Saiam da frente, lá vem Ele!

REXPA Parazao 2013-Mario Quadros (134)

Por Lúzio Ramos

Quem foi o (ir) responsável pela escolha de Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 em detrimento de Belém? Quem ousou errar? Esta pergunta é um grande grito que ainda ecoa pelos quatro cantos do Brasil. Nos dias de RE x PA, não só ecoa como freme e pulsa. Eu fico imaginando o que diria um ET se chegasse a Belém na exata hora de um RE x PA? No mínimo ele ficaria perplexo ao ver uma grande multidão convergir para o que ele certamente denominaria de templo. É num templo que cabe uma majestade, uma eminência; arena é pejorativa pra esse fenômeno. Veria uma cidade fantasma, pois o resto da população, que não foi ao templo ficou à frente da televisão. As ruas, desertas; o silêncio só quebrado pelos uuuuuuuuus vindos das casas de vez em quando. Certamente acharia tudo isso um fenômeno no mínimo muito estranho, inexplicável.

O RE x PA é assim. É pra ET vê. Ele não pede nada a ninguém, ele manda! Que mudem o dia! Que mudem a hora! Que venha a chuva! Ele a tudo extrapola!

Paralisa o trânsito. Batedores à frente. Inverte a mão e a contramão.

Muda as regras. Saiam todos da frente. Que eu vou passar.

Quem é você?

Eu me chamo RE x PA.

Ele atropela a tudo. A Ele só cabem expressões imperativas, não se admite outra voz. Contradiz todas as previsões.

Todos nós devemos reverenciar essa coisa indescritível, esse mito, essa lenda, que guarda todos os sentimentos, reúne todas as histórias, todas as verdades, todos os gritos. Que anuncia e denuncia. Tudo de excelência cabe nesse binômio chamado RE x PA.

REXPA Parazao 2013-Mario Quadros (20)

E o ET bateria cabeça com uma grande (in)verdade ainda por ser revelada; um limite de tamanha imprecisão, que só Deus sabe até quando vai durar e quem o revelará: Quem é melhor? Quem é o maior? Nenhuma inteligência acima da nossa será capaz de responder e identificar esse limite, pois o RE x PA não admite limites.

O que ele saberá mesmo é que o Estado do Pará tem duas metades; numa cabe o Paysandu, na outra, o Remo. Juntem-nas as duas e teremos um rincão, sem tamanho e sempre impreciso.

E certamente o ET quereria saber quem foi aquele (ir)responsável. Mas agora não adianta mais. O que importa é que, onde ele estiver, terá a cabeça sem travesseiro, o ego incomodado com esse grande e eterno grito e o lamento de que o mundo não ouvirá esse eco.

E o RE x PA, ninguém ouse explicá-lo, pois será injusto. Não há palavras ou vocabulário capazes de descrevê-lo. Tudo o que dissermos será menor. Ele é o nosso grandioso consolo. Uma banana pros (ir) responsáveis; se não teremos copa sempre teremos o nosso RE x PA. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)

REXPA Parazao 2013-Mario Quadros (103)

17 comentários em “Saiam da frente, lá vem Ele!

  1. Belo texto, RePa e para ser vivido e presenciado, deveria ser declarado patrimonio cultural, imaterial, inatura, seja la o que for, porque somente nos paraenses torcedores de Remo e Paissandu, sabemos do tamanho e da grandeza dessa rivalidade de quase 100 anos.

    Curtir

  2. Isso SIM!!!
    É Futebol de verdade!!! Sem necessidade de propinas pra poder ter alguma coisa na vida!
    Sem necessidade de ajuda pra desenvolver!
    Tudo nosso! só nosso!
    Tudo de coração! de amor, (só não de razão. Pois RExPA não precisa de razão pra existir!)
    É o Jogo mais apaixonante do Brasil!
    O resto… Ora o resto, … Tem que pagar pra ter, senão cai no anonimato!
    Viva Belém, seu RexPa e seu povo!!

    Curtir

  3. RE X PA é Re x PA até quando o mando de jogo é do Paysandu…rsrrs…..vs torcer para as duas equipes disputarem o titulo do primeiro turno ….pq nao ???

    Curtir

  4. Belo texto, parabéns ao autor, soube simbolizar com beleza e harmonia o que é um RE X PA e o seu significado ao povo paraense. Quanto a copa, fiquem os pilantras da CBF e os velhacos da FIFA com ela, o amor pelo futebol nunca nos tirarão.

    Curtir

  5. APLAUSOS!!!!!!!!

    GOSTEEEEEEEEII!!!!

    PRÁ QUE COPA DO MUNDO SE TEMOS RE X PA?!?!?!?!?;
    O CLÁSSICO MAIS JOGADO DO PLANETA TERRA!!!!!!!!!!;
    A RICA EUROPA, FOI PRO CHINELO;
    Não precisamos de:
    FPF;
    CBF;
    FIFA.
    Aliás, seria de muitíssimo bom tom, pensarmos na criação da Confederação Norte Brasileira de Futebol, Independente, o que nos falta? só Peito!!!!!

    Curtir

  6. Acho que esse jogo não pode ser banalizado, porém precisa ser disputado mais vezes para que nós possamos desfrutar como disse o amigo acima.

    Até agora já foram 713. como últimamente esse jogo só ocorre 4 vezes no maxímo a cada ano, o RexPa n° 1000 só acontecerá daqui a 70 anos aproximadamente, se for assim até lá se eu estiver vivo estarei com 109 anos.

    Será que eu estarei vivo pra partcipara dessa festa? Com certeza será um SUPER CLÁSSICO.

    Curtir

  7. Lindo o texto, parabéns ao autor!

    Ainda, aproveitando o que escreveu a torcida devia organizar um mosaico completado pelas duas torcidas com a frase escrita acima “Para que copa do mundo se temos RE X PA”

    RRamos

    Curtir

  8. Bacana! Sobre os responsáveis por Belém ter perdido pra Manaus, dizem que houve o LOROTAGATE envolvendo Serra, Ricardão, FIFA, visando as eleições do governo do Pará e a presidência do Brasil, dizem né! Agora a Inês tá morta e o Mangueirão às favas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s