Pará tem municípios que mais destroem Amazônia

Do Globo Rural

Em 2012, mais de 450 mil hectares de floresta foram derrubados na Amazônia. A porcentagem é 27% em relação à registrada no ano anterior. Mas a situação ainda está longe do ideal. Hoje, Pará é o estado que mais desmata. Quem navega pelas águas mansas do rio Xingu não imagina o contraste. Ao lado da bela paisagem está um cenário desolador. Motosserras não dão trégua e queimadas criminosas deixam a selva em cinzas. Essa região, no Pará, atualmente concentra os municípios que mais destroem a Amazônia brasileira. “Esse é um desmatamento que está fortemente ligado à ilegalidade. Então, a exploração de madeira é ilegal, a produção de gado é ilegal e a ocupação é ilegal”, diz Paulo Amaral, pesquisador da Imazon.

A constatação é do Instituto de Pesquisa Paraense (Imazon) que monitora a floresta há mais de 20 anos. De acordo com os cálculos dos pesquisadores, mais de 80% do desmatamento da Amazônia se acumula nos municípios de Altamira, Itaituba e Novo Progresso. Em uma operação realizada na região, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobrevoaram as áreas onde a mata está sofrendo todo o tipo de ataque. Formou-se um cemitério na selva. Até o rio morreu junto com a floresta. Em todos os lados há fogo. Em alguns pontos, o excesso de fumaça impede a visão do horizonte.

3 comentários em “Pará tem municípios que mais destroem Amazônia

  1. Agradeça-se aos “civilizados” do sul que vêm para cá, degradam nossas terras (que eram conservadas pelos “caboclos preguiçosos que não querem saber de trabalho”) e depois ainda querem dividir o nosso Estado.

  2. A destruição da floresta em nosso querido Pará não é algo novo, mas nas falácias usadas nas propagandas eleitorais, a PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE foi algo que imperou ao longo dos discursos do vencedor para o governo estadual e dos municípios.

    Muitos sem o conhecimento do assunto, acham que Gestão Ambiental é MODISMO, e por isso acabam inserindo em seus discursos descompromissado, um assunto de extrema importância para a sustentabilidade da vida no planeta.

    O ESTADO tem o aparato legal para combater tal degradação, mas não o faz. Motivo? Só o Jatene 45 e seus parceiros, podem responder por tal vergonha. Teriam eles coragem para tanto????

Deixe uma resposta