Criatividade em jogo

Por Gerson Nogueira

Não adianta nem discutir, é fato. Depois dos jogos das semifinais do Mundial de Clubes, o favoritismo do poderoso Barcelona só aumentou. Não pelo placar mais tranqüilo que o do Santos, mas pela facilidade com que a turma de Guardiola conseguiu envolver o Al Sadd, tão limitado quanto o Kashiwa, que atazanou a vida do sistema defensivo de Muricy. E os espanhóis ainda se deram ao luxo de usar um mistão, poupando alguns titulares.  
Por outro lado, se a vantagem do Barcelona é evidente, todo o pessoal que acompanha o Círio sabe que o futebol é o mais surpreendente dos esportes justamente por ser o mais suscetível aos caprichos do imponderável.
Há, ainda, o exemplo eloqüente do Internacional para não deixar nenhum santista jogar a toalha antes da hora. Com um time limitado, cujos maiores destaques eram os veteranos Iarley e Fernandão e o garoto Alexandre Pato, o Colorado se fechou na defesa e encaixou o contra-ataque perfeito para desmontar um Barça que era superior em quase tudo.
A história recente tem a mostrar também o caso do São Paulo contra o Liverpool. Gherard e companheiros tiveram que se dobrar à raça de Mineiro & cia. De quebra, Rogério Ceni teve a felicidade de fazer naquela noite a maior atuação de sua carreira.
Nas duas situações, a raça e a vontade de vencer fizeram a diferença. Não se trata de desinteresse europeu pela taça, mas é inegável que os brasileiros lançam-se com mais arrojo à disputa. Para os gringos, a Champions League vale bem mais. Para os sul-americanos, o Mundial é o topo. Em jogos sempre marcados pelo equilíbrio, esse estado de ânimo pode fazer a diferença.
No Santos, ao contrário daqueles times de Inter e São Paulo, a força ofensiva é o principal trunfo. Não é acostumado a jogar retrancado, nem tem uma defesa suficientemente cascuda para esse tipo de estratégia. Pode-se dizer que a melhor arma defensiva do Peixe é Muricy Ramalho, um especialista em armar retrancas.
Ocorre que Neymar, Ganso, Borges e Danilo, principalmente, são jogadores talhados para atacar. Influenciados por eles, os demais jogadores também são impelidos a ir à frente. Difícil imaginar o Santos acuado, esperando uma brecha para dar o bote. É até mais provável que, pelas características das equipes, que o Barcelona use o recurso do contra-ataque – como fez, com sucesso, no último sábado contra do Real Madri. 
Os dados estão rolando e as possibilidades do Peixe dependem da capacidade de evitar o cerco e a infernal troca de passes que Messi, Iniesta, Fábregas e Xavi fazem por música, o que não é fácil. Caso Muricy consiga parar o meio-campo espanhol, Neymar e Ganso terão liberdade para explorar o jeito meio estabanado da dupla de zaga Piqué e Pujol.
 
 
Na expectativa da final entre Barcelona e Santos, a empresa de consultoria Pluri informa que Messi e Daniel Alves têm valor equivalente a todo o elenco santista, incluindo Neymar – que ganha menos os quatro maiores astros do Barça. O confronto de domingo colocará frente a frente o 1º e o 27º times mais valiosos do mundo.
O cálculo se baseia no somatário do valor de mercado dos jogadores de cada clube. Em resumo, o Barça vale hoje R$ 1,49 bilhão e o Santos chega a R$ 332 milhões. Como nas propagandas políticas do passado, pode-se dizer que será o jogo do bilhão contra o milhão.
 
 
Por relaxamento ou indecisão, o Paissandu ainda não conseguiu definir um treinador. É o único time sem técnico entre os oito que disputarão o Campeonato Estadual.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 16)

25 comentários em “Criatividade em jogo

  1. Perfeita a Coluna, amigo Gerson, só penso que o time que enfrentou o Barça, é muito, mas muito inferior ao Kashiwa do técnico Nelsinho, que enfrentou o Santos.
    – Agora, é decisão e, esse tipo de jogo, todo jogador gosta de jogar.
    – Se fosse o Murici, faria uma marcação individual no Messi e, sem a bola, colocaria todo time no campo de jogo do Santos.
    – O Barcelona trabalha muito bem a posse de bola, esperando a hora certa para dar o bote e, quando essa hora demora, surge o Messi, para acelerar, partindo pra cima, atraindo vários marcadores e, abrindo espaços para os demais.
    – É um jogo de estudos táticos e, que vença o melhor. Como brasileiro, torço para o Santos. 2×1
    – É a minha opinião.

    Curtir

  2. NÃO discuto a qualidade do Barça, o que eu considero sempre é a qualidade dos adversários ou uma eventual jornada infeliz de um (o de qualidade superior) ou do outro.

    Caso o Santos esteja num dia em que quase tudo dá errado, poderá até ser goleado. Mas estando Neymar, Ganso, Borges e cia. jogando o futebol que sabem jogar, tenho razões para ser otimista neste domingo próximo.

    Curtir

  3. Agora quem dá bola é o Santos…….
    O santos é o novo campeâo…….
    Glorioso alvi-negro praiano………
    santos…santos……santos……..ohohoohohohoho
    meu placar Santos 4 x 1 no Bracelete.

    Curtir

  4. Longe de mim ser pelo menos um arremedo de treinador de futebol, mas acho o Messi deveria ser marcado por zona, pois assim evitaria-se o desgaste de um marcador individual e diversificaria a aplicação de cartões em caso de paradas com falta.

    É um time que tem um jogo cadenciado e que da posse de bola faz seu maior trunfo. Posse essa facilitadapela espera do adversário ressabiado com o que vê e ouve do time espanhol.

    Vai ser um belo começo de domingo e apesar da qualidade técnica do Barcelona, volto a afirmar que acredito na rapaziada.

    Estou com o Cláudio: 2 X 1.

    Curtir

  5. Amigos meus falam que o Santos será prevalecido pela contusão sofrida do Davi Villa. Creio eu que não, o Barcelona tem um tremendo timaço, que conta com inumeros jogadores de qualidade, onde quase todos fazem parte de seleções de seus paizes logo penso que à contusão Villa, não será muito impactante taticamente ao Barça.
    Existem uma grande diferença entre as equipes, uma disparidade técnica tamanha, o Santos para sair vencedor e consequentemente com o titulo, tê-ra que marcar não so o Messi, mais como o time todo do Barcelona.
    Mais o futebol se joga dentro da campo, e dentro de campo são 22 jogadores, onde 11 ficam de cada lado com chances de igualdade para sair ou não vencedor.

    Irei torce pelo Santos, mais a tarefa e indigesta…

    Curtir

  6. O Barcelona vem pra esta final tido como favorito, e é.

    Mas dentro de campo a história será outra.

    O time da vila belmiro se deu ao luxo de usar o brasileirão pra “treinar” e focou toda sua preparação para este jogo, para esta final.
    Já o time espanhol, penso eu, não está tão focado p/ este jogo como está o peixe, por isso acho que, o Santos vai ser campeão.

    A não ser que os caras sejam de outro mundo.

    Santos campeão, tri campeão, 2X0!

    Curtir

  7. O Barcelona é muito favorito contra o Santos, não somente por ter Messi, mas porque joga sempre com coragem e apostando no seu jogo. Nas matérias do dia, já apontam que o Muricy vai mudar o esquema, colocando 3 zagueiros. Mas do que isso, todos os times deviam incorporar o estilo do Barcelona, apostando no talento, mas infelizmente nossos treinadores estão com muito atraso de estratégia de jogo, inclusive o Claudio que adora o Edson Maçaranduba Gaúcho, que adoram botar um monte de botinudo ao invés de apostar no talento com recomposição de espaço.

    PS: Gerson, ontem não pude comentar, mas você colocou uma excelente matéria a respeito da privatização da era tucana. Isto é importante para o conhecimento de todos. Porém, o espaço deve ser democrático e não politizado, no mesmo dia tivemos o ministro Levandowski afirmando que os crimes do mensalão iriam prescrever. Isto é ainda mais importante, nada foi tão assombroso para o país que o caso do mensalão, e o ex-presidente Lula, simplesmente disse que não sabia de nada e nada aconteceu com ninguém até hoje, e por muito menos tivemos o impeachment do Collor.
    Espero que o espaço sirva para a democracia e não somente para publicar coisas boas do pt e seus aliados e coisas ruins dos opositores.

    Curtir

  8. Concordo com Allan, vou te dar exmplo do RealMadrid, que a meu ver tem um elenco muito mais renomado e qualificado que o Barcelona. Porém, o seu esquema tático e aquem do esquema tático do Barça.
    Se o treinador Mourinho, fosse uma pessoa menos arrogante e humilde, copiava a formula usada pelo treinador do time Catalão, onde o time joga de forma uniforme, sempre fazendo a bola rolar de pé em pé. Ao contrário do time do RealMadrid, que prefere jogar em velocidade, porém sem muita objetividade, onde os seus principais jogadores de articulação e ataque, preferem jogar conduzindo a bola em demasia, deixando de lado o toque de bola para poder cansar o adversário.
    Vejo o estilo de jogo do Barcelona, parecido com o estilo de jogo do Flamengo da decada de 80, onde o time comandado por Zico, Adilio, Andrade, davam mais importância a posse de bola e esperavam o momento certo para dar o golpe de misericórdia.

    Se o Santos, conseguisse jogar da mesma forma contra o Barça, e marcando o time espanhol por zona. Talvez consiga ter bom exito dentro do jogo, caso contrário irá voltar humilhado do Japão. Mais irei ficar na torcida pelo SANTOS de NEYMAR e GANSO.

    Curtir

  9. A diretoria do Santos desperdiçou a oportunidade de reforçar a defesa do time após a Libertadores. Só contrataram o Henrique que é marcado pelas humilhantes derrotas em casa do seu ex-clube, o Cruzeiro pela Libertadores. Torço para o Santos ser campeão, mas é muito difícil superar o Barça.

    Curtir

  10. Esse Barça é muito melhor que aquele que enfrentou o Inter e que o Liverpool derrotado pelo SPFC.
    Marcação por zona a meu ver é melhor pra deter um time entrosado que joga à base do deslocamento constante e com grande participação dos alas. Vide Internazionale de Mourinho na final da Champions 2010.
    Marcação especial no Messi tem que ter no mínimo dois e aí sobra espaço pros outros deitarem e rolarem. Se colocar só um em cima dele não é nada, vai rolar cartão amarelo e vermelho no primeiro tempo.
    Vamos torcer pra que Ganso ache espaços que só ele é capaz e a defesa deles não segure Neymar e Borges.
    O caminho é pela esquerda, nas costas do Dani Alves.
    Barça favoritíssimo.

    Curtir

  11. Pra mim o Barça fatura o título mas o Santos vai vender caro essa derrota.Vai ser uns 3 a 2 pro time catalão com o jogo indo até a prorrogação acredito.

    Curtir

  12. Não adianta marcar apenas o MESSI, com uma marcação especial e deixando de lado o restante do time do Barcelona, que e totalmente qualificado e perigoso se deslocando dentro de campo.
    Para mim, o melhor caminho e o Muricy mandar o seu time fazer uma marcação por ZONA, neste caso – onde a bola estiver terá jogadores do SANTOS, evitando o avanço dos jogadores do BARCELONA.

    O Barcelona joga encima da fádiga dos adversários, onde imprime um excelente toque de bola, sempre com precisão nos passes e lançamentos, fazendo com que os adversários sejam obrigados a correr atráz da bola. O RealMadrid do Mourinho, é o maior exemplo de time que não consegue se impor, perante o esquema adotado pelo Barcelona do então vencedor PEPE GUARDIOLA. Te dizer, este homem que como jogador foi um cracasso, hoje e um cracasso como treinador e, um exemplo de humildade dentro e fora de campo.

    Retrucou com classe o Muricy Ramalho, que disse que ele so poderia ser considerado o número 1, se fosse campeão brasileiro. O espanhol respondeu, ainda não recebi nenhum convite de um clube brasileiro. (uma resposta simples para calar o falador Muricy).

    Curtir

  13. Falando de criatividade em outros assuntos, leio agora que depois do refrigerantes à base de coca, Evo Morales lançará na proxima semana um panetone com o mesmo ingrediente. o natal boliviano será uma “loucura”.

    Curtir

  14. Ué nobre escriba o EG 2 não foi contratado?é o novo técnico do PAPÃO.Ou o negócio melou? Paissandu perde muito tmepo.Quanto ao jogão do ANO.Creio como brasielrio e paraense da gema com sotaque que chama a tenção dos morenopolitanos dauqi que o Santos tenha sim condições de vencer.Barça é melhor , tem a tal posse de bola, deslocamentos e etc e e tc, mas jogo é jogado e peixe é epscado.Falar em peixe sinto muita falta de um caçãozinho, de um camarão.Boa noite amigos.

    Curtir

  15. Todos os anos meu caro Pastor, o Paysandu perde muito tempo em definir o seu treinador, assim como os jogadores para realizar uma pre-temporada. Já disse aqui, que entra ano e sai ano, e os problemas são sempre os mesmos, acho que nem podemos reclamar, pois onde um futebol profissional e tratado de forma amadora, à coisa so pode dar errada.

    Já disse e irei falar novamente, o SANTOS tem todas as condições de sagrar-se campeão, mais tê-ra de marcar o BARÇA por zona, se for marcar o MESSI homem a homem, tomará um sacode daqueles.

    Eguá Tavernard, essa tua foi danada de boa! Te dizer mano….

    Curtir

  16. Meu caro pastor, até o começo desta noite o Paissandu continuava sem técnico. O presidente ficou de definir até amanhã, em reunião com seu lugar-tenente Louro, o nome do novo comandante, que pode ser Everton Goiano ou até Andrade.

    Curtir

  17. Rsrsrrs Lugar-tenente foi boa , escriba de baião rsrsr Mostra bem que LOP continua reinando sozinho.Se o “louro’ TIVESSE CARTA BRANCA , JÁ ESTARIA COM O TÉCNICO desde segunda -feria.Bom agora já sabemos que o EG2 é o técnico, ou ainda pode NÃO ser ? Enfim , o Paissandu precisa mesmo que 2012 passe rapidinho.Obrigado pela resposta sr.Gerson.

    Curtir

  18. Em relação ao estilo de jogo do Santos concordo com o blogueiro-roqueiro, pore´m acho que Murici deveria mudar para esse jogo e os motivos ao meu modo de pensar são esses: habilidade de Neymar , finalizadores de primeira linha passes de Ganso , Elano, Arouca como falei repito aqui, o contra-ataque pode ajudar o clube paulista.Amanhã não terei palestras,assistirei o empate entre os melhores times do planeta .

    .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s