Símbolo da Copa parece logotipo de multinacional

13030375

Por Chico Homem de Melo (da Folha SP)

Copa nos ofereceu oportunidades de criarmos imagens fortes para serem exibidas ao mundo. A primeira tentativa foi o símbolo; não deu certo. A segunda foi o pôster; não chegamos lá. De autoria da Crama Design Estratégico, o pôster foi realizado com competência e profissionalismo.

Ele cumpre um roteiro previsível: aí está a cena do jogo –os dois pés disputando a bola; aí estão as referências à diversidade brasileira– fauna, flora, arquitetura, costumes; aí está o ícone particular –o mapa do país; e aí está o vínculo com o símbolo da Copa– o verde e o amarelo, aos quais é acrescentado um toque de azul, reforçando a menção à bandeira.

O primeiro aspecto que salta aos olhos é a referência ao símbolo da Unilever. A semelhança de grafismos é desconfortável. Considerando que o pôster terá circulação mundial, imagino que a pergunta será inevitável: a Copa é um evento da empresa?

Em segundo lugar, o mapa do Brasil não é um ícone reconhecível internacionalmente. Se o título não estivesse no centro, daí sim, o “mapa branco” ganharia força de imagem –poderia até não ser reconhecido como o mapa do país-sede, mas seria uma forma no mínimo intrigante. Do modo como está, ele se transforma em um simples contorno para os demais elementos.

Já que mencionamos o texto… Se ainda houver possibilidade de realizar algum ajuste, sugiro um reestudo da solução tipográfica. Ela está nitidamente aquém da precisão com que as demais imagens foram produzidas.

Décio Pignatari, um gênio que o país perdeu no mês passado, pensador da linguagem e amante do futebol, dizia que ainda não havíamos conseguido dar respostas às questões de design colocadas pelo esporte que se confunde com nossa identidade.

A afirmação continua valendo. O futebol ocupa um lugar central na vida brasileira, mas parece que a chamada cultura erudita ainda não foi capaz de traduzi-lo com um vigor análogo à sua importância para o país.

CHICO HOMEM DE MELO é designer e professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP).

12 comentários em “Símbolo da Copa parece logotipo de multinacional

  1. Esse texto parece de quem gostaria de ter feito o cartaz!
    gostei do cartaz! é melhor que a marca podre da copa!

    Quanto ao grafismo parecer com a marca da unilever… posso passar o resto do dia mencionando tais “coincidências”.

    Curtir

  2. ÉÉÉÉÉGUUUUA VELHO!!!!!

    MUUUUITO CHINFRIN!!!!

    FULEIRAGEM PUUURA!!!!

    NADA O IDENTIFICA COM O FUTEBOL DO BRASIL;

    MAS, FAZER O QUÊ ? SE O NOME DO MASCOTE É FULECO!!!!

    O DO CARTAZ É?????? F-U-L-E-I-R-O!!!!!!

    MAS TEM QUEM GOSTE!!!!

    PODE IR!!! FULEIRAGEM!!!!

    Curtir

  3. Pessoalmente, nem me lembrava da marca da Unilever, não reconheci de cara, mas, ao comparar, de verdade, me senti incomodado. Também reparei de cara na falta do Acre, do Marajó e do Rio Grande do Sul. Tudo bem que existe a globalização, mas descaracterizar o mapa do Brasil e ainda por cima fazer o cartaz parecido com a marca da Unilver… Muita, mas muita falta de criatividade, no mínimo.

    Curtir

Deixe uma resposta