A hora certa de subir

Por Gerson Nogueira

O maior dos problemas do Paissandu para a decisão de hoje deixou de existir ontem à tarde. Lecheva confirmou a escalação de Vânderson, que ainda era avaliado como dúvida para o jogo. Com isso, o Paissandu terá a formação titular que vem respondendo pela excelente campanha na reta final da Série C.

Todos os procedimentos adotados por Lecheva têm se pautado pela coerência. Até mesmo na insistência em manter Harison no meio-de-campo, contra a opinião da maioria. Para o técnico, o armador cumpre um papel tático importante. É uma maneira de ver o jogo que merece respeito, embora não seja convincente.

Pelas atuações recentes, Harison talvez não fosse a melhor alternativa para atuar ao lado de Alex Gaibú, que hoje responde pela execução do trabalho de criação no meio-campo. Com um parceiro mais ágil e ofensivo é provável que o rendimento do setor fosse mais efetivo, como no segundo tempo do jogo com o Macaé, em Paragominas.

Na ocasião, ficou óbvia a diferença de postura do time com e sem Harison. Talvez seja uma queda de rendimento temporária, mas o problema é cada vez mais visível. Por outro lado, caso o Paissandu continue a avançar na competição, mesmo com a presença do meia, Lecheva terá alcançado seu objetivo e dificilmente alguém terá coragem de tocar no assunto novamente. Os oportunistas só costumam agir mediante o fracasso. Nas vitórias, todas as discordâncias são espanadas para debaixo do tapete.

O mundo do futebol costuma ser implacável, cruel até, quando as coisas não terminam bem. Mas, a partir do momento que se alcança o resultado buscado, tudo passa a soar de forma positiva. Por isso, aos que reclamam das preferências de Lecheva, aconselho prudência.

Não se pode esquecer que, com erros (poucos) e acertos (muitos), o técnico realinhou o time e deu ao Paissandu uma pegada competitiva que não existiu sob o comando dos experientes Roberval Davino e Givanildo Oliveira. Estivesse nas mãos de um desses veteranos seguramente o Papão estaria longe da condição privilegiada que desfruta agora.

A Lecheva o que é de Lecheva. Se trouxer a classificação, merece todos os aplausos porque a maior parte do mérito pelo feito lhe pertence. Se não, segue digno de elogios pelo belíssimo trabalho.

————————————————————–

Para exorcizar o passado

Mesmo sem treinar num campo decente em Macaé, o Paissandu está pronto para a grande batalha. Véspera de jogo não é momento para treinamentos exaustivos. No máximo, um bate-bola para por os jogadores em movimento. Como o ambiente é de paz e otimismo, ninguém reclamou muito do contratempo.

O que conta mesmo é o padrão estabelecido por Lecheva, que consiste de saída preferencial pelas laterais – principalmente a direita, com Pikachu – e tentativas de jogadas triangulares pelo meio, explorando Tiago Potiguar e o centroavante Kiros.

Vem dando certo, principalmente porque essas são as jogadas mais utilizadas, mas o time passou a fazer variações que também conduzem ao gol. Quando isso ocorre é porque o entrosamento chegou. Mais que isso: os jogadores adquiriram confiança e não se esquivam de tentativas individuais. O risco embutido num lance deixou de ser motivo para que a jogada não seja buscada.

Dessa nova mentalidade beneficia-se o time inteiro, pois os volantes, que normalmente jogavam plantados, passaram a se envolver mais no jogo. Não por acaso, lá em Paragominas, no primeiro jogo, Vânderson saiu de campo como o melhor da equipe. Não errou um passe e distribuiu passes preciosos para os homens de frente.

Vânderson, aliás, é um dos poucos remanescentes de outras jornadas do Paissandu em busca do acesso à Série B. Como atleta nativo e torcedor declarado do clube, tem todos os motivos para encarar o embate desta tarde como o jogo da sua vida. É bom que os demais jogadores pensem do mesmo jeito ao longo dos 90 minutos.

————————————————————–

Acesso premia zebras

Os dois primeiros classificados à Série B 2013 não estavam cotados entre os favoritos para subir. Chapecoense e Icasa entraram em posições inferiores e não tinham a vantagem do segundo jogo em casa. Passaram, respectivamente, por Luverdense e Duque de Caxias, que realizaram campanhas muito melhores. Será uma tendência neste cruzamento classificatório da Série C? A conferir nas próximas horas.

————————————————————-

Direto do blog:

“Eu desejo um salário de deputado e o prestígio de um jogador de futebol ao Lecheva. Boa sorte”.

De Gilvan Medeiros, reconhecendo os méritos de Lecheva.

31 comentários em “A hora certa de subir

  1. Simplesmente excelente suas colocações. Eram essas as palavras que nossos jogadores e comissão técnica precisavam. PARABÉNS, Gerson, se DEUS quiser, nos encontraremos na DOCA.

    Curtir

  2. Concordo com todos os elogios ao Lecheva, mas não posso me calar diante da teimosia do mesmo em relação ao Harison. Hoje não podemos desperdiçar preciosos 45 minutos, como em todos os jogos em que esse rapaz atuou, sob pena de sermos castigados e não termos mais tempo para reverter uma situação adversa. Teríamos que entrar com o que temos de melhor, e entre os melhores, seguramente, o Harisson não está. Que os deuses do futebol estejam do nosso lado. Meu placar para hoje Macaé 2 x 2 Paysandu.

    Curtir

  3. Parabens ao Lecheva independente do resultado de hoje, mas acredito na classificação para a outra fase. Palpito 1X0 Papão.

    Icasa foi a grande surpresa e o Duque pagou agora por aquela puxada de tapete no Rio Branco do Acre.

    Lembrando que o 13 da Paraiba peitou a CBF e saiu vitorioso da competição, mesmo sendo eliminado na 1a dase.

    Curtir

  4. Acredito Gerson e amigos, que apesar dos erros na escalação do Lecheva, ele mostra que tem sorte, e isso é bom para o Paysandu.

    Percebam que todos esses times que conquistaram o acesso, após vencerem em casa, foram para o 2º jogo, apertando a marcação atrás e matando quando dava(nunca se atirando ao ataque), nos contra ataques. Nenhum visitante, até agora, venceu, nesses jogos de volta, mas conseguiram o mais importante, a classificação e consequentemente, o acesso.

    – Aliás essa função tática que o Harison faz em campo, nem o Givanildo com toda sua experiência, viu. Aliás, se ele vem fazendo bem essa tal função tática, porque sempre sai no 2º tempo?..
    Para o torcedor do Papão, o que vale mesmo é não dar ouvidos a essas bobagens e, mesmo perdendo até, de 3 x 1, 2 x 1, 4×2,… levar o acesso, e quem sabe, com um gol do Harison. EU ACREDITOOOOO

    Ahhhhhhhhhhhhhhh, Papãoooooooooooooooooo.. É hojeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee….Vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamooooooooooooooooooooooos

    Curtir

  5. Lecheva, a meu ver ainda nao pode ser considerado um técnico competente e vitorioso, porém, ninguém pode negar que e uma pessoa equilibrada e pacifica , soube receber as criticas e esperar seu momento para brilhar.Amanha novamente terá a chance de escrever uma nova linda história do Papão da Amazônia, como já escreveu na copa dos campeões, copa norte, libertadores entre outras. Desejo lecheva que neste sábado você esteja inspirado e padejado pela sorte dos vencedores, continue assim humilde e solicito sao qualidades raras e que lhe cabem bem.

    Curtir

  6. E não era melhor entrar com o R. Oliveira, ao invés do Kiros ?

    Meu palpite: o PAPÃO sai à frente do placar e o jogo termina 1 x 1 ou PSC 2 x 1 Cachorro de Peruca Fluminense ! rsrs

    PAPÃÃOOOOOO !!!!!!

    Curtir

  7. Diogo, o 13 peitou e nao adiantou nada….Heleno, a cor do secador tah meio estranha…rsrsrs…Claudio, a frase do Gerson é perfeita sobre o Lecheva: ”A Lecheva o que é de Lecheva. Se trouxer a classificação, merece todos os aplausos porque a maior parte do mérito pelo feito lhe pertence. Se não, segue digno de elogios pelo belíssimo trabalho”. Parabens Gerson….

    Curtir

  8. Caro Edmundo, penso que só o fato do 13 não recuar diante da poderosa CBF e concluir sua participação na série C foi uma vitória. Se fosse um Flamengo, o meu timão ou o Botafogo do Gerson, não seria tão marcante pela força que possuem, mas o 13 botou quente e merece esse meu registro.

    Curtir

  9. Só em não por culpa nos fenômenos da natureza pelos insucessos já é de tirar o chapéu para o Lecheva e olhem que ele teve poucas oportunidades para isso. Já o Giba…..

    Curtir

  10. Pois é, amigo, Cláudio, que belíssima lembrança ! Sim, a idéia é justamente a de irmos nos aquecendo para o jogo. A ansiedade já entrou em campo ! rs Esse ataque deixou muitas saudades, não é ?! O Dadinho tinha saído do Remo, no qual foi ídolo.

    Curtir

  11. Dinho e Tommaso reportando que a torcida do PAPÃO é bem maior que a do Leão Fluminense ! E ainda vai chegar mais gente, até o começo da partida. Como diria o amigo Cláudio, ANOTEM !! rs

    Curtir

  12. Pois é, Cláudio, LOP, ainda mais agora que tá saindo da presidência, vai querer abocanhar tudo o que pode e, principalmente,
    aquilo que NÃO PODE !! Esse LOP é um BANDIDÃO.

    Curtir

  13. O Papão parece que está em casa…

    ÉÉÉÉÉGUAAAAA !

    VAMOS SUBIR,PAPÃÃÃÃAOOOOOOOOO !!!!

    Boa tarde,amigos e que DEUS abençoe a todos nós !

    Curtir

  14. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL
    GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL !@!!!!!!!!!!!! OBRIGADO,MEU DEUS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CARALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !! CARALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  15. Sr. Claudio

    Agora o senhor está sendo injusto. Respeito seu direito de não gostar de técnicos domésticos mas lembro ao senhor que GRANDES técnicos de fora é que puseram o Papão na série C e lá o mantiveram ao longo desses anos todos inclusive neste em que
    Roberval Davino e Givanildo Oliveira só fizeram aumentar o rombo das finanças já combalidas do clube trazendo um monte de “pencas” e “bondes” e não resolveram “porra nenhuma” (perdoem-me o chulo).

    Agora vem o senhor dizer que o Lecheva é “técnico bombeiro”, o que, além de profundamente injusto é um grande desrespeito ao EXCELENTE profissional que o Lecheva mostrou ser.

    Sei que isso não vai afetar em nada sua conduta e convicções mas acredite, o senhor perdeu muitos pontos na admiração que eu lhe tinha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s