O blog abre os trabalhos nesta quarta-feira destacando o principal fato do dia: o aniversário de 110 anos de fundação da Tuna Luso Brasileira, bicampeã brasileira e um dos clubes mais antigos em atividade no país. Dona de apaixonada torcida, diferente pela própria natureza, a Águia Guerreira do Souza foi fundada pela colônia portuguesa, mas com o passar do tempo se transformou numa agremiação querida por todos os paraenses – inclusive meu amado pai, José Dias, lá em Baião. Berço de bons jogadores – como China, Antenor, Fefeu, Bosco, Marinho, Guilherme, dentre outros – e craques indiscutíveis, como Geovani e Paulo Henrique Ganso, a Tuna é uma das glórias do desporto paraense. Vida longa à Lusa!
Manoel Maria, Haroldo, Délcio, Mesquita, Da Silva, Valtinho, Leonidas, mas o maior e melhor de todos foi o deus Grego Giovanni.
CurtirCurtir
São 110 anos de muitas glórias, dois títulos nacionais, 10 regionais no Futebol e muitos outros títulos e troféus em vários esportes, inclusive no raro Tiro ao Alvo, onde tivemos um dos maiores atletas nacionais e o campeão olímpico Guilherme Paraense.
A Tuna sempre foi destaque no Reo, onde conseguiu 40 títulos ganhos heroicamente na Baía do Guajará, além de ter sido destaque no Futebol de Salão (hoje, Futsal), Tênis, Natação, Basquete e outros esportes.
A Tuna sempre foi um destaque também no Social e mesmo qe não tenha a maior torcida, tem um torcedor fiél, que ama as cores Verde, Branca e Verrnelha.
Parabéns à minha querida Tuna Luso Brasileira!
CurtirCurtir
Parabéns Tuna, do saudoso Paulo Ferré.
CurtirCurtir
Parabens Tuna Luso Brasileira….sua camisa é a mais linda do futebol paraense…
CurtirCurtir
Parabéns à gloriosa Cruz de Malta pelos 110 anos de existência.. Parabéns aos torcedores da Águia do Souza, em especial a 2 aqui do blog, os amigos, Harold e Von .. Águiaaaaaaaaaaa
CurtirCurtir
A Tuna me alegrava quando lograva ponto do Remo.
Porém o Sport Belém sempre foi uma pedra no sapato da Aguia.
Se a Tuna fizer o jogo dela com o papão no Souza, ( o que eu não concordo de jeito algum ) vou assistir, pois nunca entrei no Estádio Francisco Vasquez.
CurtirCurtir
Parabéns a esta querida agremiação, parabéns a todos que escreveram seu nome honrando as cores da Tuna Luso Brasileira, Bi-Campeã Brasileira. Alguns ainda estão por lá, prestando seus serviços, como o querido Antenor, transmitindo seus conhecimentos às novas gerações. Parabéns!!
CurtirCurtir
110 anos de muitas alegrias para nos Tunantes e para toda a cidade. Tenho grandes e boas lembranças tanto dos esquadrões campeões , como de outros sem títulos.
Mas na minha memória há um time que jamais vou esquecer o de Campeao de 1970.
Olhem a escalação da Águia Guerreira de 70:
TUNA – Omar; Marinho, Abel, Carvalho e Acari; Antenor e Waltinho; Fefeu, Mesquita, Leônidas (Nilson) e Gonzaga.
Notem que Nilson “Diabo”era reserva.
CurtirCurtir
Nosso coach em 70 era Aloísio Brasil.bons tempos aqueles.
CurtirCurtir
O título Brasileiro de 1992:
CurtirCurtir
Gostava muito de ver esse Gonzaga jogar… Te dizer, mas o cara era bom, amigos…
CurtirCurtir
Parabéns aos tunantes. Meu tio, Raimundo Nantes (era tunante até no nome), enfermeiro da gloriosa, deve estar comemorando no céu. Em dezembro 1985, á altura de meus 16 para 17, tive a honra de jogar uma pelada na “Granja” junto com o cracaço Fernando da Tuna, que naquele jogo reforçou o time do SBT. Inesquecível! Recebi um passe primoroso dele e correndo pela ponta em diagonal, tal como Müller do São Paulo, cruzei à meia altura para o nosso centro-avante (motora do SBT na época) fazer o gol. Nunca esqueci do Fernando, nem daquele jogo. Ave Guerreira!
CurtirCurtir
Desejo que a Tuna Luso Brasileira volte a ocupar em breve o seu verdadeiro espaço no cenário estadual e nacional, conquistando títulos e formando craques. Obrigado aos amigos pela lembrança, gentileza e palavras de carinho. Parabéns e vida longa para a Tuna Luso Brasileira!
CurtirCurtir
Para saber mais sobre a Tuna Luso Brasileira acesse os links abaixo:
http://atat-pa.blogspot.com.br/
http://moraesdidascalia.blogspot.com.br/
http://dono-da-bola.blogspot.com.br/
http://memoriatunante.tumblr.com/
http://natacaodatuna.com/
http://www.tunalusobrasileira.com.br/
http://tunalusobrasileiraoficial.blogspot.com.br/
http://www.flogao.com.br/muc2007
Feliz 2013!
CurtirCurtir
Sarará, Pinheiro e Nonato, Satiro, Iran e Muniz, Estanislau, China, Teixerinha e Juvenil era um timaço e a base da seleção paraense que deu de 7 a 0 na amazonense.
CurtirCurtir
Alguém poderia dar alguma posição sobre o livro que o jornalista Ferreira da Costa escreveria contando a história da Tuna Luso Brasileira?
Pelo que foi divulgado, estaria acertado entre as partes interessadas (Tuna e jornalista) que o livro se intitularia “TUNA – SUAS GLÓRIAS, SUA HISTÓRIA” e mostraria como se deu a fundação da Agremiação, a consolidação do seu grande patrimônio, as conquistas alcançadas nos esportes amadoristas, suas conquistas no futebol (10 Campeonatos do Pará, 2 Campeonatos Nacionais), participação na Taça Brasil, Copa do Brasil, biografias de grandes craques, ex-atletas, biografias de grandes dirigentes, afinal, toda a trajetória gloriosa da Elite do Norte.
O livro deveria ter ficado pronto e impresso em dezembro de 2011 e lançado no início de 2012 mas até agora nenhum sinal do livro!
A Tuna acabou de fazer 110 anos e o livro poderia ter sido um grande presente para os cruzmaltinos e para os amantes do futebol. Se alguém tiver alguma posição, por favor informe. Forte abraço!
CurtirCurtir