÍVEL COMO A DIRETORIA REMISTA COLOCA SEU TORCEDOR COMO ALVO DE PIADA. AGORA QUEREM CONTRATAR O EDUARDO RAMOS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  16. As eleições diretas vão acontecer somente no ano que vem. O momento é esperar que o novo técnico, venha com pensamento renovado e disposto a fazer um trabalho a longo prazo, contando com o apoio total da atual diretória. Temos tempo de sobra , para avaliações, observações para formamos uma forte equipe para conquistar sem contestação o paraense de 2014. Gerson já que você tem acesso direto ao Paulo Caxiado, pergunte por gentileza, o motivo pelo qual o atleta Nadson, não é observado como deveria ser . Quem vai aos jogos do sub 20 do Remo, sabe perfeitamente, que o joven atleta, é disparado o melhor atleta do meio campo azulino nessa categoria. Não tenho duvidas em afirmar, que o mesmo tecnicamente, é superior até ao bom jogador Jhonatan, também oriundo da base azulina. Ontem o Charles rasgou elogios ao bom atleta Rodrigo, porém do Nadson nada comentou. Nadson é um atleta, que joga de cabeça erguida, tem bom passe, utiliza com facilidade, tanto a perna esquerda quanto a direita em seus passes e arremates a gol. Contra a Tuna, o garoto matou a pau, e alguns torcedores mais empolgados chegaram até a comparar o futebol do garoto com o futebol do mais clássico volante que vi passar pelo futebol paraense. Aderson Lobão. Eu não chego a tanto, agora acho que o garoto é muito talentoso.

    Curtir

  17. O Pirão é um falastrão e só está enganando os torcedores, tentando acalmá-los ao dizer que tem certeza que o Remo vai jogar a Série D. Ele sabe que a torcida estão insatisfeita com a diretoria e a prova disso foi a pressão pelas eleições diretas que já deu resultado. Ninguém vai desistir da Série D com despesas pagas pela CBF.

    Curtir

  18. Matéria do site futebol interior

    “Após a rodada do final de semana, em que mais alguns campeões estaduais foram definidos, a Série D ficou praticamente pronta, com todos os 40 times confirmados. A única exceção é o campeão rondoniense, que só será conhecido no próximo domingo, mas ao que tudo indica, deve ser o Vilhena.

    Como venceu a primeira partida por 5 a 0 nesse domingo, o Vilhena não deve ter problemas para conquistar o tetracampeonato rondoniense e, consequentemente, a vaga para a Série D desse ano.

    Quem também se deu nesse domingo foi o Plácido de Castro, que venceu o Rio Branco nos pênaltis e se sagrou campeão acreano. Com o título, o time do Acre garantiu presença na competição nacional, ficando no Grupo A1, ao lado de Nacional-AM, Náutico-RR, Paragominas-PA e o campeão do Campeonato Rondoniense que ainda terminou.

    Confira como ficaram os grupos da Série D:

    Grupo A1
    Nacional-AM
    Náutico-RR
    Paragominas-PA
    Plácido de Castro-AC
    Vilhena ou Pimentense (campeão rondoniense)

    (…)”

    Curtir

  19. Aqui em Manaus segundo os jornais locais o Nacional já está preparado para enfrentar o Nautico de Roraima inclusive com viagem marcada para Boavista, então no lugar do Nautico será muito dificil o Remo entrar

    Curtir

  20. Bicolores quem avisa amigo é. O Remo não tem calendário, terá dificuldades de arcar com as despesas mensais com seus profissionais. E vocês ainda não se contentaram e querem mais e mais desgraça. Cuidado para não sufocar no próprio ódio. O clube listrado inciou a segunda divisão de forma bisonha. Hoje enfrenta um adversário, que eu tenho quase que certeza que vai subir para a primeira. No entanto os bicolores não comentam nada sobre o jogo de hoje. O assunto é o Remo e sua abstrata tentativa de disputar uma quarta divisão. O Remo não vai disputar o brasileiro e os remistas sabem disso. a preocupação listrada é tola, não existe essa possibilidade, portanto vamos falar da segunda divisão, pois enquanto vocês ficam se remoendo com o Remo, eu vou aproveitando e metendo a peia em vocês na segundinha. Meu palcar Ceará 5 x 1 no papinha.

    Curtir

  21. OoooH! Rocildo voltou Ohhhhhhh!!!! meu palpite é Papão 2 X 0 e Rondonia 3X 0 no reminho….e ai o reminho vai cair pra quinta divisão da região norte…(uma esmola pelo amor de Deus…)

    Curtir

  22. Bomba: Após nenhum time do grupo A1 desistir e STJD negar recurso do Remo, vice-presidente do Remo Zeca Pirão diz para a torcida ficar tranquila, ele já protocolou na CBF um pedido para a confederação criar a Série E.

    Brincadeiras a parte, é muita falta de amor próprio dessa torcida do Remo acreditar em Pirão, ele joga pra torcida, quer voto.

    Curtir

  23. Ei amigo Édson Amaral, a situação foi a seguinte: como nenhum time quis vender a vaga, eles pegaram a grana que tinha arrecadado e tentaram contratar o Eduardo Ramos, para o Eduardo seria ótimo financeiramente, pois iria ganhar sem jogar.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  24. Édson, esse boato é apenas uma tentativa de desviar o foco, assim como a pretensa vaga na Série D. Esses cartolas boquirrotos não enganam mais ninguém.

    Curtir

  25. O absurdo é tão grande que o regulamento das competições prevê que a definição deveria ocorrer 30 dias antes do começo da Série D, amigo Rodrigo.

    Curtir

  26. Boa observação, amigo Marcelino. As mudanças não podem provocar um linchamento moral de pessoas que dedicaram tempo e atenção ao clube em outras épocas. Podem não contribuir mais, porém não merecem um tratamento indigno e desrespeitoso. O Brasil, por natureza, é pródigo nesse tipo de atitude, infelizmente.

    Curtir

  27. Hilário, a informação é verdadeira, por mais incrível que pareça. A fonte é acima de qualquer suspeita.

    Curtir

  28. Se a fonte é fidedigna por parte do remo tabajara, a questão não é saber quem informou, é saber porque informou essa aberração. ou seja, se informou porque tem certeza o time tabaja está mesmo com vaga assegurada na quarta divisão 2013, ou se informou de forma equivocada e melencólica para tentar prejudicar o jogador ou o Paysandu, não tendo a informação nenhuma veracidade, e nesse caso será mais um super mico da admisnistração cabeça e cia. vamos aguardar.

    Curtir

  29. Vergonha é compar título com o dinheiro da SUDAN, ou ficar na lanterna da terceira 1 pontinho ou levar de 9×0 kkkkkkkkk time em vergonha

    Curtir

  30. Gerson e amigos do blog apesar do que está escrito no regulamento como confirmar até 30 dias do início da série D etc. Mas o fato é que o time de Rondônia só estreia na segunda rodada o que daria tempo de finalizar o rondoniense e incluir o Vilhena na competição.
    Não acredito em desistência e muito menos que o PFC tenha garfado o seu direito conquistado dentro das quatro linhas de disputar a série D pelo Pará.
    Os demais fatos incluindo esta nova de contratar o Eduardo Ramos para mim não passa de ilusionismo coisas bem típicas desta diretoria azulina que só pensa em ganhar dinheiro em cima da torcida que sofre a 5 anos sem ter ganho nada!

    Curtir

  31. Mais uma prova de fogo este jogo para o Paysandú diante do Ceará, lá a torcida apoia em peso. Hoje o time bicolor tem que mostrar serviço e deixando a má condição de candidato a série C 2014 ou de mero coadjuvante no brasileirão!

    Curtir

  32. E aí, amigo Cláudio, sem querer secar, mas sendo realista, até que rodada será que o Lecheva irá durar, hein ?! E até que rodada o Vandick vai perceber que na série-B o “buraco é mais embaixo” ?!

    Curtir

  33. Na minha opinião o CR já negociou a vaga com o Paragominas e esse negócio de STJD é só encenação, para não pegar mal, para os dois. O Paragominas está muito calado com esse recurso do remorto, aí tem…
    Inclusive eu ouvi na Rádio Clube que o Charles Guerreiro, dispensou vários jogadores do Paragominas, dizendo que não serviam e agora vai aproveitá-los no remorto.
    Tem coisa podre aí…

    Curtir

  34. Os sem serie querem turbilhar o ambiente no papao com essa historia de levar o maestro, sai pra la Seus azarentos Vcs nao tem nem aonde cair morto.

    Curtir

  35. Eu sinceramente acho que se o Papão perder hoje, o Lecheva ainda irá resistir por mais umas duas rodadas desse brasileirão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s