Organizado, Corinthians pode ganhar qualquer competição

Por Tostão

O Corinthians, merecidamente, é campeão invicto da Taça Libertadores. Não sabia que em Belo Horizonte havia tantos corintianos. Os foguetes não paravam de estourar ao fim do confronto.

A partida, no primeiro tempo, foi um retrato da pouca qualidade técnica dos dois melhores times sul-americanos. As duas equipes não criaram uma única jogada ofensiva. No segundo tempo, o Corinthians fez um gol após uma bola que sobrou de uma jogada aérea e outro em um presente do zagueiro Schiavi. Aí, o Boca foi para a frente, o Corinthians passou a trocar passes e quase fez outro.

Escutei 1 milhão de vezes que o Corinthians é um time de operários, sem craques. O único craque no futebol brasileiro é Neymar. Porém o conjunto do Santos é muito inferior ao apresentado pelo Corinthians.

Time de operários só se for em relação a um Real Madrid ou a um Barcelona. Comparado com as melhores equipes brasileiras, o Corinthians está, no mínimo, individualmente, no mesmo nível.

O time tem a melhor dupla de volantes e a melhor dupla de zagueiros do futebol brasileiro, além de Cássio, que pinta como um goleiro para a seleção brasileira. Emerson foi decisivo em vários jogos e é muito melhor do que parece. Nas outras posições, não há nenhum jogador fraco.

O Corinthians não tem só cara de Libertadores, como dizem. Tem cara de time organizado, para ganhar qualquer competição. É a equipe mais disciplinada e compacta e a que melhor marca no Brasil. Méritos para Tite, que já merecia, há muito tempo, estar entre os melhores treinadores brasileiros.

Parabéns, Corinthians!

29 comentários em “Organizado, Corinthians pode ganhar qualquer competição

  1. A melhor equipe do Brasil sem sombra de dúvidas,tanto que Tite já avisou que não quer a contratação de nenhuma estrela para a disputa do mundial de clubes.Não quer correr o risco de que algum boleiro mais vaidoso provoque desajustes no excelente ambiente de trabalho dos alvinegros.Corretíssimo o Doutor Tostão.

    Curtir

  2. Taí se tem uma coisa q eu gostei na conquista Corinthiana foi a redenção do Tite, nunca concordei com os ataques covardes q esse senhor sofreu, principalmente depois da eliminação pro Tolima ano passado… tinha gente q adorava pegar no pé dele (alô Clovis Rimoli rsrs), e as criticas mais amenas o chamavam de retranqueiro, coitado rsrs… até concordo com o lance dos salarios dos tecnicos aqui no Brasil serem exagerados demais, parece haver uma especie de obras super faturadas rsrsrs… mas os tais cronistas esportivos sempre exageram demais nas criticas aos “professores”, um pouco de bom senso e calma não faz mal a ninguém.

    Parabéns pro Tite.

    Curtir

  3. Eu queria que o Boca vencesse,por motivos de concepção mesmo,porém título merecido,e raciocínio perfeito de Tostão quanto ao time e técnico Corinthianos…

    Curtir

  4. Tostão tem autoridade pra falar.
    De forma bem modesta só queria acrescentar ao texto dele que qualquer um dos grandes times do Rio, São Paulo, Minas e R.G.do Sul, organizados podem conquistar grandes titulos, culminando com o titulo de campeão no Japão.

    Também acho que manter um tecnico, ainda que pese um fracasso seu, é bom, desde que esse em conjunto com o clube monte um pro jeto que justifique sua permanencia.

    Curtir

  5. A pergunta que não cala: por que o melhor clube do Brasil e da América não cede jogadores para a seleção brasileira desde que Mano e Sanches passaram a comandar a seleção? Por que o São Paulo, atualmente abaixo do nível técnico do Corínthians sempre tem cedido três jogadores e essenciais à equipe? E o Santos sempre desfigurado pela CBF em jogos decisivos contra o Corínthians? E o Fluminense? Começo a char que a CBF tem implicân cia com o timão. Ei Mano, olha mais pro corigão…

    Curtir

  6. Agora pronto, o título da libertadores subiu de vez para cabeça do treinador, jogadores e torcedores! Se já se julgam autossuficientes, então que a CBF imponha ao treinador PANELA MENEZES, que o mesmo convoque todos os jogadores do Corinthians, já que já e tachado de melhor time do Brasil e que pode vencer qualquer campeonato do mundo, quem sou eu para dizer o contrário, um simples opositor. Te dizer!

    Curtir

  7. daniel malcher ! respeite a fiel torcida, quem é vc p/ nos chamar de vira latas, seus comentários são discriminatórios e parciais, e pensas q sabe alguma coisa e só escreve besteira, tu pensa q é cronista ne?engano, vc não passa de um torcedor que meteu na cabeça q sabe escrever, vai estudar e aprender a ser cronista de verdade se é isso q queres ser, agora, vc não serve p/ isso.

    Curtir

  8. Como sempre, Tostão faz análises ponderadas e realistas, embora críticas e de um recurso que poucos escritores e cronistas se utilizam: a discrição. Valendo-se dela, o eterno craque disse que não gosta do estilo de jogo do Timão, disse que o nosso futebol está nivelado (por baixo) e reconheceu os méritos alvi-negros. E não se vê nenhum talibã por aqui o taxando de “anti”. Craque é craque.

    Curtir

  9. Daniel, como quase sempre (sob o meu ponto de vista, claro) você está prenhe de razão: ‘crítica ponderada, realista, discreta, coisa que pouco se vê nos escritores e cronistas, craque é craque’.

    O Tostão verdadeiramente reconhece os méritos e por isso quando diz que não gosta do estilo de jogo do Corinthians tem sua opinião respeitada. De fato, o Tostão trata as letras tão bem quanto tratava a bola. Deve ser o autentico conhecimento de causa.

    Curtir

  10. Falando em talibãs, mais um belo exemplo acima que conseguiu a proeza de desancar uma postagem minha sem ao menos tê-la postado. Discordância prévia, truculência típica de quem pensa estando sempre com os pés fincados nas arquibancadas cheias de gritos de guerra ou incapacidade de compreender uma frase ou algumas linhas. Pedro, tens certeza que se referes a mim? Caso tenhas essa certeza, mais respeito comigo. Quem pensa que és para me indicar estudos? Não sou cronista e nem pretendo, mas gosto de futebol, não sou apenas torcedor, sou um expectador e apreciador e, talvez por isso, veja algumas partidas desarmado da condição de Pacheco ou Zé da Galera. Tens o direito de não gostar de minhas postagens, mas para exigir respeito deve respeitar primeiro.

    Gerson, sinto dizer mas o blog tem sido mal frequentado por conta de uma minoria barulhenta e acéfala. Será que teremos que ter cuidado com nossas próprias postagens, patrulhando-as para não causar melindres em quem tem pouca capacidade de arguição? Coisa chata essa… Como diz nosso amigo Cláudio, “te dizer”…

    Curtir

  11. Quando esse time cair fisicamente, e ele vai cair, pq ninguém consegue jogar no 100% o ano todo, vcs vão ver os craques em campo.

    se não fosse a correria esse time não passava da primeira fase da libertadores.

    Curtir

  12. Antonio Oliveira,

    Obrigado pelas deferências. Tostão é de fato um gentleman com as penas em punho. Um craque inquestionável.

    Falando nisso (em ex-futebolistas hoje cronistas, colunistas ou escritores), Afonsinho, o eterno subversivo da Estrela Solitária , substitui de forma primorosa o grande Sócrates na Carta Capital. Esse banco de reservas da revista está com um nível técnico altíssimo.

    Curtir

  13. Tostão foi um craque, escreve bem e como jornalista ainda tem muito a aprender. Observem a contradição:
    “A partida, no primeiro tempo, foi um retrato da pouca qualidade técnica dos dois melhores times sul-americanos.”
    “O Corinthians não tem só cara de Libertadores, como dizem. Tem cara de time organizado, para ganhar qualquer competição. É a equipe mais disciplinada e compacta e a que melhor marca no Brasil.”
    O Coríntians é campeão com méritos.
    Ocorre que, defensivamente, o Corintians tem elevadíssima qualidade tática, não técnica. Tecnicamente, o goleiro surgiu há pouco tempo, pois não teve chance em um time holandês; o lateral direito sequer é cogitado para a seleção; a dupla de zaga não faz sombra a Tiago Silva, Dedé, Davi Luiz e nem ao Rafael Toloi. O lateral esquerdo veio corrido da europa. Ralf é um Ezequiel melhorado, é jogador de clube e não rende na seleção. Paulinho pode ser que tenha algum futuro, mas tem Arouca, Ramires, Casemiro e outros melhores no momento.
    Quem é tecnicamente bom? Alex, Danilo e Sheik. E só. Jorge Henrique é esforçado, assim como William, ambos bons taticamente. Liedson está na descendente.
    Ganhou de um time fraco com um craque em decadência. Além disso, o Boca historicamente não sabe jogar contra quem marca, só joga no contragolpe. Foi assim contra o bicola em 2003 e contra os tricolores este ano.
    Mais uma:
    “Comparado com as melhores equipes brasileiras, o Corinthians está, no mínimo, individualmente, no mesmo nível.”
    Quem no Brasil está no mesmo nível de Neymar?
    Tostão pisou na bola.

    Curtir

  14. Sinceramente pessoal, mais aparece cada uma figura aqui no blogue, que vou te contar! Os caras aparecem, caem aqui de para-quedas e não querem ler criticas sobre seus times, poxa, o blogue e livre, mais existe um dono, o nome dele e Gerson Nogueira. Agora se o cara quer moderar o cometário dos participantes e/ou moderar os mesmos, então que crie um blogue para si próprio e fique moderando a si próprio.

    Continue assim Daniel Malcher, continue com sua criticas construtivas e de forma limpa e clara. A maioria lhe apoia nessa missão.

    Curtir

  15. Cláudio,como havia dito há uns 50 dias atrás,que Treze-PB e Brasil de Pelotas estavam vivíssimos na disputa judicial a fim de adquirir o direito de disputar o campeonato,só que o Brasil-RS dançou nesta história… Agora,sobrou para o Rio Branco,e haja confusão… Tomara que não paralizem a Série C novamente…

    Curtir

  16. Olha Cássio realmente não entendo o porquê da não convocação de jogadores do coringão.Leandro Castán é o junto com Dedé o melhor zagueiro do futebol brasileiro.Ralf e Paulinho são bem melhores que Rômulo,Sandro entre outros volantes menos cotados convocados por Mano.E o grandalhão Cássio nas poucas vezes em que foi acionado na Libertadores,devido á excelente defesa que lhe protegia,se saiu muito bem.Com poucos valores de qualidade no gol brasileiro,já merece uma convocação.

    Curtir

  17. JJSS, se tiver oportunidade de ler o seu comentário o próprio Tostão muito provavelmente concordará que tem muito o que aprender como jornalista.

    De minha parte, não concordo com algumas colocações que ele fez, mas não vejo ali nenhuma contradição.

    Sim, é perfeitamente possível que Corinthians e Boca sejam os melhores da América do Sul, e ainda assim sejam tecnicamente fracos. É o tal nivelamento por baixo referido pelo Daniel, onde até os melhores são fracos tecnicamente.

    De outra parte, também não são incompatíveis a baixa qualidade técnica com a elevada capacidade de marcação, com a alta competitividade decorrente da força coletiva, com o pragmatismo talhado para vencer competições. Valendo lembrar que as duas mais importantes disputadas recentemente por clubes brasileiros restaram vencidas pelo Corinthians.

    Por último, o fato do Santos contar com o excelentíssimo Neimar, não faz dele necessária e obrigatoriamente o melhor time do Brasil sob o ponto de vista individual. Deveras, no cômputo geral, os outros times podem compensar o Neimar apresentando melhores jogadores que o Santos nas demais posições.

    A propósito, individual e tecnicamente, eu reputo o Internacional, o Fluminense e o próprio Vasco, bem melhores que o Corinthians. Quanto ao Santos acho que sobrevive de Ganso e Neimar apenas. E estes, como o futebol é momento, bom não esquecer que nem vivem uma grande fase na atualidade.

    Ocorre, vale repetir, que é o Corinthians que tem vencido as competições mais importantes, valendo-se do conjunto, do esquema tático, da força psicológica, e, porque não dizer, de alguns lampejos técnicos como p. ex. aqueles do Danilo e do Emerson contra o Boca.

    Curtir

  18. daniel vc não merece meu respeito, vc desrespeitou toda uma torcida ao nos chamar de viralatas, e vem pedir respeito? não tem por que te respeitar e acho q vc deve estudar mais mesmo, é muita falta de educação fazer xingamentos gratuitos a nossa torcida, e caso alguém esteja viajando “o que aconteceu” leia o post de resposta q esse cidadão mal educado escreveu em outro post s/ a conquista do TIMÃO, queres respeito ainda???

    Curtir

  19. Esse Pedro é a Síntese do torcedor corintiano.

    Eles se acham tão superiores aos outros que pensam que não podem nem ser criticados.

    “Vc não merece o meu respeito pq vc xingou a torcida do curintia”

    É muita soberba.

    Curtir

  20. Carlos jr. “esse” Pedro aceita críticas sim, mas não aceita ser chamado de vira-lata e ficar calado, e até q tava coerente a crítica de daniel, até nos chamar de vira-latas…isso mostrou total preconceito c/ umas das maiores torcidas do Brasil, vc deve ser do mesmo time dele, bando de mal educados, vão estudar e aprender a ter respeito p/ poder pedir respeito.

    Curtir

  21. Pedro, pelo amor de Deus… precisas ser alfabetizado… e urgentemente. Égua, é muita incompetência em não saber ler e interpretar um texto, vou te contar!!!!!!! Uma coisa é dizer que alguém é vira-lata e outra é dizer que alguém tem complexo de vira-latas.

    Curtir

  22. Daniel me senti ofendido , vc usou e continua usando palavras duras e ríspidas c/ comigo e c/ nossa fiel torcida, reconheço meu erro em tentar responder de maneira ríspida tbm, hoje já não responderia assim, empolgação, alegria e ira ao ver um título inédito ser menosprezado p/ meia dúzia de despeitados e mesmo o tal “complexo de vira-latas” é uma ofensa, no mais, desculpe pelas ofensas, realmente como alguém escreveu aí em cima, eu perdi a pose. Afinal ninguém gosta de ter a capacidade menosprezada. ZAZ

    Curtir

Deixe uma resposta