Bravura até no pior momento

Por Gerson Nogueira

O Sport, despencando pela ribanceira rumo à Série B, deu ontem uma lição de bravura que poucas vezes se viu no Brasileiro. Ansioso pela necessidade de vencer o jogo contra o melhor time do campeonato, afobou-se em momentos cruciais, desperdiçou chances seguidas de gol, mas foi sempre guerreiro, incansável.

Nem quando Fred marcou o gol do Flu, na metade do primeiro tempo, o Sport se perturbou. Seguiu perseguindo sua meta, mandou bolas perigosas (uma delas bateu em Tiago Neves, em cima da linha). Chegou ao empate no último minuto, em escapada de Felipe Azevedo.

No segundo tempo, resistiu até à saída de Hugo, seu principal organizador. Sem criação no meio, passou a depender dos alas e extremas. Cruzava bolas sobre a área do Fluminense, ganhava todos os rebotes e colecionava gols perdidos. No total, seis oportunidades claríssimas. Diego Cavalieri e os zagueiros do Flu salvaram quatro bolas que tinham endereço certo.

No fim, quando os demais resultados já indicavam que o Sport estava praticamente rebaixado, os jogadores desafiavam a exaustão física e partiu com tudo em busca da vitória. Quase conseguiram. O torcedor nas arquibancadas reconheceu o esforço e aplaudiu seus bravos.

Torcidas gostam exatamente dessa mistura de destemor e compromisso. Sabem que o futebol hiper profissional dos nossos dias sufoca demonstrações de entrega por parte dos atletas. Quando isso fica evidente em campo, elas se rendem, agradecidas.

E o Sport, mesmo com chances precárias de salvação na classificação, mostrou-se digno de reverência diante de sua imensa massa torcedora. Foi nobre até o fim.

————————————————————–

Guardiola incomoda nacionais

Técnicos brasileiros estão visivelmente incomodados com as especulações sobre Pep Guardiola para treinar a Seleção. Muricy lembrou que o espanhol teria que se adaptar à realidade brasileira. Tite foi mais direto: Guardiola só tem a exibir a experiência no Barcelona – e que experiência! No fundo, a elite de técnicos nacionais deixa muito a desejar em inventividade, modernização e clareza de ideias. Ganha muito bem – os top faturam acima de R$ 700 mil, salário à europeia – para os resultados que dá.

São superestimados, mas devem há muito tempo maior contribuição para a evolução do futebol no Brasil, principalmente pela excessiva importância que detêm nos clubes.

Pode não ser desta vez, mas está se aproximando o dia em que a Seleção será entregue a um estrangeiro, como ocorreu com o basquete, por força da necessidade. A demora vai depender do comportamento dos técnicos brazucas, uma casta avessa a atualizações e intercâmbios.

Em geral, consideram-se acima do bem e do mal, acham-se superiores a qualquer colega estrangeiro. Não é bem por aí.

————————————————————–

Preparativos já atrasados

A decisiva questão do técnico para a próxima temporada continua em aberto no Paissandu. Lecheva permanece no comando ou não? Os candidatos à presidência já admitem, nos bastidores, a intenção de buscar outro nome (cada um de sua preferência, obviamente).

Questões como esta, que integram a agenda de preparativos do Paissandu para a Série B, não devem ficar para o Campeonato Paraense. É preciso estruturar logo um elenco, a partir da renovação ampla do atual. Isto tudo já a partir de janeiro para que o Parazão sirva de campo de experimentação.

Não é possível que se insista no velho erro de desmanchar time no final do estadual para tentar montar outro em duas semanas. Para uma competição duríssima, como se desenha a do próximo ano, o Paissandu terá que antecipar a contratação de jogadores, tarefa que todos sabem ser das mais complicas – principalmente quando não há dinheiro para negociações mais ambiciosas.

Na entrevista que os candidatos Victor Cunha e Vandick Lima concederam ao Bola na Torre de ontem ficou claro, pelo menos, que há uma preocupação em profissionalizar a gestão alviceleste. Passo crucial para que o clube venha a ter procedimentos práticos e objetivos no futebol e se reorganize nos demais setores.

Acima de tudo, os dois candidatos afirmaram que – ganhe quem ganhar – o perdedor está comprometido com o futuro do clube e não irá se bandear para a oposição cega e burra. O Paissandu é maior que qualquer pretensão pessoal e deve ser a fonte principal de preocupação de ambos.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 26)

Observação: na edição impressa do Bola, coluna saiu com um erro técnico, repetindo uma frase que havia sido publicada semanas atrás. Lamento pela incorreção e peço desculpa aos leitores.  

37 comentários em “Bravura até no pior momento

  1. O Sport, só se salva, se ganhar seu jogo contra o Náutico e Portuguesa ou Bahia um dos dois perderem. Como o Bahia enfrenta o Atlético-GO, fora, acredito que o Sport permaneça na série A e, o Baêa, seja o rebaixado. A portuguesa joga, em casa, contra a Ponte Preta e aí, penso ser jogo fácil para a Lusa.

    Guardiola como técnico de nossa Seleção, com pouco mais de 1 ano para a Copa do Mundo, não seria uma coisa correta. 2º Jornal O Lance, pela ordem, Abel, Tite e Luxemburgo, são os preferidos da CBF, Felipão, teria sido descartado.. Aliás, só aqui no Brasil, que Tite e Abel seriam considerados melhores que Luxa.. Te dizer…

    Curtir

    1. Amigo Cláudio, Felipão é favorito absoluto nessa corrida. CBF jamais vai apostar no risco ou na continuidade. Abel seria risco, Tite continuação do Mano (e do Corinthians, como este). Marin e sua turma querem se afastar da influência corintiana. Se alguma coisa der errado com Felipão, Marin chama Muricy.

      Curtir

  2. Algumas coisas que li, de algumas entrevistas do Vítor Cunha, candidato do LOP à Presidência do PSC, que me chamaram a atenção:

    1- Se ele ganhar, o Técnico do Paysandu para a série B, será o Lecheva e o Nad será o téc da base – Me tire o tubo…

    2- Disse que se queles que o convidaram pra ser Presidente, o abandonarem, ele também abandona o Paysandu – Pode? ;

    3- Disse que, apenas quando for eleito é que vai procurar saber quanto o Paysandu deve, para se planejar para pagar essas dívidas- Pensei que ele já soubesse..

    – Amigos, o Vítor Cunha, não é difícil perceber, está mais perdido que cego em tiroteio…

    – Égua, sou mais Vandick Lima, para que o Paysandu saia das mãos daqueles que se acham “Donos” do clube e venha para as mãos e pessoas novas e quem sabe, mais tarde, caia nas mãos dos verdadeiros “donos”: seus torcedores… Avanteeeeeeeeeeeee, Papãooooooooooooooo

    Novos Rumos, Já.

    Curtir

  3. Do Remo:

    – Grande parte dessas contratações do Remo, que se ouve nas rádios, são contratações da diretoria. O Flávio, não solta uma dele, sequer..

    – Perguntei ao Flávio, no sábado, se ele indicou algum jogador chamado Berg, ala esquerdo. Disse ele: Não, não, deve ser contratação da diretoria, eles também estão contratando…. Eu hein..

    – Amigos, a farra de contratações, continua desses diretores do Remo, Jhones, Tonhão, Castilho jr e cia, e o Cabeça nem pode falar nada, pois é a “senha” para que ele seja reeleito. Falei ao Flávio, que se ele não frear essas contratações da diretoria, vai ter seu trabalho prejudicado. Pedi a ele, que falasse um pouco com Flávio Lopes e Giba, para que tivesse uma noção das consequências dessas contratações da diretoria..

    O Remo, internamente, continua o mesmo, e agora, um pouco pior, pois está contratando através de “agenda”…

    Aí, o cara vem na rádio e diz: ” Não se espantem se o Remo contratar o fulano de tal, o fulando de tal 2, o fulano de tal 3″,.. Passando a ideia que não é ele que está indicando e sim o Flávio Araújo… Te dizer…

    Eu hein…

    Curtir

    1. Acontece, amigo Cláudio, que os goleiros indicados, os zagueiros de área, o volante do Atlético-AC e o meia do América-RN são indicações do Flávio, sim. Começo a desconfiar desse discurso de técnico que não assume suas próprias recomendações. Parece aquele lance de, caso dê errado, sair dizendo que não tem nada a ver com a contratação do jogador.

      Curtir

  4. Amigo Claúdio suas informações de bastidores são boas, agora isso tinha que vir a público para a torcida do Remo ter conhecimento.

    Concerteza 95% da torcida acha que todas as contratações são indicações do técnico.

    Curtir

  5. Se Felipão, Muricy e Tite um desses for o técnico da Seleção é o fundo do poço para o futebol nacional, treinadores completamente superestimados e ultrapassados sem nenhuma idéia do que seja futebol bem jogado com toque de bola no sentido vertical.A única coisa que eles falam e treinam e a famosa “BOLA PARADA” coisa que era há muito tempo coisa para inglês ver hehehehehe ou então “LIGAÇÃO DIRETA”. Infelizmente é o fim do futebol nacional com grande parcela de ajuda da nossa famigerada plim plim .

    Curtir

  6. O FUTEBOL É O ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO PORQUE ENCANTA. Encanta porque é imprevisível e dá muitas voltas. E numa dessas infinitas voltas do futebol vejo meu querido Paysandu Sport Clube voltar à horosa série B mesmo todo capenga e até, cheio de problemas adminsitrativos e com um time fraco. Mas voltou para um dos seus merecidos lugares. E paralelamente a essa subida para a honrosa serie B, vejo 02 times que tripudiaram, sacanearam o Paysandu e sua enorme torcida, desesperados, na beira do abismo do rebaixamento brigarem entre si como inimigos cruéis. Ainda vamos ver logo logo um desses clubes acusando o outro de manobra, suborno, homem da mala etc. para não cair. Esse clubes a que me refiro são o Vendido e subornado Sport Recife e a Portuguesa que letam entre si para não serem rabaixados. Para quem não sabe a que me refiro, lembro a serie B 2006 quando na última rodada Paysandu e Portuguesa lutavam entre si para não cair. 03 times ja tinahm sido rebaixados. O Paysandu jogava em casa e goleou o Marilia por 4×1 mas dependia da Portuguesa não ganhar o Sport na ilha. O Sport tinha um time muito bom que estava entre 04 que subiram e o treinador era GIVA. A maracutaia começou quando o jogo lá começou 8 minutos depois do jogo de Belem. O jogo em Belem foi até os 48 do segundo tempo quando o juiz apitou o fim e a nação bicolor comemorava a permanência pois em Recife ja estava 49 do segundo tempo. Porém aos 50 do segundo,penalty e gol para a Portuguesa que depois fomos ver na TV, foi um penalty mandraque, daqueles que so acontecem em passe de mágica. Um jogador da Portuguesa se atirou em campo de propósito e o juiz marcou o penalty, onde ninguém do Sport reclamou e o goleiro não fez nenhum esforço para defender. O GIVA ficou tão revoltado com aquela maracutaia e entregou o lugar no Sport. Além disso esse Sport está quase rebaixado e vejo que o meu Flusão contribui para isso não deixando eles ganharam ontem, porque se livrariam concerteza se ganhassem. O futebol é ou não é encantador?????????

    Curtir

  7. Amigos, sinceramente estou preocupado com o futuro do Paysandu, ontem novamente o Vitor informou que tem 300 sócios para votar e aparece uma relação com mais de mil habilitados, vixi isso tá com cheiro de cabrito assado.

    Outra grande preocupação é o preparo de ambos candidatos que não demonstram conhecimento aprofundado da situação do clube e as propostas são demasiadamente superficiais, falar em modernização de gestão e marketing é fácil a questão e falar como se chegar a isso, principalmente dentro de estruturas arcaicas que nossos grandes tem hoje.

    Agora gravíssimo é o interesse quase obstinado do Vitor Cunha em querer penhorar o patrimônio do clube sob pretexto de arrolamento/renegociação da dívida total do clube a longo prazo, isso está me deixando com o estômago embrulhado chega a ser clara e evidente a intenção de postergar o problema com pouco caso com o patrimônio do clube, além do que ontem e em outras ele ataca demais o opositor sem apresentar propostas concretas, eu hein!

    Se fala em gestão transparente mas sem divulgação/publicação de números, se fala em CT sem planejamento organizacional e orçamentário, se fala em prioridade em pagar dívidas mas dando o clube como garantia, se fala em aumento de sócios mas sem desmembrar ações para tal, se fala em utilização do marketing como ferramente de alavancagem de recursos mas não vi um sequer exemplo de como isso será feito… Estou demasiadamente preocupado..!

    RRamos

    Curtir

    1. Amigo Raimundo, as esperanças de Vandick estão nos sócios, mas há dirigente do Paissandu que tem mais de 1.200 títulos (cabritos) em mãos e se vangloria disso! Vejo como muito difícil uma vitória da oposição enquanto a cabritada for influente nas eleições do Papão.

      Curtir

  8. Concordo plenamente com o RRamos ! Assisti à entrevista com os dois candidatos à presidência do PSC, ontem no Bola na Torre. Achei os dois DESPREPARADOS !!! Mas, ainda confiaria mais no Vandick, do que no V. Cunha, pois este é apenas farinha do mesmo saco que LOP, R. Rezende, etc. V. Cunha é a simples continuação do que aí está !!

    Já, aqui, adianto: se o PSC apenas permanecer na B, já será lucro.

    Curtir

  9. Cláudio, se o F. Araújo for um profissional sério, ele tem que ENTREGAR O CARGO, diante dessas informações que deste, de que a diretoria está contratando sem o aval dele !

    Curtir

  10. Gerson, não estou estou otimista para que o Br ganhe a Copa. Infelizemente, temo que vou assistir minha 1a Copa no país, sem tê-lo como campeão. Até agora, não temos uma equipe, só jogadores.

    Curtir

  11. Gerson, como diria Sua Excelência, o Ministro Joaquim Barbosa, causa-me espécie saber que o Vítor Cunha, cf. este declarou ontem, no Bola na Torre, que o patrimônio do clube deveria ser dado como garantia para empréstimos para liquidação de dívidas. É o AK do PSC !!! É torcer para que ganhe o Vandick. Infelizmente, faltou mais
    personalidade ao Vandick, pois o VC impô-se a ele, na entrevista, em alguns momentos.

    Curtir

  12. Na minha humilde opnião ambos candidatos a presidente do PSC estão meio perdidos, pq?, como posso dizer que vou fazer ampliação da curuzu, construir CT e etc.. sem saber da realidade financeira do Clube, acho que estão se baseiando no que a imprensa divulga, ai tanto Vandick quanto Cunha me parecem que pecam neste aspecto, salvo engano o primeiro passo de um gestor é saber qual a realidade financeira do Clube (quanto tenho de Receita e o que tenho pra pagar), para ai sim planejar e executar, se não ficaremos nas promessas de campanha, esta é só uma opnião!!!!

    Curtir

  13. O que dizer dessa notícia amigo Claúdio:

    O Remo anunciou, no fim de semana, o seu nono reforço contratado para a temporada 2013. É o lateral esquerdo Berg, de 29 anos, que atuou sob o comando do técnico Flávio Araújo no Potiguar-RN, em 2006, e no América-RN, em 2011. Já neste ano, ele esteve defendendo o ABC-RN. Antes disso, estava no São Caetano-SP, clube que detém os seus direitos federativos e o está cedendo por empréstimo de seis meses ao Leão Azul. Berg será o substituto de Aldivan – ex-titular da camisa 6 -, que morreu há cerca de duas semanas vítima de um tumor maligno no cérebro.

    Curtir

  14. Quer dizer, caro Cláudio, que o V. Cunha saiu-se com essa, de que vai manter o Nad no comando da base do PSC, é ?! VOU TE CONTAR ! É aquilo: os caras NÃO ENTENDEM de futebol, são torcedores apenas. Será que o VC nunca reparou que os garotos orinundos da base têm deficiências BÁSICAS, de passe, por exemplo ?! Olha, só essas de o VC entender que o patrimônio do clube tem que ser dado como garantia para empréstimos e que o Nad deve ser mantido como técnico da base, o DESCREDENCIAM
    para gerenciar o PSC. Nem para administrar clube de bairro esse senhor serviria, pelo SIMPLES FATO de que NÃO ENTENDE de futebol.

    Curtir

  15. É amigo Gerson, nem lobo amedronta esses cabritos, pois os pastores estão apostos e famintos!

    Sinceramente, sempre fui muito apaixonado pelo PSC mas agora que comecei a me inteirar mais a respeito de alguns aspectos internos sinto náuseas pela sujeira que se esconde embaixo do manto sagrado.

    A mudança deve ser a longo prazo, paulatina, constante e perseverante, da forma que está ai não vejo nos próximos cinco anos bons horizontes, a não ser que por graça caia um raio ou algo similar quando a grande maioria estiver reunida.

    E o que nos cabe temos que fazer e persistir !

    RRamos

    Curtir

  16. Lendo os comentários, percebemos que os candidatos à presidência bicolor parecem desconhecer administração de futebol. Um deles, Vitor Cunha, antecipou até que irá renunciar caso não tenha apoio dos conselheiros.

    Curtir

  17. O sentimento dos técnicos brasileiros em relação a Guardiola só pode ser outro senão o de despeito. Seus detratores o acusam de somente ser vencedor por conta de dirigir um time milionário e cheio de craques, entre eles o maior de todos da atualidade, Lionel Messi.

    Nada mais ridículo. Se assim fosse, veríamos no Real Madrid e Manchester United o mesmo êxito. E somos sabedores que isso isso não acontece nem em termos de títulos, nem no futebol praticado dentro de campo.

    Além do mais, Guardiola foi corajoso o suficiente para remodelar o time montado pelo holandês Frank Rijkaard, bem como desfazer a patota de Ronaldinho Gaúcho aos primeiros sinais de fraqueza e decadência técnica do craque. Lembrem-se, o dentuço era um ícone mundial com a camisa blaugrana, um ídolo com poderes de semideus em meio a torcida catalã.

    Renegar Guardiola no possível comando da Seleção soa tão estúpido quanto contrariar a tendência mundial a globalização em todos os campos, sejam eles de futebol, sociais ou econômicos.

    Curtir

  18. Claudio o Berg é ala e também atua de meia e muito bem, acredito que se por acasso ele foi contratado pelo REMO foi uma boa aquisição, já o Nata que alguns dizem que ele é meia na realidade as vezes em que vi atuando foi como segundo volante e não meia

    Curtir

  19. Guardiola assumiu o barça sob muito ceticismo e deu no que deu. Muricy lembra bem dele (eheheh…) e acho que deve ter suas razões (kkkkkkk….). Bem, quando foi que a cbf ouviu a torcida brasileira?
    Papão na série b: um montão de contratações, tipo túlio maravilha, pra tentar escapar da degola nas últimas rodadas… Já vimos esse filme várias vezes.
    E o meu leão, coitado, o meu leão…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s