Bem mais que três pontos

Por Gerson Nogueira

Jogar contra o Flamengo hoje, no estádio Edgar Proença, vale muito para o Remo. Muito mais do que uma vitória pura e simples. Vale a permanência na Copa do Brasil. Vale pela arrecadação total do jogo – em torno de R$ 1,6 milhão, se todos os ingressos forem vendidos. Vale, também, pela exposição em rede nacional. Vale, ainda, pelo resgate da auto-estima do time e da torcida.

Bol_qua_030413_23.psCaso consiga superar os rubro-negros, tarefa que não é impossível levando em conta a situação atual das duas equipes, o Remo certamente lavará a alma de seu torcedor, que anda acabrunhado com os recentes insucessos e as incríveis dificuldades enfrentadas no returno do Parazão.
De certa forma, não haveria confronto mais propício do que este, contra um dos grandes do futebol nacional. Não importa se a equipe dirigida por Jorginho ainda tenta encontrar um norte, atrapalhada pela legião de contratações infelizes ainda dos tempos de Dorival Junior e capengando no campeonato estadual do Rio.
Não interessa como o Flamengo esteja agora. Interessa, no fim das contas, que é o Flamengo de vitórias imortais, berço de grandes craques (Zico, Adílio, Junior), campeão mundial e autor de proezas históricas.
Não duvido que na preleção, minutos antes do jogo, o técnico Flávio Araújo use exatamente esses argumentos. Os jogadores do Remo precisam botar na cabeça que terão pela frente o grande Flamengo, mesmo que o time esteja longe das melhores tradições da Gávea. O respeito é fundamental porque grandes clubes podem se reabilitar do nada, e o Fla é mestre nisso.
Um triunfo sobre os cariocas devolverá, de imediato, a autoconfiança perdida pelos azulinos. Do time seguro e altivo do primeiro turno restou uma pálida lembrança. No returno, os comandados de Araújo patinam diante de qualquer adversário, ressuscitam mortos e enchem a torcida de desesperança.
Ganhar do Fla é, portanto, a salvação da lavoura. O jogo do ano. Tão importante pelos benefícios imediatos (renda, continuidade na Copa BR, retorno de imagem etc.) quanto futuros. Um resultado positivo terá efeitos diretos sobre o comportamento do time nas semifinais do returno. E o confronto, que começa sábado, é justamente contra o maior rival.
———————————————————–
 
Maior baixa remista é no meio
O meia Tiago Galhardo, suspenso, é uma baixa considerável no time remista. Armador titular, não vinha atuando bem no returno – como quase todo o restante da equipe -, mas é peça importante para dar equilíbrio e dinâmica ao Remo. É um meia habilidoso, capaz de desencantar a qualquer momento.
Sem Galhardo, Araújo precisará ter um outro articulador. A lógica diz que deveria ser Diogo Capela. A lógica de Araújo indica que Clébson deve ser o escolhido. Capela seria uma melhor opção pela velocidade que imprime ao jogo. Com grande plateia no Mangueirão, o Remo precisará ser mais do que nunca rápido e vibrante.
As outras ausências – Mauro e Branco – podem ser supridas sem maiores atropelos.
———————————————————–
 
A velha marra de sempre
O goleiro do Flamengo chegou com a proverbial banca e destempero verbal dos goleiros rubro-negros, reclamando do gramado do estádio Mangueirão. Bruno, ora enjaulado, era do mesmíssimo jeito. Falava pelos cotovelos. Era, porém, mais goleiro que Felipe. Até nas cobranças de pênalti.
O ex-corintiano, revelado no Vitória baiano, não conseguiu ainda cantar de galo no Campeonato Carioca, de gramados tão sofríveis. Talvez por isso esteja tentando reeditar a velha marra justamente aqui nos rincões do Norte. Perdeu ótima chance de ficar calado.
Para ficar do nível dos campos utilizados pelos grandes do Rio, o nosso Mangueirão (que não está em seus melhores dias) teria que piorar muito.
———————————————————–
A seleção das surpresinhas
Para o amistoso de sábado na Bolívia, Felipão resolveu surpreender. Chamou um goleiro junior (o corintiano Mateus), deixou o goleador Fred de fora e reconvocou Jefferson, Pato, Arouca e Ronaldinho Gaúcho. Para completar o rol de surpresas, lembrou de André Santos (Grêmio) e do pernambucano Douglas, do Náutico. É muita surpresa para um time só, mas deve ser suficiente para encarar os bolivianos.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 03)

26 comentários em “Bem mais que três pontos

  1. A pior cisa dessa Seleção foi o André Santos.

    Vendo no GE a reportagem sobre o esquerda do nautico que não dava um jogador pra Seleção desde 1966, o que me chamou atenção é que a alegria dele não estava no fato de ter sido convocado pra Seleção e sim na grande alavancada que sua vida vai dar, podendo assim dar uma vida nova pra sua família.

    Ou seja, o cara já tá pensando nos dolares ou Euros lá na frente, pois sabe que se fizer bonito, rapidamente vai pra Europa.

    O choro não pela emoção de vestir a amarelinha e sim no amor as verdinhas.

    TRISTE!

    Curtir

  2. Renda deve chegar no maxímo a 1 milhão.

    Flamengo deve ganhar por dois gols de diferença e levará 60% dos 700 mil que sobrará, ou seja 420 mil.
    Ao remo sobrará 280 mil.

    Anotem este comentário e depois me digam se não é verdade.

    Margen de erro: 100 mil pra mais ou menos.

    Até agora só 14 mil corajosos compraram ingressos.

    Curtir

  3. Gerson, na coluna de hoje você sitou sem faltar nada, todos os fatores positivos caso o Remo vença por qualquer placar o time do Flamengo. Só resta esperar que os jogadores se superem em campo, demonstrando uma garra capaz de suprir, as deficiências apresentadas até aqui nessa campanha do campeonato paraense. Com a torcida em peso no estádio mangueirão, esse com certeza será o fator principal para uma grande vitória.

    Curtir

  4. Vai ter jogador de chuteira nova, penteado novo e principalmente aqueles que não hesitarão em sacrificar o coletivo em nome de aspirações particulares.
    Esse time do Flamengo é sem dúvida alguma o PIOR que já passou por Belém, mas é necessário que o cachorro de peruca tenha cuidado, principalmente com os garotos que apesar da qualidade duvidosa, são rápidos.

    Curtir

  5. O problema, amigo Lucilo, é a cegueira do técnico. Flávio Araújo diz estar em dúvida quanto à escalação de Jonathan. Prefere Nata, Tony e Gerônimo. Francamente…

    Curtir

  6. Há algumas controvérsias, em relação a esse post. Primeiro, fazendo justiça ao trabalho de Dorival Jr., na Taça Guanabara o Fla fez a melhor campanha entre todos os competidores, perdendo a semi final para o Botafogo em um jogo que até poderia ter ganho; segundo, esse Thiago Galhardo nunca organizou coisa nenhuma e é um meio campista que passa mais tempo se escondendo do jogo do que chamando a responsabilidade pra si; terceiro, a ruindade do gramado de São Januário não absolve a qualidade sofrível do Mangueirão, infelizmente, atualmente no mesmo nível do de Moça Bonita e infinitamente inferior ao do agora interditado ‘Engenhão’. Penso que deveríamos era cobrar mais responsabilidade dos dirigentes da SEEL, em vez de criticar todos aqueles que constatam, como fez Felipe agora e a delegação brasileira em outra oportunidade, para que o gramado do Mangueirão volte a ter o mesmo nível daquele tapete que nos enchia de orgulho nos anos 80.

    Curtir

  7. Pará quem colocou a maior fé nesse felipão como eu por exemplo, e queria a urgente saída do mano meneses, ficou decepcionado porque essas convocações do felipão são de dar dor de dente em serrote. não é atoa que o felipão está invicto sem ganhar de ninguém de forma convincente. diferentemente dos bons tempos do nosso futebol hoje está muito fácil conseguir vaga na seleção. é cada bomba convocada que dá desgosto assistir jogos da seleção para mim que sou um fã da seleção canarinho. imagine para que não é. RONALDO GAUCHO? AROUCA,? ANDRE SANTOS?PATO? JEFERSON? DOUGLAS? NA SELEÇÃO BRASILEIRA? POR FAVOR ME SOCORRAM QUE ESTOU TENDO UM ATAQUE DE NERVOS RSRSR

    Curtir

  8. Pará quem colocou a maior fé nesse felipão como eu por exemplo, e queria a urgente saída do mano meneses, ficou decepcionado porque essas convocações do felipão são de dar dor de dente em serrote. não é atoa que o felipão está invicto sem ganhar de ninguém de forma convincente. diferentemente dos bons tempos do nosso futebol hoje está muito fácil conseguir vaga na seleção. é cada bomba convocada que dá desgosto assistir jogos da seleção para mim que sou um fã da seleção canarinho. imagine para que não é. RONALDO GAUCHO? AROUCA,? ANDRE SANTOS?PATO? JEFERSON? DOUGLAS? NA SELEÇÃO BRASILEIRA? POR FAVOR ME SOCORRAM QUE ESTOU TENDO UM ATAQUE DE NERVOS RSRSR

    Curtir

  9. Calma, Edilson, não se impressione tanto com essas porcarias que a seleção apresenta hoje, lá está ficando um negócio de muitas $$$$$$$$$ para esses dirigentes da CBF. Quem não se lembra do personagem do Viva o Gordo “me tira o tubo” abs.

    Curtir

  10. Ei Rocildo, ten de haver respeito sim ai futebol do Pará, especificamente ao Paysandu! Já o remendo não merece nenhum respeito por não conter nenhuma divisa! Logo e digno de ser derrotado logo mais…

    Curtir

  11. Não podemos esquecer que o Flamengo é um time em crise e que vem jogar no norte do país, que é cheio de macacos, jacarés e cobras nas ruas.

    Culpar o gramado antes do jogo (Mesmo que os dois times sofram com isso) é a desculpa perfeita para o “Mengo”. Ainda mais se perder o jogo.

    Não estou brincando. Os jogadores Flamenguistas estão com medo do Remo. Acho até difícil que eles imprimam um jogo ofensivo nos primeiros minutos de jogo. Só espero que Flávio esteja ciente disso.

    Podem anotar. Jonathan e Clebson (Esse vai chutar bastante a gol) serão os destaques do Remo, pelas suas características.

    Abraços a todos os baluartes. E vida longa ao Remo!

    Curtir

  12. CONCORDO ANDRÉ PSC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O PAYSANDU ESPORTE CLUBE TEM DE SER O ÚNICO RESPEITADO DO FUTEBOL PARAENSE E NO NORTE INCONTESTAVELMENTE.!!! EU EXPLICO OS MOTIVOS PARA TODOS VEREM QUE ESTOU COM RAZÃO:
    1- O Paysandu é um clube os outros são times.
    2- O Paysandu é o mais glorioso clube do norte em todos os tempos
    3- O Paysandu é o clube que mais honrou o futebol do norte até hoje por ter alcançado visibilidade internacional como 32 no ranking da Federação Internacional de Estudos e Estatisticas do futebol após participar e realizar grande campanha na Libertdores da America 2003
    4- O Paysandu é clube que mais participou da primeira divisão do brasileiro até hoje.
    5- O Paysandu é clube que tem comprovadamente a maior torcida do norte e 19 maior do Brasil
    6- O Paysandu é o clube que tem as maiores conquistas a nivel nacional em todos os tempos reconhecidas pela CBF
    7- O Paysandu é o maior campeão de todos os rankings no norte( torcida, titulos, participações em competições nacionais e internacionais etc)
    8- O Paysandu é o clube que tem identidade e data fundação ( 02 de fevereiro de 1914)

    JA O TIME DO REMO QUE QUER SER RESPEITADO é o CÚmulo da tristeza, fracasso, decepção, desgosto para a propria torcida. è um time que em 100 anos so ganhou uma terceira divisão como titulo nacional reconhecido.Aliais que é um time que não tem identidade, ninguém sabe a data de fundação ao certo porque comemoram 2 datas ( fundação que é reorganização e reorganizção que é fundação. loucura, loucura). è um time que está ha 20 anos longe da primeirona, 6 anos longe da terceirona, 5 anos longe da quartona e esse em 2012 so partipou da quartona porque comprou a vaga do MAPARADO. COnvenhamos que um time desses não pode ter respeito de ninguem. Olha a minha opinião verdeira é que um time desses deveria sair de circulação, fazer uma fusão com a TUNa, AGUA DE MARABÁ, MUDAR DE NOME para ver se consegue ser grande. Tem até uma noticia em primeira pagina do diario com o titulo”REMO QUER VOLTAR A SER GRANDE) ” Todo mundo sacaneia com esse time. Até o Diario do Para acha que esse time ´do remo é pequeno demais . rsrsrsrsrsrs
    depois quando eu chamo de remorto, ainda me criticam .

    Curtir

  13. Aliás, hoje faleceu um grande Benemérito do Remo.

    José Gomes Brito de Souza foi um dos poucos caras das antigas a se preocupar verdadeiramente com o Clube de periçá e quem chefiou o Remo na heróica vitória contra o Flamengo, no maracanã.

    Eu realmente fiquei triste pela notícia. Se existissem mais pessoas como ele chefiando o Remo, com certeza o clube não estaria nessa situação.

    Estará assistindo o jogo lá de cima. Espero que os jogadores honrem a camisa e a tradição do centenário Clube do Remo, e imprimam raça na partida de hoje.

    Curtir

  14. Se ainda existisse no programa do Silvio Santos aquele quadro – a porta da esperança, lá estaria uma muvuca de azulinos pedindo – vaga na quarta divisão, título regional, copa dos campeões, copa norte, títulos de campeão da segunda divisão, um participação na libertadores da América e por ai vai! Kkkkkkkk O homem do baú ia perguntar pra eles – qual a diferença entre a mulher o poste e o bambu? A mulher da a luz em baixo, o poste da luz encima, e o bambu…. Kkkkkkkkkkk

    Curtir

  15. Nobre escriba deixando seu lado BOTAFOGO aflorar.Discordo que o Remo tenha alguma chance.A diferença é gritante.Um clube de série A contra um que que não tem calendário, não tem série, não tem esquema,enfim de grande o clube azulino só tem a tradição e ainda, digo ainda,a torcida.

    Curtir

  16. O Jorge Amorim é fueda! E sobre o Felipão, quem pensou que com o Mano estava ruim, agora mano, desculpem o trocadilho, a Inês já está encomendada.

    Curtir

  17. Minha sugestão para a fusão Tuna e o rival: TUMO, “tumo” goleada, “tumo” outra porrada, “tumo” malígno e por ai vai se lascando.Ou o que vocês acham de RENA, até combinaria com a atual fase azulina acreditando em papai noel, a rena do nariz vermelho!kkkkkkkkk Imagina o mascote?

    Curtir

  18. Olá Sr. Acácio Elleres e demais torcedores do Papão

    É com pesar que vejo alguns de vocês imitarem a deselegância, a ofensividade, a falta de educação, a falta de respeito, e outras faltas de…. cometidas por alguns torcedores remistas.

    Gozação e sarro é uma coisa, ignorância é outra coisa.
    Deixem que apenas eles mostrem o que tem. Vamos nos manter em nossa grandeza e dignidade e preservar a finalidade desse blog , que é a discussão sadia e sem ofensas

    Como sempre diz o Sr Columbia: Essa é a minha opinião

    Curtir

  19. O seu Gerson podia era contratar o Pastor pra escrever na coluna tbm, porque ele sempre é sensato e se não é imparcial como torcedor porque é bicolor, pelo menos ele não desrespeita os rivais e é educado até demais , até com os clones e doentes que apelam ,ele se mostra civilizado.Tenho certeza que ele saberia ser neutro se escrevesse como colaborador , é sério gente.Eu pelo menos entro uma vez ou outra só pra ler a opinião dele.Leiam a opinião dele e vejam como ele falou tudo o que acontece com o cachorro de peruca. E ei seu Gerson porque o sr apagou algumas postagens minhas?Mas não apaga dos comentaristas remistas que baixam o cacete no Paysandu né?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s