Marcos, Rogério Ceni, Dida – qual o melhor goleiro da geração 2002?

Por Paulo Vinícius Coelho, da ESPN

O dia 29 de novembro, este blog disse que Marcos não tinha decidido pela aposentadoria ou não, mas a tendência era parar em dezembro. Parou.
E por quê? Porque quando Marcos treinava, nos últimos anos de carreira – e no último ano especialmente – as dores o impediam de continuar trabalhando. Tinha de repousar. E descansando, ficava fora de forma. Estava difícil.
Tudo isso atrapalhou a carreira de Marcos, especialmente depois de 2006, quando sofreu a lesão mais grave da carreira. Uma queda de moto provocou até necessidade de recolocação de pele.
Por tudo isso, Marcos foi o goleiro com a carreira de alto nível de menor duração, entre os três campeões do mundo de 2002. Os três gênios do gol de sua geração.
A melhor carreira dos três: Dida. 
O de carreira mais longa em alto nível: Rogério – desde 1994 e de 1997 para cá como titular do São Paulo.
Mas a comparação do ápice dos três é favorável a Marcos. No ápice, entre 1999 e 2002, Marcos foi o melhor.

Você concorda?

27 comentários em “Marcos, Rogério Ceni, Dida – qual o melhor goleiro da geração 2002?

  1. Sem duvida para mim o melhor goleiro de todos os tempos é Rogerio Ceni por tudo que ele representa ao são paulo, mais também pelas conquistas que ele conseguiu no time referente, o Dida foi um goleiro injustiçado, e o Marcos teve seu maior auge na seleçao brasileira, mais entre os 3 fica assim
    1. Rogerio Ceni
    2. Marcos
    3. Dida

  2. Sou Botafoguense em segundo lugar depois de ser Paissandu em primeiro lugar.Para mim se Marcos não tivesse se machucado tantas vezes seria o melhor de todos os tempos.No Brasil está ou esteve acima de todos os outros goleiros.Rogério ceni , Dida não chegam nem perto do goleirão palmeirense, o melhor que vi .Opinião é individual e a minha é essa.Em 2002 ele salvou o time , a seleção várias vezes e a mídia não reverberou isso, mas se fosse o Ceni bradariam aos céus e ao mundo que era o melhor de todos.Vale dizer que a imprensa Argentina, Chilena, Mexicana, Inglesa e a imprensa Belga principalmente na época o considerou o melhor goleiro da Copa.

  3. Se compararmos as carreiras, o Marcos foi o pior dos três. Mas debaixo das traves o Marcos foi o melhor, apesar das lesões que sempre o perseguiram. Na seleção ele foi o melhor que vi jogar, melhor até que o Taffarel. Para mim, a melhor atuação de um goleiro que eu vi, foi uma semifinal de Libertadores contra o River Plate no Monumental de Nunez em 1999. O Marcos foi perfeito naquele jogo.

  4. Assisti a ess partida porque minha esposa é palmeirense doente e naquele dia o goleiro cunhou o apelido de “milagreiro’ de ” santo’. Pegou tudo e quando não pegou a bola batia na trave.Fez umas quatro defesas ” impossíveis”.Lembro tbm Mariano.E repito e concordo com sua opinião, a carreira não foi boa, altos e baixos por conta de contusoes.mas como goleiro mesmo, Um dos 3 melhores do mundo FÁCIL, EM TODOS OS TEMPOS.

  5. O Dida foi um grande goleiro, bom mesmo, o Marcos também além de dizerem que ele é um grande carater, já o Rogerio quase foi completo, pois não teve o que tiveram Marcos e Dida, a seleção, mas pra não ficar em cima do muro, vou de;

    Marcos 1°
    Dida 2°
    Rogerio 3°

    E o Tafarel Gerson seria hors concours? Pois este sim pra mim foi o melhor de todos os goleiros brasileiros que já ví.

    1. Seu voto é quase igual ao meu, Edson. Marcos, pela segurança e arrojo, disparado o melhor dos quatro. Taffarel, com desempenho muito bom em 1994, o segundo. Dida, mais contido e discreto, o terceiro. Rogério, mais batedor de falta do que arqueiro, o quarto.

  6. Essa escolha depende muito dos critérios de cada um.Rogério foi mais regular,falhou menos do que Marcos.Em compensação o goleiro alviverde,pelo menos na minha avaliação,foi mais “milagreiro”,”fechou o gol”mais vezes do que o arqueiro são paulino.Eu fico com o segundo critério e para mim Marcos foi melhor.Para fechar o meu comentário,não tem como deixar de haver o forte componente de análise das pessoas dos citados atletas.Muitos acabam escolhendo Marcos por ele ser marcadamente muito mais agradável do que R.ceni,na minha opinião o jogador mais vitorioso da história do tricolor paulista mas que é notabilizado pela imagem da arrogância e da antipatia a frente do seu querido São Paulo Futebol Clube.

  7. Marcos de longe. Sem firulas e sem estrelismo ele garantiu a copa
    na defesa. Hoje temos esse furao do Julio Cesar, que tem bom papo mas na hora h comete erros primarios. Mais um Manga da vida.

  8. Dos três o melhor é o Dida, com reconhecimento internacional, mas o melhor goleiro brasileiro foi o “vai que é tua Taffarel”, este dava confiança.

  9. Ceni fechou contra o Liverpool. Marcos fez milagre em Buenos Aires, mas foi responsável direto pela derrota pro Manchester United em Tokyo. Penso que Ceni passa mais confiança pra zaga, pois recebe bola recuada como se fosse um zagueiro, sai jogando com perfeição. O Marcos é instável emocionalmente. Dida foi fundamental naquele Corinthians do fim dos 90. Quem não se lembra daquele clássico em que pegou dois pênaltis do Raí?
    Três grandes goleiros, Dida um pouco abaixo dos outros.

  10. Opinião é opinião é subjetiva e individual tem que ser respeitada.Ninguém é dono da verdade para afirmar absolutamente .Sempre é bom dizer é minha opinião, penso assim, acho que, vejo que, analiso.E assim continuo com minha opinião que MARCOS é superior aos demais, Ceni é frangueiro tbm, sai de joelhos do gol, Dida é instável ” fisicamente “, faz duas defesas boas e na mesma partida faz duas domingadas.Marcos foi o melhor do BRASIL em minha opinião.
    No Pará os melhores que eu vi foram Reginaldo, que batia faltas e penaltis, Edson Cimento e Bracalli.Não nessa ordem exatamente.Bracalli esse que recente foi supervisor azulino era excepcional e Edson Cimento tbm, Reginaldo NO BICOLOR DA AMAZÔNIA era heróico e voava em baixo das traves.Ufa.

  11. Não é necessariamente por ser remista,mas estava achando muito estranho ninguém ter citado o Clemer.Dos goleiros azulinos foi o melhor que eu vi jogar.

  12. Dida melhor disparado rsrsr respeito , mas não contenho o riso amigo Rosivam.
    Marcos e Tafafarel e Gilmar que não vi , claro, foram sim os melhores disparados no Brasil e até no mundo.
    A maioria de nós não viu, mas quem viu afirma que no Pará Reginaldo e Edson Cimento FORAM OS MELHORES DISPARADOS.E em seguida
    Bracalli que era do Remo , dava ” nos nervos” quando o narrador dizia , vai o Paissandu , patrulheiro , driblou um , dois vai fazer um golaço, chutou ….Bracalli faz a defesa , excepcional.E Edson cimento foi responsa´vel pelo Remo ter brilhado em 1978.Reginaldo literalmente voava ,jogava-se na lama, na grama e quando o jogador saia correndo vibrando via que ele tinha feito a defesa.Bons debates são assim , cada um opina e respeita-se a opinião de outrem.

  13. marcos disparado sem duvida se nao fosse ele o palmeiras nao tinha libertadores e o brasil nao era penta em 2002 principalmente com aquelas duas defesas contra a alemanha na final

Deixe uma resposta